24 de ago. de 2013

F-1:Raikkonen lamenta ritmo na chuva: "Não é o melhor para o carro"; leia as declarações

Pilotos comentam a tomada de tempos para o GP da Bélgica, 11ª etapa da temporada


Kimi Raikkonen, da Lotus, em Spa-Francorchamps (Foto: AP Photo/Geert Vanden Wijngaert)Kimi Raikkonen, da Lotus, em Spa-Francorchamps (Foto: AP Photo/Geert Vanden Wijngaert)
LOTUS
Kimi Raikkonen: 8º (2min03s081)
Romain Grosjean: 7º (2min03s390)

Kimi Raikkonen não se viu muito satisfeito com a oitava posição no grid de largada. Para o piloto, o clima instável durante o classificatório acabou afetando o resultado final, e avaliou que com tempo molhado, a Lotus não fica tão competitiva.

“Quando estava seco na segunda sessão do classificatório nós estávamos velozes, então, se estiver seco amanhã, iremos bem na corrida, mesmo que não larguemos da melhor posição. No Q3 estava molhado e nosso carro não dá o melhor nessas condições. Se tivesse continuado seco, teria nos ajudado muito. Amanhã é outro dia, então nós vamos esperar e ver”.
Romain Grosjean concordou com seu companheiro, e comentou o fato do carro do finlandês parecer mais veloz do que o seu em pista seca, algo que trabalhará com os mecânicos. “Não foi uma sessão fácil hoje, com o clima mudando. Foi um grande desafio para descobrir em quais condições a pista se encontrava, para fazer as decisões certas nos momentos certos, e de acertar a velocidade de acordo com o tempo. Trabalharei com os engenheiros depois para descobrir o porquê do Kimi estar um pouco mais rápido no seco, onde podemos melhorar no molhado, e as opções em termos de estratégia. Darei o meu melhor na corrida amanhã”.
MERCEDES
Lewis Hamilton: 1º (2min01s012)
Nico Rosberg: 4º (2min02s251)
Superando Sebastian Vettel nos últimos momentos da tomada de tempos, Lewis Hamilton cravou sua quarta pole position consecutiva na temporada. Porém, o piloto afirmou ter ficado surpreso com o resultado. “Não achei que tínhamos o ritmo necessário”.
Hamilton conquistou sua quarta pole da temporada (Foto: AP Photo/Luca Bruno)
Hamilton conquistou sua quarta pole da temporada (Foto: AP Photo/Luca Bruno)
Nico Rosberg chegou a liderar a última parte do classificatório, mas foi superado por Vettel e por seu companheiro. Com isso em vista, o alemão lamentou o fato, mas mostrou otimismo com o ritmo da Mercedes em ambas situações de seco e molhado. “Foi um classificatório bastante difícil e infelizmente a sorte não estava do meu lado. Quando levei a bandeirada, eu era o mais veloz, mas a pista estava cada vez mais rápida para os caras que tinham uma volta extra, e eventualmente eles conseguiram as três posições. Nosso carro parece bom em qualquer condição, o que me faz esperançoso para uma corrida forte amanhã”.
RED BULL
Sebastian Vettel: 2º (2min01s200)
Mark Webber: 3º (2min01s325)
Sebastian Vettel marcou o segundo melhor tempo do classificatório, sendo superado nos últimos momentos por Lewis Hamilton. para o alemão, era possível ter mantido a pole position, mas com as condições variando tanto, foi mais difícil. “Foi bastante próximo, mas nessas condições, tudo pode acontecer“, declarou o piloto.
Mark Webber ressaltou as dificuldades que o clima instável trouxe para a sessão, mas se disse satisfeito com o resultado no fim do dia. “Foi uma sessão difícil de toma as decisões certas, mas no fim creio que a maior parte das coisas deu certo. Foi corajoso ir devagar na última volta para tentar economizar os pneus, ainda quando não se sabe se a pista irá melhorar ou piorar, mas no fim deu certo, e eu estou feliz de estar entre os primeiros amanhã”.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 5º (2min02s332)
Adrian Sutil: 12º (1min49s103)
Após quase conseguir a pole position, Paul di Resta comemorou a quinta colocação no grid, ressaltando o bom desempenho deste sábado a boa estratégia. Porém, lamentou a falta da chuva no fim da sessão. “Quinto lugar no grid é um ótimo resultado. No início do Q3 sabia que queria sair logo com os intermediários. Foi uma decisão corajosa e o time me deixou seguir com ela, enquanto os outros escolheram outras opções. Sabia que era a melhor chance de chegar à frente do grid, e foi o que aconteceu. Uma pena ter parado de chover tão cedo, porque eram poucos os carros mais velozes do que nós na chuva, e eles se saíram melhor no fim da sessão. Mas o mais importante é que estamos em uma posição forte para amanhã, e nós iremos brigar”, avaliou.
Grosjean, da Lotus, em Spa-Francorchamps (Foto: AP Photo/Yves Logghe)
Grosjean, da Lotus, em Spa-Francorchamps (Foto: AP Photo/Yves Logghe)
Fora no Q2, Adrian Sutil mostrou insatisfação com sua atuação, e declarou que o excesso de carros à sua frente, durante sua volta rápida, prejudicou uma melhor colocação. “Estou me sentindo desapontado em como as coisas terminaram hoje, porque creio que tínhamos o potencial de conseguir um melhor resultado. Durante o Q2 fui para minha volta rápida muito cedo, e deveria ter esperado um pouco mais. Também, acabei encontrando tráfego na pista, o que me fez perder tempo”, analisou.
MCLAREN
Jenson Button: 6º (2min03s075)
Sergio Pérez: 13º (1min49s304)
Jenson Button se mostrou otimista em sair da terceira fila no domingo. Porém, o inglês reconheceu que a McLaren ainda deixa a desejar em performance com pista molhada. “No seco estamos relativamente felizes com nosso ritmo, e no molhado reconheço que ainda tem onde melhorar. Olhando para amanhã, se o clima estiver molhado, ou variável, como esperamos, as coisas podem ficar complicadas para o pelotão da frente, porque creio que já usamos nossos pneus intermediários. Entretanto, veremos o que acontece. Deve ser uma corrida emocionante”.
Ao contrário de seu companheiro, Sergio Pérez mostrou descontentamento em não passar para a última sessão da tomada de tempos, mas disse esperar ter um dia melhor amanhã. ”Em condições como hoje, você precisa estar no lugar certo na hora certa. Estou um pouco decepcionado, é claro. Mas isso é corrida, e amanhã é outro dia, e nosso carro deve estar competitivo na chuva. Então tentarei meu melhor para transformar o desapontamento de hoje em pontos amanhã para o time”.
FERRARI
Fernando Alonso: 9º (2min03s482)
Felipe Massa: 10 º(2min04s059)
Com atuação discreta neste sábado, Fernando Alonso largará da nona posição do grid do GP da Bélgica. Mesmo com a colocação, o espanhol afirmou que acredita ter chances de triunfar no domingo. “Vencer a corrida [é o meu objetivo]. Acho que podemos fazer isso. Tudo pode acontecer aqui”, avaliou o bicampeão.
Já Felipe Massa se viu bastante desapontado em sair apenas do décimo lugar em Spa-Francorchamps. Na avaliação do brasileiro, o clima instável e a falta de sorte dificultaram na hora de conseguir um resultado mais expressivo para o grid de largada. “Estou muito desapontado com o resultado, mesmo estando ciente de como é difícil, em uma situação na qual o clima está tão instável”, lamentou o piloto.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 11º (1min49s088)
Esteban Gutiérrez: 21º (2min04s324)
Nico Hulkenberg deu o fato de que as condições da pista interferiram em uma possível melhor atuação durante o classificatório. “Foi um dia complicado com as condições desta maneira. Estava molhado durante o Q1, o que é sempre animador, mas creio que fizemos um trabalho sólido aqui. Ficamos de fora do Q3 por apenas três décimos. É um bom começo a 11ª colocação. Espero que tenhamos um bom ritmo de corrida, para então marcar alguns pontos”.
Esteban Gutiérrez lamenta a estratégia errada no final do Q1, e frisa que o ponto chave de um bom resultado na prova belga é saber escolher os pneus certos para os diferentes climas. “Estou muito mais feliz com o carro hoje. Tudo parecia bem até a última parte do Q1. Mudamos para intermediários muito cedo, e isso foi a decisão errada. Não havia nada para se fazer n momento, quando a escolha tinha sido feita, mas tentei fazer o meu melhor. Com esse tempo, tudo gira em torno da escolha certa de pneus. Amanhã será tudo sobre estratégia, então precisamos ser bastante flexíveis. Se for seco ou molhado, precisaremos nos adaptar”.
Esteban Gutiérrez, da Sauber (Foto: AP Photo/Geert Vanden Wijngaert)
Esteban Gutiérrez, da Sauber (Foto: AP Photo/Geert Vanden Wijngaert)
CATERHAM
Giedo van der Garde: 14º (1m in52s036)
Charles Pic: 22º (2min07s384)
Giedo van der Garde exaltou sua 14ª posição no grid, e declarou que o bom resultado se dá ao esforço da equipe. “Que dia fantástico. Estou tão feliz e satisfeito por toda a equipe que fizemos nossa segunda aparição do ano no Q2, que terminamos na frente das Marussias e começaremos a prova em 14º. Tiramos vantagem de todas as condições hoje, e a minha posição é apenas um prêmio por ser corajoso e aproveitar as chances”.
Já Charles Pic, apesar de mostrar contentamento com o companheiro, disse ter ficado desapontado com a má atuação no classificatório. “Obviamente estou feliz pelo time que Giedo foi para o Q2, mas agora meu foco é lutar para uma corrida decente amanhça, e com a previsão parecendo instável assim como hoje, nós podemos ter boas oportunidades de brigarmos por posições”.
MARUSSIA
Jules Biachi: 15º (1min52s563)
Max Chilton: 16º (1min52s762)
Jules Bianchi comemorou o resultado alcançado na tomada de tempos, mas mostra cautela para a previsão do domingo. “Esse é um fantástico resultado para a equipe, que está muito feliz por ter passado ao Q2. Esse é um ótimo sentimento para todos, incluindo eu mesmo, pois é meu primeiro Q2 da minha carreira na F1. Amanhã sairemos da sétima fila, o que é bom por um momento, mas é claro que não sabemos o que o tempo nos reserva. Faremos o máximo de cada oportunidade”, avaliou.
Assim como o companheiro de equipe, Max Chilton mostrou profunda satisfação com o 16º lugar no grid, e mostra animação para a etapa belga. “Que ótimo dia para todos. Foi uma tomada de tempos muito complicada, pois era difícil saber quais pneus usar. Estou feliz de dizer que fiz a escolha certa em ficar com pneus intermediários, e pudemos aproveitar um Q2 forte. Mal posso esperar para a corrida amanhã, com chuva ou sol”, comentou.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 17º (2min03s072)
Valtteri Bottas: 20º (2min03s432)
Pastor Maldonado não se disse muito satisfeito com o resultado, mas mostrou otimismo com o ritmo de prova para amanhã. “Hoje, as condições variáveis fizeram a escolha do pneu certo mais difícil. Acabamos saindo com os intermediários muito cedo. O ritmo do carro está muito bom, então iremos pressionar para ganhar posições e ainda creio que temos a oportunidade de terminar no top-10″.
Valtteri Bottas não se mostrou muito satisfeito, e afirmou que parte do resultado final foi por conta da instabilidade do clima. “Foi decepcionante o classificatório, porque tínhamos a habilidade de ficar mais à frente, mas fomos pegos pelas mudanças da pista. É uma pena a posição, porque tínhamos a oportunidade de ir bem hoje, mas espero que o tempo esteja assim amanhã, para que tenhamos diferentes opções de estratégia”.
TORO ROSSO
Jean-Éric Vergne: 18º (2min03s300)
Daniel Ricciardo: 19º (2min03s317)
Jean-Éric Vergne mostrou profunda reprovação com a decisão de sua equipe durante o Q1, que acabou o deixando de fora do restante da tomada de tempos. “O que aconteceu hoje é fácil de explicar, foi um erro da equipe. Essas coisas não deveriam acontecer. É bastante frustrante, já que o carro estava bom para conseguir uma boa colocação de largada este final de semana, tanto no seco quanto no molhado. Levará um tempo para me recuperar da decepção, mas agora não é o momento de ficar bravo, e mesmo assim, acredito que posso ter uma boa corrida amanhã e marcar alguns pontos”.
Vergne, seguido por Ricciardo, durante classificatório em Spa (Foto: AP Photo/Geert Vanden Wijngaert)
Vergne, seguido por Ricciardo, durante classificatório em Spa (Foto: AP Photo/Geert Vanden Wijngaert)
Daniel Ricciardo também não se mostrou muito satisfeito em seu resultado deste sábado, mas afirmou que o principal no momento é se concentrar para a corrida do domingo. “Isso foi devido ao péssimo timing do que qualquer outra coisa. Acredito que deveríamos ter esperado um pouco mais para usar o segundo conjunto de intermediários. Saímos muito cedo para a segunda volta. Obviamente é bastante frustrante, mas agora o que devemos fazer é esquecer isso e nos focar em amanhã. Precisamos aprender com isso para não cometer mais o mesmo erro da próxima vez”.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: