24 de ago. de 2013

F-1:Hamilton amplia maior sequência de poles seguidas em sua carreira

Ao ser o mais rápido do Q3 em Spa, inglês selou a 4ª presença consecutiva na posição de honra dos grids, e abriu 8 x 3 na disputa interna com Rosberg

Lewis Hamilton comemora pole position conquistada em Spa (AP Photo/Luca Bruno)Lewis Hamilton comemora pole position conquistada em Spa (AP Photo/Luca Bruno)
Com a conquista da inesperada pole position para o GP da Bélgica, neste sábado, Lewis Hamilton manteve em aberto – além de ter ampliado, obviamente – a maior sequência de presenças consecutivas na posição de honra dos grids de largada em toda sua carreira.

Agora, o inglês da Mercedes já acumula quatro poles seguidas na temporada, a 20ª maior marca da história da F1, empatada com aquelas obtidas por pilotos como Ayrton Senna, Jim Clark (esses dois primeiros, três vezes cada), Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, Ronnie Peterson, Niki Lauda, Nigel Mansell, Damon Hill, David Coulthard e Sebastian Vettel.
Além disso, o campeão de 2008 também abriu uma respeitosa frente de 8 x 3 contra seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, na disputa interna da equipe em classificatórios neste ano. O duelo, que começara tão equilibrado, agora pende com certa folga para o lado do britânico, que só não possui placar mais elástico que o alcançado por Vettel, Nico Hulkenberg e Jules Bianchi nos embates de Red Bull, Sauber e Marussia até aqui.

O atual tricampeão mundial, aliás, continua a ganhar de zero de seu colega Mark Webber. Neste sábado, o australiano parecia prestes a quebrar essa estatística tão desfavorável até o último minuto da sessão, quando o germânico encaixou uma volta suficiente para colocá-lo em segundo no grid, derrubando o australiano para terceiro.
Somente Hulkenberg possui o mesmo retrospecto que Vettel no comparativo com seu parceiro de time, o novato Esteban Gutiérrez. No caso do também alemão, ainda há a vantagem de ser o único a ter uma diferença média acima de um segundo com relação ao seu companheiro.
Na Ferrari, apesar do fiasco da quinta fila na grelha de Spa, Fernando Alonso conseguiu novamente se impor perante Felipe Massa, abrindo 8 x 3 contra o brasileiro e ampliando para 310 milésimos a diferença média entre os dois nas 11 sessões já realizadas até aqui.
O GP da Bélgica será disputado neste domingo, a partir das 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Globo.
Confira o placar completo após 11 classificatórios:
Equipe Placar Dif. média geral
RED BULL Sebastian Vettel 11 x 0 Mark Webber 0s643
FERRARI Fernando Alonso 8 x 3 Felipe Massa 0s310
MCLAREN Jenson Button 7 x 4 Sergio Pérez 0s463
LOTUS Kimi Raikkonen 8 x 3 Romain Grosjean 0s537
MERCEDES Nico Rosberg 3 x 8 Lewis Hamilton 0s322
SAUBER Nico Hulkenberg 11 x 0 Esteban Gutiérrez 1s054
FORCE INDIA Paul di Resta 6 x 5 Adrian Sutil 0s018 (*)
WILLIAMS Pastor Maldonado 5 x 6 Valtteri Bottas 0s247
TORO ROSSO Jean-Éric Vergne 4 x 7 Daniel Ricciardo 0s373
CATERHAM Charles Pic 7 x 4 Giedo van der Garde 0s320 (**)
MARUSSIA Jules Bianchi 10 x 1 Max Chilton 0s612
(*) A diferença entre Di Resta e Sutil no GP da Malásia – 7s975 – foi desprezada no acúmulo final de intervalos, pois o escocês não chegou a completar voltar rápida durante o Q2, quando foi eliminado da sessão.
(**) A diferença entre Giedo van der Garde e Charles Pic no GP da Bélgica – 6s820 – foi desprezada no acúmulo final de intervalos, pois o francês não chegou a completar sua última volta rápida durante o Q1, no momento em que a pista se encontrava na melhor condição.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: