19 de jul. de 2013

Teste: Fiat 500 MultiAir 1.4 16V flex – Dose de evolução

 Fotos: Michael Figueredo/CZN
Teste: Fiat 500 MultiAir 1.4 16V flex – Dose de evolução

A Fiat pode usar todos os argumentos possíveis para promover o 500. Mas nenhum deles é mais forte que o apelo visual do subcompacto. O estilo “retrô” e as medidas diminutas vendem mais que as próprias especificações técnicas do carro. Isso, porém, não significa que a marca deixe de lado as propriedades mecânicas do carrinho. No Cinquecento 2014, por exemplo, a principal novidade está sob o capô. O motor MultiAir 1.4 16V, que equipa as versões de topo Sport e Cabrio, passou a ser flex. O Fire 1.4 Evo 8V continua disponível apenas no modelo de entrada – o Cult. Outra mudança na linha 2014 é o fim das importações da versão “top” Lounge Air.

Apesar de ser produzido na fábrica de motores da Chrysler em Dundee, nos Estados Unidos, o propulsor MultiAir 1.4 16V passou pelas mãos de engenheiros brasileiros do Centro de Engenharia da Fiat, em Minas Gerais, para se tornar flex. No processo, os pistões foram trocados para elevar a taxa de compressão do motor dos antigos 10,8:1 para 11,7:1 e possibilitar a queima do etanol. O sistema que controla o ar que entra no propulsor também foi recalibrado. Com isso, o 500 ganhou mais potência e torque. Entrega, respectivamente, 107 cv e 13,8 kgfm quando abastecido com o combustível vegetal. Com gasolina, os valores são os mesmos: 105 cv e 13,6 kgfm. O conjunto mecânico é completado pela transmissão manual de cinco marchas – ou pelo câmbio automático de seis velocidades.



Na parte externa do carro, não há absolutamente nenhuma novidade. A frente, com o pequeno capô e os faróis arredondados, mantém o ar retrô. No perfil, um vinco pouco abaixo da linha de cintura e o formato dos vidros tentam dar ao pequenino carro um pouco de robustez. Já na curta traseira, que quase se encerra na mesma linha do eixo, o desenho das lanternas cria junto com as formas do carro cria um oportuno contraste entre o novo e o velho. Essa dualidade é ressaltada ainda mais na versão Sport, pelo desenho agressivo das rodas de liga leve de 16 polegadas.

A linha 2014 do 500 tem, agora, três versões. A Cult continua na base da gama e já oferece boa lista de equipamentos de série. Traz ar-condicionado, direção elétrica de dois estágios, controles de estabilidade e tração, airbags frontais, ABS com EBD, rádio/CD/MP3, computador de bordo, trio elétrico e rodas de liga leve de 15 polegadas. Em seguida surge o 500 Sport, configuração da unidade testada, que adiciona apoio de braço central, volante revestido em couro com comandos do rádio, faróis de neblina, airbags laterais e cruise control, presentes também no 500C, que diferencia-se apenas pelo teto conversível elétrico. Há ainda opcionais essenciais para todas as versões, como os sensores de estacionamento e outros que aumentam o charme do modelo, como o teto solar e o sistema multimídia Blue&Me.



De acordo com os planos da Fiat, o fato de o MultiAir passar a ser flex não deve influenciar nas vendas do 500. A marca não espera demanda maior que a atual média mensal, em torno das 700 unidades. Os preços da linha 2014 devem partir de algo perto dos R$ 40 mil para o 500 Cult e chegar aos R$ 60 mil iniciais do 500C.

Primeiras impressões

Pequeno valente

São Bernardo do Campo/SP
– Visto de fora, não há nada que indique que trata-se de um modelo da linha 2014 do Fiat 500. Isso, no entanto, não é negativo. Mesmo que não seja nenhuma novidade, o carrinho mantém forte uma de suas principais armas, que é o poder de cativar pelo olhar. No caso do 500 Sport utilizado no teste, as rodas de 16 polegadas e o opcional teto solar conseguem elevar ainda mais o carisma do modelo.

A unidade estava abastecida com etanol e já no primeiro momento os resultados das alterações no motor aparecem. O torque ganhou apenas 0,2 kgfm em relação ao MultiAir 1.4 a gasolina. No entanto, é entregue às 3.850 rpm – ante as 4.250 rpm da configuração anterior. Com isso, o carrinho ganhou agilidade nas saídas, algo que o torna ainda mais prático para o uso cotidiano. A transmissão automática também passou por alguns ajustes e as poucas falhas que apresentava, como a demora na redução das marchas nas retomadas, foram corrigidas.


   
Além da praticidade, as dimensões reduzidas do Cinquecento garantem boa estabilidade. Praticamente todo o peso do carro está entre os eixos – o que, apesar de o motor não oferecer potência exacerbada, acaba sendo um convite para uma condução mais “animada”. Ao acionar o botão “sport” – presente em todas as versões –, a direção elétrica se ajusta, fica mais dura e acelerar o carrinho se torna ainda mais divertido. O MultiAir flex revelou ainda outro ponto positivo. Mesmo em uma tocada sem o menor objetivo de economizar, registrou a promissora marca de 8,9 km/l de etanol.

Ficha técnica

Fiat 500 Sport MultiAir 1.4 16V Flex

Motor:
Bicombustível, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando variável de válvulas na admissão e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré ou automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 107 cv e 105 cv a 6.250 rpm com etanol e gasolina.
Torque máximo: 13,8 kgfm e 13,6 kgfm a 3.850 rpm com etanol e gasolina.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,2 segundos e 12,6 segundos com etanol e gasolina.
Velocidade máxima: 180 km/h e 179 km/h com etanol e gasolina
Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 11,7:1.
Suspensão: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores a geometria triangular e barra estabilizadora. Traseira do tipo semi-independente, eixo de torção, com barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 195/45 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Oferece ABS com EBD e BAS.
Carroceria: Hatch compacto em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 3,54 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 1,50 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais e laterais de série.
Peso: 1.153 kg.
Capacidade do porta-malas: 185 litros.
Tanque de combustível: 40 litros.
Produção: Toluca, México.
Itens de série:
500 Sport: Ar-condicionado, direção elétrica de dois estágios, controles de estabilidade e tração, airbags frontais, ABS com EBD, rádio/CD/MP3, computador de bordo, trio elétrico, apoio de braço central, volante revestido em couro com comandos do rádio, faróis de neblina, airbags laterais, bancos parcialmente revestidos em couro e cruise control com piloto automático e rodas de liga leve de 16 polegadas.
500 Cabrio: Adiciona teto conversível elétrico com três estágios e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Opcionais: Airbags de cortina e de joelho para o motorista, pintura metálica, revestimento total em couro, sensor de estacionamento, rádio com Bluetooth/USB, ar digital e teto solar elétrico.
Preço estimado: de R$ 40 mil a R$ 60 mil.







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