3 de jul. de 2013

Teste: BMW F800 GT - Variações sobre duas rodas

 foto: Divulgação
Teste: BMW F800 GT - Variações sobre duas rodas

O ano passado foi bom para a BMW Motorrad no Brasil. A marca atua no segmento premium, longe do famigerado miolo de mercado das motos de baixa cilindrada, e por isso anda na contramão do setor – fechou com números positivos.
Isso foi determinante para que a fabricante alemã passasse a enxergar o país como um pólo estratégico. Tanto que todo modelo lançado no exterior logo é cogitado por aqui. É o caso da F800 GT, apresentada no Salão de Milão de 2012 e dada praticamente como certa no país ainda em 2013. A motocicleta gran turismo é a sucessora da F800 ST e será mais uma arma da BMW para aproveitar o aumento da capacidade de compra do consumidor brasileiro.

Para isso, argumentos não faltam à F800 GT. A começar pelo motor, um bicilíndrico de 798 cc, com quatro válvulas por cilindro e arrefecimento líquido, capaz de entregar 90 cv de potência a 8 mil rpm. Isso deixa a motocicleta, de 213 quilos em ordem de marcha, com 2,3 kg/cv de relação peso/potência. Esses dados, aliados ao torque de 8,7 kgfm a 5.600 rpm e à transmissão de seis velocidades, fazem a touring ultrapassar os 200 km/h – segundo a própria BMW, que não informa a máxima exata. A F800 GT ainda conta com um dispositivo eletrônico que reduz a potência para 48 cv e a deixa mais dócil. Com isso, fica mais acessível a pilotos menos experientes e também atende a restrições legais de alguns países. Para frear, tem na frente um disco duplo flutuante de quatro pistões, enquanto a traseira usa um único disco de um pistão. E como em todas as BMW, o ABS é de série.



A gran turismo é montada sobre um chassi de alumínio que, segundo a BMW, foi determinante para o baixo peso da moto. A suspensão traz, na dianteira, o costumeiro garfo telescópico, de 43 mm de diâmetro, e na traseira um monobraço em liga de alumínio, com pré-carga de mola ajustável. Características que, de acordo com a fabricante, garantem que a F800 GT cumpra sua proposta principal, que é rodar em estradas pavimentadas. A suspensão ainda é ajustável, com um dispositivo opcional chamado ESA, sigla em inglês para ajuste eletrônico de suspensão. O mecanismo, controlado por um botão, adapta o amortecedor traseiro às condições da estrada.

A F800 GT adota um estilo “clean”. O design agrega algumas características que a aproximam de outra GT da marca, a K1600. A carenagem integral e o formato do monobraço da roda traseira são dois pontos que aproximam, visualmente, os dois modelos. Além disso, o para-brisa ressalta o estilo estradeiro da moto, que é oferecida nas cores laranja, cinza grafite e branca.



Como é comum no segmento, a BMW F800 GT oferece alguns itens para facilitar a vida do piloto. Um deles é a regulagem do assento, que permite três alturas distintas. Há ainda opcionais como o controle de tração, kit de malas laterais e bagageiro traseiro. A lista de equipamentos adicionais conta ainda com descanso central, punhos aquecidos e navegador. Opções que elevam consideravelmente o preço inicial de 10.900 euros, o equivalente a R$ 31.500. Apesar de estar entre os modelos cotados para desembarcar no Brasil – onde seria montada em Manaus –, a BMW não se pronunciou oficialmente em relação à chegada da F800 GT. Mas a sinergia do modelo com as já “brasileiras” F800 GS e F800 R não deixa muita margem para dúvidas.

Impressões ao pilotar


Estrada afora

por Carlo Valente
InfoMotori/Itália
exclusivo para Auto Press


Cabo Norte/Noruega – Obviamente, como em qualquer teste, o primeiro contato é o visual. E este já foi bastante positivo e só fez crescer a expectativa. Sobre uma bela F800 GT laranja, os primeiros quilômetros na cidade revelaram uma confortável posição de pilotagem, ligeiramente inclinada para a frente. A postura não sobrecarrega a coluna do motociclista e toda a distribuição de peso da moto é bem feita, o que facilita na maioria das manobras.


   
A combinação motor-transmissão trabalha sem incertezas – sem mencionar o eficiente sistema de frenagem e o ABS, que ampliam a sensação de segurança. Fora da cidade, logo se percebe a função da carenagem, que dissipa o vento, além do para-brisa, que desvia bem a água da chuva – como ocorrueu durante o teste. É também na estrada que aparece um ponto negativo do motor. A trepidação é acima do esperado, sobretudo nas manoplas. Nada exagerado, mas algo que se torna bastante incômodo em uma longa jornada.
   
Já fora da autoestrada, em uma subida sinuosa e estreita, a F800 GT elevou seu desempenho, conforto e estabilidade. E se já agradava no trecho plano, impressionou ainda mais. Em uma pegada mais decidida, o nível de diversão nas curvas aumenta. Mas aí a trepidação volta a incomodar. Na viagem pela Noruega até Cabo Norte, o relaxamento predominou quase o tempo inteiro. E o consumo de combustível chamou a atenção. A estradeira da BMW fez a boa média de 25 km/l, mesmo sem ter sido “poupada” em momento algum.

Ficha técnica

BMW F800 GT


Motor: Gasolina, quatro tempos, 798 cm³, dois cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e injeção eletrônica.
Câmbio: Mecânico de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 90 cv a 8 mil rpm.
Torque máximo: 8,7 kgfm a 5.600 rpm.
Diâmetro e curso: 82,0 mm × 75,6 mm.
Taxa de compressão:
12,0:1
Suspensão: Garfo telescópico de 43 mm com 125 mm de curso na frente. Traseira monobraço com pré-carga de mola ajustável e curso de 125 mm.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 180/60 R17 atrás.
Freios: Disco duplo de 320 mm na frente e disco simples de 265 mm na traseira.
Dimensões: 2,15 metros de comprimento total, 0,90 m de largura, 1,24 m de altura, 1,51 m de distância entre-eixos e 0,80 m de altura do assento.
Peso: 213 kg.
Tanque do combustível: 15 litros.
Produção: Munique, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
Preço na Europa: 10.900 euros, o equivalente a R$ 31.500.
Preço estimado no Brasil: R$ 40 mil.






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