26 de jul. de 2013

Sertões: Peterhansel e Spinelli já despontam entre os carros

Multicampeão do Dakar ponteia com vantagem de 1min01s para o brasileiro; nas motos, a liderança é de Paulo Gonçalves, e nos quadriciclos, de Rafael Sonik

Peterhansel durante a segunda etapa do Rally dos Sertões 2013, entre Goiânia e Pirenópolis (Foto: Victor Eleutério/Fotoarena)Peterhansel durante a segunda etapa do Rally dos Sertões 2013, entre Goiânia e Pirenópolis (Foto: Victor Eleutério/Fotoarena)

Os favoritos já começaram a mostrar trabalho nos Sertões. Stéphane Peterhansel, atual campeão do Dakar, e Guilherme Spinelli despontaram na liderança neste primeiro dia de especiais, entre as cidades de Goiânia e Pirenópolis, ambas em Goiás.

O francês foi o mais rápido nesta sexta-feira com seu Mini e terminou 59 segundos à frente do brasileiro, que compete com uma Mitsubishi ASX. João Franciosi fechou a especial de 84 quilômetros na terceira colocação, 4min26s depois. Romeu Franciosi ficou em quarto e Marcos Cassol fechou a lista dos cinco primeiros colocados nesta etapa, com bastante trial e pedras.
Nas motos, categoria em que tem uam disputa bastante forte, já que o Sertões faz parte do calendário do Mundial, o português Paulo Gonçalves foi o mais rápido na etapa, 47 segundos à frente do espanhol Marc Coma. Michael Metge terminou o dia na quarta posição enquanto o francês Cyril Després, campeão do Dakar de 2013, ficou em quinto.
Ike Klaumann foi o melhor brasileiro nesta primeira especial do rali e fechou a sexta-feira na sétima colocação com sua Honda CRF450X.

Entre os quadris, o domínio também foi dos estrangeiros com o grande favorito da modalidade, o polonês Rafal Sonik, assumindo primeira posição do rali com 2min25s de vantagem para o segundo colocado, o brasileiro Marcelo Medeiros. Robert Nahas encerrou a sexta-feira em terceiro, Rodolfo Brito, quarto, e Gabriel Varela, sexto.
Na disputa dos UTVs, que só tem pilotos brasileiros, Marcos Regadas foi o mais rápido, com Edison Lobão em segundo, Carlo Collet, terceiro, Luciano Lobão, quarto, e Rodrigo Varela na quinta posição. Nos caminhões, Edu Piano continua na liderança.
O dia teve muita reclamação por parte dos pilotos por causa de problemas com os novos equipamentos de GPS oficiais que não captaram os pontos de fiscalização, o que causou algumas punições.
Dois acidentes causaram abandonos neste primeiro dia: o piloto português Paulo Alejandro Gonçalves Ponte sofreu uma queda de sua moto no quilômetro 147 do percurso total e teve que ser descolocado para um hospital em Pirenópolis para exames, que constataram uma fratura no braço. No mesmo ponto, a dupla André Sawaya e Joá Bicudo capotam com sua Mitsubishi. Os dois não sofreram ferimentos, mas estão fora do rali.
Sertões 2013/1º estágio – classificação geral (cinco primeiros):
Carros
1º. Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (X-Raid Mini All4), 1h09min56s
2º. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX), a 1min01s3
3º. João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Triton R), a 5min30s4
4º. Romeu Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Triton R), a 6min31s2
5º. Marcos Cassol/Luis Felipe Eckel (Mitsubishi Triton R), a 6min52s5
Motos
1º. Paulo Gonçalves, 1h09min55s
2º. Marc Coma, a 54s
3º. Michael Metge, a 1min13s3
4º. Cyril Després, a 1min53s0
5º. Nielsen Bueno, a 2min17s0
Quadriciclos
1º. Rafael Sonik, 1h22min28s
2º. Marcelo Medeiros, a 2min36s0
3º. Robert Nahas, a 4min00s7
4º. Rodolfo Brito, a 4min04s6
5º. Gabriel Varela, a 4min20s7
UTVs
1º. Marcos Regadas/Adrews Costa, 1h22min33s
2º. Edison Lobão/Renato Aguiar, a 1min35s9
3º. Carlo Collet/Marcos Gouvea, a 1min49s5
4º. Luciano Lobão/Rafael Shimuk, a 5min44s5
5º. Rodrigo Varela/João Arena, a 5min53s8

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: