6 de jul. de 2013

F-1:Massa larga na frente de Alonso pela primeira vez após seis GPs

Brasileiro não superava bicampeão em treinos classificatórios desde o GP da Malásia; confira o placar entre companheiros de equipe depois de nove etapas

Massa durante coletiva em Nurburgring (Foto: Studio Colombo/Ferrari)Massa durante coletiva em Nurburgring (Foto: Studio Colombo/Ferrari)

As Ferraris vão partir três filas atrás de Sebastian Vettel, mas Felipe Massa tem motivos para comemorar. Pela primeira vez em seis GPs, o brasileiro vai largar à frente do companheiro de equipe Fernando Alonso.

Desde o GP da Malásia sem levar vantagem no confronto interno da Ferrari, Massa cravou 1min31s126, de pneus médios, e superou o espanhol por 83 milésimos no cronômetro. Em 67 GPs disputados, é apenas a segunda vez em que o vice-campeão de 2008 derrotou o asturiano em todas as fases da qualificação.
Na primeira oportunidade, ocorrida em Austin, no fim do ano passado, Massa sequer pôde usufruir da supremacia: a Ferrari substituiu o câmbio do carro #6 para içar Alonso à frente e o último largar do trecho limpo no asfalto. O brasileiro, mesmo contrariado, apoiou a iniciativa de Maranello.

Fora a vitória de Massa sobre Alonso, o treino classificatório em Nurburgring guardou poucas surpresas. Após a sexta pole no ano, a Mercedes viveu um dia misto: ao mesmo tempo em que Lewis Hamilton garantiu sua segunda pole consecutiva, Nico Rosberg foi vítima de grave erro de estratégia.
A equipe de Brackley subestimou o desempenho dos concorrentes menores e, numa tentativa de conservar pneus, manteve o alemão nos boxes durante os últimos minutos do Q2. Resultado: até a McLaren de Jenson Button superou o tempo de Rosberg, que não avançou à parte decisiva da sessão. Nas prévias da classificação, o vencedor do GP da Inglaterra era visto como um dos favoritos à pole.
Na Red Bull, Sebastian Vettel manteve domínio sobre Mark Webber – 9 x 0 no placar, com diferença média de 0s107 por prova –, enquanto nas equipes menores, o destaque ficou por conta de Jules Bianchi, que superou Max Chilton por 1s035 – a maior diferença entre companheiros no treino classificatório deste sábado. Vítima de dores no estômago durante a sexta-feira, Bianchi quase não participou da qualificação.
O GP da Alemanha, em Nurburgring, vai ser disputado neste domingo, às 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo.
Temporada 2013 – confrontos internos nas equipes (após 9 GPs):
Equipe Placar Dif. média
RED BULL Sebastian Vettel 9 x 0 Mark Webber 0s107
FERRARI Fernando Alonso 6 x 3 Felipe Massa 0s302
MCLAREN Jenson Button 6 x 3 Sergio Pérez 0s519
LOTUS Kimi Raikkonen 8 x 1 Romain Grosjean 0s723
MERCEDES Nico Rosberg 3 x 6 Lewis Hamilton 0s220
SAUBER Nico Hulkenberg 9 x 0 Esteban Gutiérrez 0s911
FORCE INDIA Paul di Resta 5 x 4 Adrian Sutil 0s075 (*)
WILLIAMS Pastor Maldonado 3 x 6 Valtteri Bottas 0s352
TORO ROSSO Jean-Éric Vergne 3 x 6 Daniel Ricciardo 0s403
CATERHAM Charles Pic 6 x 3 Giedo van der Garde 0s392
MARUSSIA Jules Bianchi 8 x 1 Max Chilton 0s710
(*) A diferença entre Di Resta e Sutil no GP da Malásia – 7s975 – foi desprezada no acúmulo final de intervalos, pois o escocês não chegou a completar voltar rápida
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: