6 de jul. de 2013

F-1:Hamilton bate Vettel na Alemanha e faz a 6ª pole da Mercedes no ano

Inglês voou em suas duas tentativas no Q3 e não deu chances ao piloto da casa, alcançando sua 3ª pole na temporada; Massa voltou a superar Alonso e larga em 7º

Lewis Hamilton, da Mercedes, em Nurburgring (Divulgação/Mercedes)Lewis Hamilton, da Mercedes, em Nurburgring (Divulgação/Mercedes)

O modelo W04 continua a ser o carro a ser batido em condição de volta lançada. Neste sábado, em Nurburgring, Lewis Hamilton conquistou a sexta pole position para a Mercedes em nove classificatórios realizados no ano, sendo a terceira do próprio inglês.
Dessa vez, o campeão de 2008 obteve um resultado ainda mais especial para a marca prateada, já que vai partir da posição de honra do grid no GP da Alemanha, nona etapa da temporada 2013 da F1 e corrida doméstica da montadora.
Para garantir o resultado, o piloto inglês teve de superar um duelo com Sebastian Vettel na fase final da classificação, batendo o tricampeão da Red Bull nas duas voltas rápidas do Q3. Na primeira, o alemão havia feito 1min29s622, mas Hamilton respondeu com 1min29s540. Depois, Vettel baixou para 1min29s501 e o britânico reagiu de novo, chegando a 1min29s398.
Com essa configuração de grid, Hamilton, Vettel e Nico Rosberg agora estão empatados em número de poles no ano, com três para cada. Por falar em Rosberg, o germânico foi a grande decepção da sessão, errando em sua única tentativa do Q2 e sendo eliminado precocemente, ficando dez colocações atrás de seu companheiro na ordem de largada.

Mark Webber posicionou a segunda Red Bull em terceiro, acompanhado pelas duas Lotus, com Kimi Raikkonen novamente à frente de Romain Grosjean. Daniel Ricciardo deu sequência à excelente fase com a Toro Rosso e vai partir do sexto lugar, tendo superado inclusive as duas Ferraris.
Já Felipe Massa voltou a bater o companheiro Fernando Alonso em grids, após um jejum de seis classificações, e ocupará o sétimo posto na grelha. Enquanto isso, o bicampeão espanhol divide a quarta fila com o colega brasileiro, em oitavo. Jenson Button e Nico Hulkenberg fecham o grupo dos dez melhores.
Já com pneus macios, Massa lidera o Q1; Williams são eliminadas
A sessão classificatória em Nurburgring começou com tempo seco, sol e clima mais quente que o de sexta-feira. A temperatura ambiente estava em 24°C, com a da pista chegando a 42°C. Devido à discrepância entre os pneus macios (cerca de um segundo mais velozes, porém com durabilidade baixíssima) e os médios no traçado de 5.148 metros, boa parte dos competidores optaram por utilizar os arcos de tarja amarela da Pirelli logo na primeira fase do, incluindo equipes de ponta como Ferrari e Lotus.
As exceções foram os quatro carros de Mercedes e Red Bull, os únicos que se mostraram velozes o suficiente para garantir vaga no período posterior só com os calçados de banda branca. Mesmo assim, Hamilton, que foi o melhor entre eles, não passou da quinta posição, enquanto Vettel terminou em oitavo, Nico Rosberg, em décimo, e Webber já perto da zona da degola, na 13ª posição.
Hamilton, à frente da Caterham de Charles Pic
Hamilton, à frente da Caterham de Charles Pic
Com os compostos mais macios, Massa precisou de duas tentativas, já que foi atrapalhado na primeira, para registrar 1min30s547 nos segundos finais e se colocar na ponta da folha de tempos, com um décimo de vantagem sobre a Lotus de Raikkonen. Seu companheiro de Ferrari, Alonso, terminou em terceiro, seguido por Daniel Ricciardo, mostrando mais um bom desempenho a bordo da Toro Rosso.
Na parte de baixo da tabela, a Williams, que sofreu um princípio de incêndio em sua garagem na manhã deste sábado, voltou a decepcionar em seu GP de número 600. Tanto Valtteri Bottas quanto Pastor Maldonado foram eliminados juntos com os nanicos de Caterham e Marussia, com o finlandês novamente à frente do venezuelano na contagem.
Massa repete a dose e ponteia o Q2 no finalzinho; Rosberg erra na tática e fica fora do Q3
Logo no início da parte intermediária da sessão, 14 dos 16 sobreviventes partiram para a pista utilizando pneus macios, alguns com um jogo totalmente novo e outros, como Ferraris e Lotus, aproveitando o mesmo quarteto já usado no Q1. Hamilton, que havia se classificado com os médios minutos antes, estreou os calçados amarelos e logo se estabeleceu em primeiro, atingindo 1min30s152.
As Red Bulls foram os dois últimos carros a irem para a pista, já na metade final da fase. Postado com os compostos moles, Vettel não tardou a pulverizar o tempo da pole de 2011 (1min30s079), registrada pelo companheiro Webber, ao marcar 1min29s992.
Felipe Massa, em Nurburgring
Felipe Massa, em Nurburgring
Entretanto, os demais participantes fizeram uso de um novo jogo de macios e melhoraram suas marcas. Quem se deu melhor, mais uma vez, foi Massa, que registrou 1min29s825 e se colocou à frente de Raikkonen  – de novo. Dessa vez, a diferença entre os dois foi de meros 27 milésimos. Alonso, Vettel, Grosjean, Hamilton, Webber, Ricciardo, Hulkenberg e Button também asseguraram presença no período decisivo.
Vencedor de duas das últimas três etapas da temporada, Rosberg foi a surpresa negativa do período. O alemão tentou se garantir apenas com um set de borracha mole, mas cometeu um pequeno erro em sua volta rápida. Assim, a marca de 1min30s326 não foi suficiente para segurá-lo entre os dez e o alemão acabou ceifado da disputa da pole, na 11ª colocação. É a primeira vez que um carro da Mercedes fica fora da última parte de um classificatório na temporada.
Hamilton segura ímpeto de Vettel e Massa confirma melhor forma no comparativo com Alonso
Soberano no traçado alemão, Hamilton não esmoreceu em nenhum momento ao brigar pela pole “mano a mano” com Vettel. Se o atual líder do campeonato cravou 1min29s6 em sua primeira tentativa, o inglês rapidamente baixou para 1min29s5; e quando o tricampeão chegou a 1min29s501, Lewis tirou da cartola um 1min29s398, volta mais rápida de todo o fim de semana.
Ao contrário das demais escuderias, que insistiram nos compostos macios para o Q3, mesmo com a previsão de que vão durar uma média de apenas seis voltas no primeiro trecho da corrida, a Ferrari tentou uma estratégia diferenciada, disponibilizando dois novos jogos de médios para as últimas saídas de Alonso e Massa.
Hamilton, Vettel e Webber, os três primeiros no grid do GP da Alemanha
Hamilton, Vettel e Webber, os três primeiros no grid do GP da Alemanha
Com a borracha mais dura do fim de semana, o brasileiro voltou a se impor no comparativo com o hispânico, chegando a 1min31s126 e superando o bicampeão por margem de 83 milésimos. Atrás de ambos, Button e Hulkenberg sequer fecharam volta rápida, satisfeitos que estavam em formar a quinta fila.
O GP da Alemanha será realizado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.
Grid de largada – GP da Alemanha:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo Voltas
1º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min29s398 14
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min29s501 14
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min29s608 14
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min29s892 15
5º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min29s959 16
6º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min30s528 16
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min31s126 17
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min31s209 15
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) sem tempo 16
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) sem tempo 13




11º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min30s326 10
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min30s697 18
13º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min30s933 16
14º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min31s010 17
15º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min31s010 15
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min31s104 12




17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min31s693 8
18º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min31s707 6
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min32s937 8
20º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min33s063 9
21º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min33s734 8
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min34s098 9

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