14 de jul. de 2013

Conheça os santos do universo automotivo


santos-automotivos

Se você acompanhou as notícias recentes, deve ter visto renúncia do papa Francisco aos carrões de luxo do Vaticano. Não que o papa seja contra os carros, mas há uma questão ética e moral em jogo, afinal, por que raios ele deveria ter direito a um carro que a maioria dos seus seguidores jamais poderá comprar?

A religião católica, contudo, tem seu lado Jalop, com padroeiros e santos protetores dos motoristas, das viagens, das estradas, e dos mecânicos. Veja quais são eles.
Mesmo para os não católicos a ideia de um panteão de santos, cada um com uma atividade ou ocupação específica, é interesante. Ela faz os conceitos espirituais de divindade paracerem mais acessíveis. Por exemplo, por que incomodar o onipotente criador com meus apelos para encontrar meu alicate enquanto ele está ocupado criando o Bóson de Higgs e milhões de vertentes de água, enquanto é mais fácil e rápido fazer uma prece a Santo Antônio? Afinal, esse é o trabalho dele…

São Cristóvão

sao-cristovao
Tradicionalmente o santo evocado quando se fala em carros é São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes e dos motoristas. A até algum tempo atrás era comum encontrar medalhas e adesivos do santo para colar no carro. No concílio Vaticano II, em 1969, o dia de São Cristóvão foi revogado pela igreja católica, e ele perdeu um pouco de sua expressividade como santo padroeiro, em parte por que existem poucos fatos que comprovem que ele realmente tenha existido. Fato curioso: o tri-campeão de F1 Sebastian Vettel usa uma medalha de São Cristóvão dentro de sua sapatilha direita.

Santa Francisca Romana

É considerada a padroeira dos motoristas por conta de uma lenda, que diz que seu anjo protetor iluminou a estrada para ela durante uma viagem noturna, mantendo-a a salvo dos perigos da escuridão. Durante a benção aos carros as preces geralmente são feitas a Francisca de Roma além de São Cristóvão.

Beato Sebastião de Aparício

Sebastiao-Aparicio
É considerado o patrono das estradas e da indústria dos transportes no México. No século 16 ele construiu uma estrada de 750 km entre a Cidade do México e Zapatecas, e ficou rico com isso. Mais velho, ele se casou com duas virgens muito jovens; a primeira morreu, e ele se casou com a segunda, e quando ela morreu ele, já com 70 anos, tornou-se franciscano e doou todo seu dinheiro.

São Columbano

columbano-harley
Columbano é um santo irlandês que viveu no século VI e viajou por todo o território que hoje forma a Europa evangelizando e vivendo de modo itinerante. Foi considerado pelo Vaticano o padroeiro dos motociclistas.

Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina de Alexandria
Padroeira dos mecânicos, Catarina foi torturada em uma roda (também chamada de Roda de Catarina), mas acabou sobrevivendo à tortura e foi condenada à decapitação. Como ela é geralmente representada com a roda de madeira à qual foi condenada, ela acabou tornando-se um símbolo dos mecânicos e de todos os artesãos que usam uma roda (como ceramistas e tecelões).

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: