30 de jun. de 2013

WTCC: Muller fatura corrida 1 no Porto e abre ainda mais no certame

Francês chegou à quarta vitória na temporada e já tem 122 pontos de vantagem na liderança da tabela, agora sobre Nykjaer; Nash foi o vencedor da prova 2

Yvan Muller, da RML, seguido de perto pelo companheiro Tom Chilton, durante a 1ª bateria no Porto (Divulgação/FIA WTCC)Yvan Muller, da RML, seguido de perto pelo companheiro Tom Chilton, durante a 1ª bateria no Porto (Divulgação/FIA WTCC)

Líder do campeonato e já detentor de uma vantagem confortável na tabela de classificação, Yvan Muller ampliou ainda mais a diferença para o segundo colocado do WTCC na rodada dupla do Porto, a sétima da temporada 2013 da categoria.

A boa campanha em solo português começou com uma vitória na primeira bateria, realizada no domingo de manhã, que teve como grande destaque o domínio da Chevrolet. A marca da gravata borboleta obteve uma quadra, sendo dobradinha da RML nas duas primeiras posições. A única ameaça à hegemonia da montadora americana foi a Honda de Gabriele Tarquini, que deixou a terceira posição na volta 8, graças a uma falha no turbo de seu motor.
Quando o veterano ex-F1 estacionou seu bólido na curva 13 do traçado urbano, desenrolou-se talvez a cena mais bizarra da categoria em 2013. Tudo começou quando, na décima passagem, o automóvel de resgate entrou na pista para tirar o carro, no momento em que um pelotão estava prestes a passar pelo local. Franz Engstler não conseguiu desviar e bateu com seu BMW no veículo; na sequência, Fredy Barth rodou para escapar da colisão e Mikhail Kozlovskiy fugiu por pouco.
O carro de segurança chegou a ser acionado por duas voltas e, quando a relargada foi dada, no último dos 12 giros previstos, Muller conteve o ímpeto de seu companheiro de equipe, Tom Chilton, para celebrar a quarta vitória em 13 etapas. Já o inglês teve de se contentar com o segundo lugar, com o dinamarquês Michel Nykjaer, da Nika, fechando o pódio em terceiro.

A prova 2 da rodada lusa foi vencida por James Nash, que chegou ao segundo triunfo no ano e na categoria. Assim como havia feito na Áustria, o inglês da Bamboo aproveitou a regra do grid invertido em relação à bateria anterior, largou da pole e dominou a prova de ponta a ponta com seu Cruze.
O atual campeão, Robert Huff, foi o segundo colocado com a Munnich Seat, sendo o único competidor de fora da Chevrolet a subir ao pódio. Nykjaer cruzou em terceiro, confirmando o bom fim de semana da Nika. Como Tarquini teve de largar da última posição, fruto de uma punição por trocar o turbo, e não conseguiu terminar na zona de pontos de novo, o nórdico se tornou vice-líder do campeonato de forma isolada.
Nykjaer foi um dos quatro representantes da Chevrolet que comandaram a bateria 1 e, portanto, tiveram de largar entre o sétimo e décimo lugares. O nórdico acabou sendo o melhor na tentativa de recuperação, seguido de perto por Pepe Oriola, da Tuenti, que repetiu o quarto posto de horas antes.
Tom Chilton começou a prova com tudo, mas tomou uma ultrapassagem dupla de Oriola e Muller, ainda na passagem de abertura, e teve de se contentar com o nono posto no resultado final. Já o líder do certame completou em sétimo. Os resultados o deixaram com 282 pontos, possuindo incríveis 122 a mais do que Nykjaer. Com a campanha zerada em solo lusitano, Tarquini despencou para quinto no geral, com 134, atrás de Nash (138) e Huff (135).
A próxima rodada dupla do WTCC será realizada no dia 4 de agosto, no circuito argentino de Termas de Río Hondo.
Primeira bateria – Porto (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Yvan Muller (FRA/RML Chevrolet) 12 voltas em 27min38s637
2º. Tom Chilton (ING/RML Chevrolet) a 0s343
3º. Michel Nykjaer (DIN/Nika Chevrolet) a 0s665
4º. Pepe Oriola (ESP/Tuenti Seat) a 1s318
5º. Robert Huff (ING/Munnich Seat) a 2s493
6º. James Thompson (ING/Lada) a 3s662
7º. Tom Coronel (HOL/Roal BMW) a 6s333
8º. Stefano D’Aste (ITA/PB BMW) a 6s416
9º. Tiago Monteiro (POR/Honda) a 6s977
10º. Marc Basseng (ALE/Munnich Seat) a 7s576
Segunda bateria – Porto (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. James Nash (ING/Bamboo Chevrolet) 11 voltas em 23min41s247
2º. Robert Huff (ING/Munnich Seat) a 5s624
3º. Michel Nykjaer (DIN/Nika Chevrolet) a 6s012
4º. Pepe Oriola (ESP/Tuenti Seat) a 6s368
5º. Marc Basseng (ALE/Munnich Seat) a 7s946
6º. James Thompson (ING/Lada) a 8s683
7º. Yvan Muller (FRA/RML Chevrolet) a 9s336
8º. Tom Coronel (HOL/Roal BMW) a 9s805
9º. Tom Chilton (ING/RML Chevrolet) a 10s178
10º. Mehdi Bennani (MAR/Proteam BMW) a 10s669

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: