4 de jun. de 2013

Você pagaria 45 mil reais por um Gol GTI?


gtirgnld1

O Gol GTI fez história no Brasil e foi sonho de consumo de toda uma geração de amantes de automóveis. Mas será que ele vale tudo o que andam pedindo por ele?

Somos fãs confessos dos compactos de duas portas com motor apimentado, os hot hatches, e teríamos com prazer um exemplar da criação mais idolatrada da Volkswagen do Brasil.
É claro que ele tem um interior legal, com os bancos Recaro com tecido exclusivo, painel diferenciado, volante “quatro bolas” e tudo o mais. E embora o visual externo seja datado (tem gente que prefere chamar de vintage) por natureza, continua encantando muita gente. Eu adoraria dirigir um Gol levinho, com 120 cv, injeção eletrônica e ergonomia terrível.
Mas isso não justifica a valorização descontrolada que o GTI sofreu nos últimos anos. Enquanto eu procurava um Gol GTI para comprar, deparei com um anúncio absurdo: um exemplar 1989, Azul Mônaco, dito “impecável”, com 73.000 km rodados. Quanto? R$ 45.000,00. Isso mesmo: quarenta e cinco mil reais.

O que está acontecendo?


Enquanto os carrinhos normais e sem graça que você e eu dirigimos todos os dias perdem valor a cada ano, os carros clássicos e de coleção têm um potencial de valorização – uns mais, outros menos. É por isso que sempre ouvimos falar em “futuros clássicos”, carros que podem não valer muito agora, mas que daqui a um tempo ficarão mais caros do que nunca – aqui no Brasil, o gatilho é o aniversário de 20 anos do modelo, idade em que o carro ainda não é oficialmente um “antigo”, mas já atrai os investidores e aventureiros.

O GTI de 45 mil reais é um exemplo extremo, mas existem outras “ofertas” tão assustadoras quanto esta. Ainda nos VW dessa época, recentemente vi o anúncio de uma Parati GLS 1993 bastante conservada e original. O preço? 26 mil reais. Gol GTS 1993 com 86 mil km rodados? 25 mil reais. Será que vale a pena pechinchar? Se ter um carro destes for o sonho da sua vida, claro que sim. Mas estes carros simplesmente não valem o quanto custam, pois você pode ter algo muito melhor de guiar, melhor de construção, melhor de desempenho. Será que a nostalgia vale tudo isso mesmo?

As alternativas


Se você adora o Gol e dispõe dos meios, por que não comprar um novo em folha? A recente plástica que a Volks fez no carro o deixou com a mesma cara sem graça em sintonia com o resto da linha, e embora tenha frustrado todas as expectativas de um novo GTI no Salão de São Paulo, finalmente uma versão de duas portas passou a ser oferecida. Um Gol 1.6 de 101/104 cv (com gasolina/álcool) completo (com direção hidráulica, airbags/ABS e outros mimos) custa um pouco mais de 42 mil reais. Antes de torcer o nariz, saiba que o Gol é um dos compactos mais gostosos de dirigir do mercado. Ergonomia, posição ao dirigir e comportamento em curvas são referência no segmento – e enfim transformaram o Gol em um descendente de alemães. Claro, você não terá a exclusividade de um GTI.

Agora, se você não vai com a cara do Gol ou é daqueles que acredita que nenhum carro novo é um bom negócio, que tal subir um pouco no escalão dos carros alemães? Por 23 mil reais (dois mil a menos do que aquele GTS) você leva um BMW 528i Touring, com um seis-em-linha de 2,8 litros e 193 cv, câmbio automático, tração traseira e ainda salva as peruas! Bônus: economizar mais de 20 mil reais para futuras manutenções. Pense nisso.
E é melhor nem começar a falar nos Golf GTI Mk3 e Mk4 – oferecidos também com motor VR6, Passats, Variants e até o raro Corrado, que volta e meia aparece pelos sites de classificados por um preço razoável, se comparado com o que se pede pelo Gol GTI.

Você decide


Acontece que quando lidamos com carros e quem gosta deles, estamos mexendo com paixões que, muitas vezes, não se justificam de maneira racional e prática. Se em nos anos 80/90 você era um adolescente e viu aquele Gol GTI (ou um Escort XR3, ou um Kadett GSI…) brilhando de novo na rua, há chances de que  você tenha se apaixonado por ele e passado a desejar um mais do que tudo na vida. Como já sabemos, na época de seu lançamento o GTI custava o equivalente a 78 mil reais. Se naquela época você não tinha esse dinheiro, hoje você pode comprar o carro dos seus sonhos por um valor que, ainda que inflacionado, corresponde a uma fração daquilo. Se este for o caso, vá em frente. E depois me chame para dar uma volta.
Crédito das fotos: Reginaldo de Campinas, junior_vix

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Nenhum comentário: