19 de jun. de 2013

Sistema de segurança eCall será obrigatório na Europa a partir de 2015

 Fotos: Reprodução
Sistema de segurança eCall será obrigatório na Europa a partir de 2015

O sistema automático de chamada de emergência, chamado de eCall, será obrigatório em todos os automóveis comercializados na Europa a partir de 2015.
O dispositivo, recentemente aprovado pela União Europeia, é um botão que o condutor pode usar para ligar para o número 112 – número de emergência do Velho Continente – em caso de acidente. A tecnologia transmiste a localização geográfica exata onde aconteceu a ocorrência. Mesmo que o condutor perca a consciência em caso de uma batida muito forte, o sistema faz a chamada automaticamente.

Embora seja obrigatório somente a partir de 2015, algumas marcas já oferecem o dispositivo que foi rebatizado como o Ford SYNC Emergency Assistance, Peugeot Connect SOS e o Volvo On Call. A nova norma também obriga os países europeus a investirem em tecnologia para desenvolver toda a infra-estrutura necessária para que o sistema funcione perfeitamente.

O objetivo da União Europeia é melhorar a segurança a viária e impedir a morte de até 2,5 mil pessoas por ano. Além disso, o dispositivo também permitirá reduzir em até 40% no perímetro urbano – e 50% no rural – o tempo de espera por socorro, já que a tecnologia informa as coordenadas específicas do acidente.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

Nenhum comentário: