27 de jun. de 2013

Segurança no trânsito à brasileira

foto: Divulgação
Segurança no trânsito à brasileira

Em 1987, a fabricante sueca de caminhões Volvo criou no Brasil o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). Além de premiar anualmente os melhores trabalhos e ações sobre o tema, o programa já rendeu dois livros. O primeiro foi “20 anos de lições de trânsito no Brasil – Desafios e Conquistas do Trânsito Brasileiro de 1987 a 2007”, do jornalista catarinense e consultor em segurança no trânsito J. Pedro Corrêa, um dos criadores do programa. O livro está disponível online em http://www.pvst.com.br/livro. A segunda publicação acaba de ser lançada. "Cultura e segurança no trânsito - Casos brasileiros" é do mesmo autor do primeiro livro e se propõe a ser uma coletânea de ações inscritas no PSVT que mais estimularam a segurança no trânsito no Brasil nos últimos 25 anos. "Na medida em que a sociedade pressiona, os governos reagem", acredita J. Pedro.
   
Com prefácio do senador Cristovam Buarque, o livro é dividido em sete capítulos temáticos, cada um reunindo os "cases" mais instigantes selecionados pelo autor. O primeiro capítulo é intitulado "Arte" e um dos casos destacados é o do Grupo de Teatro da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, que desenvolveu o "Projeto Viratrânsito", um circo/teatro que apresenta suas peças com temática sobre a cultura do  trânsito dentro de um ônibus-palco que percorre diversas cidades do interior gaúcho. O capítulo "Conhecimento" abre com o "Projeto ATA - Alunos de Trombetas em Ação", desenvolvido por uma escola da cidade de Trombetas, no interior do Pará, e que envolve toda a comunidade ribeirinha local. O terceiro capítulo, "Cultura", entre outras iniciativas, destaca a utilização da literatura de cordel na educação para o trânsito em uma escola pública na capital cearense.


   
O quarto capítulo, "Governo", fala das políticas públicas sobre o tema. Entre elas, a criação da "Lei Seca", implantada no Rio de Janeiro a partir de 2008 passou a punir com rigor os motoristas alcoolizados e reduziu consideravelmente os índices de mortes em acidentes de trânsito no estado. "Informação", o quinto capítulo, reúne as ações em diversas mídias. Como a campanha promovida em 1995 pelo jornal "Diário Catarinense", de Florianópolis, que recolheu mais de um milhão de assinaturas para pressionar o Governo Federal pela duplicação do trecho da estrada BR-101 no estado. "Setor Privado" é o sexto capítulo e um de seus destaques é o trabalho desenvolvido pela empresa de transporte rodoviário capixaba Viação Águia Branca no combate ao perigo do sono ao volante. E o último capítulo, "Sociedade", ressalta a campanha "Paz no Trânsito", realizada em Brasília em 1996. O evento reuniu mais de 20 mil pessoas na Capital federal e é considerada a maior passeata a favor de um trânsito mais humano já realizada no Brasil. "Se foi fácil encontrar a bússola, por que é tão difícil encontar o caminho?", questiona o autor na conclusão do livro.

Produzido de acordo com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, o livro "Cultura e segurança no trânsito - Casos brasileiros" tem 248 páginas, tiragem de 5.500 exemplares e distribuição gratuita. Exemplares podem ser solicitados no site www.volvo.com.br/pvst


Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: