8 de jun. de 2013

Por que o Audi TT é um forte candidato a futuro clássico?


Audi tt futuro classico jalopnik (1)

Quando se trata de design automotivo, é fácil fazer algo “retrô”. Pegue um carro velho, faça-o parecer um pouco mais novo e veja a galera da nostalgia cair em cima. Difícil mesmo é fazer algo “atemporal”. E o primeiro Audi TT é atemporal.

Ele era incrível quando foi lançado no fim dos anos 90, e continua incrível hoje. Se fosse lançado em 2013, provavelmente seria maior e teria mais airbags, mas ainda seria atemporal, e continuará sendo daqui a décadas.
Audi tt futuro classico jalopnik (2)
Um pouco de história: a Audi lançou uma bomba no mundo dos carros no Salão de Frankfurt de 1995 com o TT Design Study, estilizado por uma equipe dos sonhos, que incluía J Mays, Peter Schreyer e Freeman Thomas. O mesmo grupo também foi responsável pelo Volkswagen New Beetle que, qualquer que seja sua opinião a respeito do carro, foi um inquestionável triunfo em termos de design. Como é raro acontecer, o TT de produção ficou bem próximo do conceito.
A equipe da Audi tomou inspiração da Bauhaus, uma escola de design alemã do início do século 20 que priorizava o visual simplista, geométrico e industrial. A linguagem de design foi um sucesso com o TT e acabou sendo transportada para muitos outros modelos da Audi na época.
Audi tt futuro classico jalopnik (3)
A origem do nome pode ser tanto a famosa Tourist Trophy, a corrida de motos onde a NSU, antecessora da Audi, costumava competir, ou “Technology and Tradition”, dependendo de quem responde. Eu gosto mais da primeira versão, por mais que o TT não seja uma moto.
O TT de produção foi apresentado em 1998. Por mais inovador que fosse o lado de fora, suas entranhas eram mais humildes: ele usava a mesma plataforma do VW Golf e do Audi A3 da época. A potência vinha de um 1.8 turbo de 180 cv ou 225 cv. A tração podia ser dianteira ou integral Quattro, e no ano seguinte foi lançada uma versão roadster.
O visual atraente ia até o interior, que era um dos mais interessantes dos anos 90. Na época a revista Automobile elogiou a combinação de couro, alumínio e aço inox do TT, dizendo que “nenhum outro carro no mundo tem um interior como o do TT”.
Audi tt futuro classico jalopnik (4)
Mas a plataforma de hatchback acabou cobrando seu preço no desempenho. Em 2001 a Car and Driver americana deu destaque ao conforto, mas não gostou do câmbio, do tempo de 0 a 100 km/h, dos ruídos e da tendência ao subesterço.
O TT também passou sufoco com a concorrência entre os esportivos, como o BMW Z3, o Porsche Boxster e o Nissan 350Z. Ele era mais bonito que todos estes carros, mas não se saía bem quando o assunto era velocidade.
Apesar disso, ele é um carro bem divertido de dirigir, e tem apetite por curvas.
A Audi conseguiu dar um fôlego extra ao TT perto do fim da primeira geração, colocando um VR6 de 3,2 litros e 250 cv debaixo do capô, um sonoro motor que consegue melhorar qualquer carro do grupo VW.
O primeiro TT foi substituído em 2006 por um carro maior que, por mais atraente e bacana por nos dar o insano Audi TTRS de cinco cilindros, simplesmente não tem o mesmo visual acertado de seu antecessor. Na verdade, para mim o carro agora parece mais datado do que o primeiro.
Como todo futuro clássico, o TT é um carro que não foi muito apreciado em sua época. Ele foi criticado pela plataforma de Golf, por não ser tão visceral quanto outros esportivos, e por ser muito “feminino”.
Mas eu não acho que as futuras gerações o verão desta maneira. Acredito que nos próximos anos ele será comprado por pessoas que darão prioridade a seu visual, como os caras que hoje dirigem um Porsche 356, um Karmann-Ghia ou um Volvo P1800. Ele não será um carro para levar para os ratos de track day, mas para os caras que apreciam estética.
Audi tt futuro classico jalopnik (5)
Resumindo, o TT será um clássico no futuro porque ele sempre será bonito, não importa o que aconteça.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: