30 de jun. de 2013

GP3: Harvey e Venturini vencem baterias da rodada de Silverstone

Inglês e italiano ajudam a manter sequência de vencedores diferentes em todas as etapas; Kujala é suspenso por causar forte acidente na primeira bateria

Jack Harvey, da ART, comemora vitória da 1ª bateria em Silverstone (Divulgação/GP3 Media Service)Jack Harvey, da ART, comemora vitória da 1ª bateria em Silverstone (Divulgação/GP3 Media Service)

O piloto da casa Jack Harvey e o italiano Giovanni foram os vencedores da rodada dupla de Silverstone, a terceira realizada pela GP3 em 2013. As corridas fizeram parte das atividades complementares da F1 neste fim de semana no autódromo inglês.

Na prova 1, realizada no sábado, Harvey largou da segunda posição, mas superou o pole Kevin Korjus logo nos primeiros metros e abriu vantagem rapidamente. Seu companheiro de ART, o americano Conor Daly, surgiu inesperadamente em segundo, saindo da nona colocação, mas acabou punido por queimar a largada e deixou o pelotão da frente na metade das 15 voltas.
A única ameaça ao domínio do atual campeão da F3 Inglesa foi a longa entrada do carro de segurança, por conta de um forte acidente que envolveu o finlandês Patrick Kujala, da Koiranen, e o italiano David Fumanelli, da Trident. O nórdico acertou o carro do rival por trás na entrada da Becketts e decolou voo, indo parar violentamente na barreira de pneus.

Os comissários consideraram a manobra de Kujala “uma quebra extremamente séria das regras, com potencial para causar danos físicos aos demais competidores”, e suspenderam o escandinavo da segunda bateria. Outro incidente envolveu o espanhol Carlos Sainz Jr. e o inglês Lewis Williamson, em disputa pelo oitavo posto. O piloto da Bamboo acabou forçando o adversário da MW Arden para fora do traçado na curva Brooklands e, por isso, perdeu dez posições no grid para o páreo de domingo.
Alheio aos problemas dos outros, Harvey controlou sua vantagem sobre Korjus na relargada e conquistou sua primeira vitória na categoria, com o estoniano da Koiranen em segundo e outro representante da ART, o argentino Facundo Regalia, fechando o pódio em terceiro.
Patrick Kujala voa e capota após acertar o carro de David Fumanelli na prova 1 (Reprodução)
Patrick Kujala voa e capota após acertar o carro de David Fumanelli na prova 1 (Reprodução)
Já Venturini, oitavo colocado do sábado, aproveitou a regra do grid invertido entre os oito primeiros colocados e, largando da pole neste domingo, comandou com autoridade a corrida 2, apesar de sofrer pressão do inglês Nick Yelloly, da Carlin, durante quase a totalidade das 15 voltas.
O britânico arrancou de terceiro no grid, mas superou o suíço Alex Fontana logo na largada, partindo para cima do líder. Entretanto, o italiano não deu brecha ao competidor local e cruzou a linha de chegada com seis décimos de diferença, confirmando-se como o sexto vencedor diferente em seis etapas. A sequência ainda está longe do recorde de 2011, quando dez nomes diferentes constaram no alto do pódio nas cinco rodadas duplas iniciais.
Quinto na primeira corrida e sexto na segunda, o cipriota Tio Ellinas sustentou a liderança na tabela de pontuação, com 68 pontos. Como seu principal oponente até então, Conor Daly, não pontuou, o representante da Marussia Manor abriu de quatro para dez pontos sua vantagem em relação ao novo segundo colocado, Korjus. A quarta rodada dupla da GP3 será realizada já no próximo fim de semana, no circuito alemão de Nurburgring.
Primeira bateria – Silverstone (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Jack Harvey (ING/ART) 15 voltas em 31min37s496
2º. Kevin Korjus (EST/Koiranen) a 3s051
3º. Facu Regalia (ARG/ART) a 5s369
4º. Daniil Kyvat (RUS/MW Arden) a 6s619
5º. Tio Ellinas (CHP/Marussia Manor) a 8s073
6º. Nick Yelloly (ING/Carlin) a 9s485
7º. Alex Fontana (SUI/Jenzer) a 12s389
8º. Giovanni Venturini (ITA/Trident) a 15s626
9º. Adderly Fong (HKG/Status) a 16s634
10º. Dino Zamparelli (ING/Marussia Manor) a 17s210
Segunda bateria – Silverstone (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Giovanni Venturini (ITA/Trident) 15 voltas em 27min32s438
2º. Nick Yelloly (ING/Carlin) a 0s609
3º. Alex Fontana (SUI/Jenzer) a 1s519
4º. Daniil Kyvat (RUS/MW Arden) a 2s723
5º. Facu Regalia (ARG/ART) a 4s673
6º. Tio Ellinas (CHP/Marussia Manor) a 5s376
7º. Jack Harvey (ING/ART) a 6s657
8º. Aaro Vainio (FIN/Koiranen) a 8s145
9º. Kevin Korjus (EST/Koiranen) a 9s008
10º. Eric Lichtenstein (ARG/Carlin) a 10s311

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: