11 de jun. de 2013

F-1:Vettel encerra rumores sobre a Ferrari e renova com a Red Bull até 2015

Acordo anterior valia até o final do ano que vem, e foi estendido por mais uma temporada; anúncio vem para confirmar notícia publicada em jornal alemão

Sebastian Vettel celebra a vitória no GP do Canadá com beijo no troféu (Foto: Beto Issa/Tazio)Sebastian Vettel celebra a vitória no GP do Canadá com beijo no troféu (Foto: Beto Issa/Tazio)

A Red Bull confirmou, já nesta terça-feira, a informação publicada no mesmo dia pelo jornal alemão “Sport Bild”, de que o contrato do tricampeão mundial Sebastian Vettel foi renovado até 2015.
Até então, o acordo do piloto germânico com a escuderia anglo-austríaca expirava no final de 2014.
No padoque do GP do Canadá, realizado no último fim de semana, rumores sobre essa extensão já vinham sendo espalhados, embora tanto Vettel quanto a própria equipe tenham se negado a tocar no assunto.
“A Red Bull está feliz em confirmar que o campeão mundial Sebastian Vettel estendeu seu contrato de vários anos com o time até o final de 2015″, informou a esquadra, por meio de comunicado oficial.
“Membro antigo de nosso programa de jovens talentos, Sebastian pilotou pela primeira vez para a Red Bull em 2009. Durante sua carreira na F1, o piloto de 25 anos conquistou 29 vitórias, 51 pódios e 39 pole positions. É o atual líder do Mundial e também um tricampeão, sendo o detentor do título desde o conquistou pela primeira vez, em 2010″, seguiu.

Dos números citados pelo comunicado, somente uma vitória, uma pole e um pódio não foram conquistados quando Vettel defendia a atual esquadra, já que foram obtidos no GP da Itália de 2008, prova dominada pelo jovem tedesco enquanto ainda era representante da Toro Rosso, equipe satélite da marca de bebidas energéticas.
Com a confirmação, encerram-se também os rumores de que Vettel poderia se mudar para a Ferrari no ano que vem, substituindo o brasileiro Felipe Massa e formando a “dupla dos sonhos” com Fernando Alonso.
Por enquanto, ainda não se sabe quem será o companheiro do atual líder do campeonato nos dois próximos certames, já que o contrato de Mark Webber terminará ao fim de 2013 e, com a polêmica da ordem de equipe não cumprida pelo alemão na Malásia, dificilmente será renovado. Os nomes mais cotados para o lugar do australiano são os de Kimi Raikkonen e os dos dois atuais representantes da Toro Rosso, – equipe satélite da Red Bull na F1 -, Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne.
ANÁLISE
Mais do que acabar com as especulações de que Vettel vai para a Ferrari, a confirmação desta terça-feira também elucida qual é o objetivo do alemãozinho nos próximos anos: manter a tão bem-sucedida parceria com a Red Bull até ter, pelo menos, um tetra ou pentacampeonato no bolso, para só depois buscar outros desafios. Lembrando sempre que, ao final de 2015, ele terá apenas 28 anos. Tendo em vista a forma como ele vem conduzindo a atual temporada, apesar de todas as dificuldades do time com os pneus, alguém duvida que isso não deverá ser alcançado?

É claro que algumas cornetas irão soar, chamando Vettel de “covarde” por não querer sair “da casa da mamãe”. Oras, alguém consegue citar pelo menos cinco pilotos que interromperam um ciclo de conquistas numa equipe para ir correr em outra? Duvido. Somente Fangio, Lauda e Schumacher tiveram peito para isso. Alonso e Hamilton tentaram algo parecido, porém em circunstâncias bem peculiares (o espanhol percebeu que a Renault estava para diminuir seus investimentos e se debandou para a McLaren, enquanto o inglês se cansou dos altos e baixos da própria McLaren, aceitando a proposta da Mercedes).
Portanto, não há por que fazer julgamentos raivosos sobre a decisão de Vettel. Se ele ainda tem motivação para defender a Red Bull e manter a equipe no mais alto nível de competição, tem mesmo é de ficar onde está. Juntas, essas duas combinações estão imprimindo um dos maiores domínios já vistos na história da categoria . Você, no lugar dele, faria diferente? Eu não. [LF]

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: