10 de jun. de 2013

F-1:Kimi: “Não me importo com recordes, só com os pontos”; veja declarações

Confira as declarações dos pilotos após a prova do GP do Canadá

Kimi Raikkonen, da Lotus, durante GP do Canadá (Foto: Beto issa/Tazio)Kimi Raikkonen, da Lotus, durante GP do Canadá (Foto: Beto issa/Tazio)
LOTUS
Kimi Raikkonen:
Romain Grosjean: 13º
Kimi Raikkonen não viu seu resultado final de forma positiva, e após igualar o recorde de Michael Schumacher em terminar 24 vezes na zona de pontuação, minimizou o feito, afirmando só se importar com os pontos arrecadados.
”Minha corrida não começou muito bem e meus freios foram se perdendo assim que meu pedal começou a ficar mais macio, assim como na sexta-feira. Não foi ideal, mas ao menos ele estava bom o suficiente para diminuir minha velocidade nas curvas. Infelizmente, isso significou uma grande perda de tempo e eu não estava capaz de atacar, e a perda de alguns segundos nos pit stops não ajudou também. A maior parte da minha corrida foi seguir os carro da frente e me defender dos carros de trás, então não foi a corrida ou dia mais aproveitável. Quanto ao recorde, não me importo com isso, só com os pontos. Foi um final de semana ruim, mas ao menos pontuamos”, observou o finlandês.
Seu colega de equipe, Romain Grosjean, também não mostrou satisfação com a 13ª colocação, mas espera uma melhor atuação para o GP da Grã-Betanha. “Sempre é uma corrida difícil quando se sai do fundo, mas ainda é decepcionante não terminar na zona de pontuação. Após um começo de final de semana bom e promissor, não foi o melhor resultado, mas tivemos um bom ritmo em Silverstone ano passado, então iremos com esse pensamento para lá”, analisou.
RED BULL
Sebastian Vettel: 
Mark Webber: 
Com sua primeira vitória no circuito canadense, Sebastian Vettel exaltou o resultado, lembrando que o triunfo já havia passado muito perto no passado, mas que só agora chegou de fato. “Tivemos boas corridas aqui antes, mas não conseguia juntar as coisas para vencer. Foi um ótimo sentimento hoje e tive um ótimo carro“, comemorou o alemão.
Mark Webber afirmou que teve um bom domingo e que existem pontos positivos a serem destacados, mas ressaltou que poderia terminar melhor na classificação final. “Tive um começo sensacional, mas não tinha muitos lugares para ir. Estava no meio do pelotão, junto de Bottas e Rosberg, fui para o outro lado e acabei perdendo um pouco do momento. Houve então o incidente com Van der Garde, o que me causou alguns danos na asa dianteira. Existem alguns pontos positivos hoje, mas teria sido melhor ter terminado um pouco acima do grid”, disse o australiano.
FERRARI
Fernando Alonso:

Felipe Massa: 

Para Fernando Alonso, a segunda colocação no GP do Canadá teve um sabor de vitória, pois além de não conseguir alcançar o ritmo de Sebastian Vettel, terminou com muitos pontos arrecadados. O espanhol ainda destacou as boas brigas que teve no traçado, diferente das que havia tido em Monte Carlo. “Foi bom ter essas brigas, uma grande corrida com alguns pilotos talentosos e inteligentes”, afirmou o ferrarista.
Em uma boa corrida de recuperação, conquistando uma oitava colocação após sair em 16º, Felipe Massa ressaltou a boa prova que realizou, se mantendo competitivo, mas admitiu que teria escolhido uma estratégia diferente para os seus pneus. “Uma estratégia onde usava duas séries de pneus médios me ajudaria a ganhar uma ou duas posições”, declarou o brasileiro.
Massa em Montreal (Foto: Beto Issa/Tazio)
Massa em Montreal (Foto: Beto Issa/Tazio)
MERCEDES
Lewis Hamilton:

Nico Rosberg:
Após obter seu quarto pódio da carreira em Montreal, local onde já venceu três vezes, Lewis Hamilton se queixou dos freios no W04 e atribuiu a perda da vice-liderança a Fernando Alonso à falta de confiança no dispositivo. Em Montreal, o inglês quebrou uma sequência de três GPs sem terminar no top 3.
Nico Rosberg, por sua vez, lamentou não ter o mesmo ritmo dos pilotos à frente. “O pessoal tinha uma decisão difícil na primeira parada: estávamos preocupados com o aquecimento dos pneus duros, então escolhemos o option para proteger minha posição de pista contra Webber e Alonso. Mas, a posterior, talvez fosse melhor ir pelo outro caminho, pois eu teria condições de fazer um segundo stint mais longo. Fiz bons pontos e sabemos que há áreas onde podemos melhorar nosso desempenho”, analisou.
TORO ROSSO
Jean-Éric Vergne:
Daniel Ricciardo: 15º
Jean-Éric Vergne conquistou o melhor resultado de sua carreira. Ao analisar sua prova, o piloto destacou o fato, e comentou a imporância da boa atuação e desempenho para a equipe. “Incrível, estou muito feliz. É meu melhor resultado, é claro, mas também é a melhor colocação da equipe desde a vitória de Vettel em 2008. É ainda mais satisfatório porque foi uma corrida normal no seco, sem ninguém saindo da minha frente. É um ótimo resultado para o time, pois estamos fazendo avanços corrida por corrida, o que é encorajador para o resto da temporada. Precisamos trabalhar ainda mais duro para a próxima corrida, em Silverstone, e terminar ainda melhor do que hoje”, exaltou.
Já seu colega Daniel Ricciardo não mostrou tamanho contentamento, afirmando ter um carro muito devagar em suas mãos. “Tive um bom começo, conseguindo subir duas posições. Porém, após quatro voltas, o carro começou a derrapar como louco e eu não consegui mais manter os pneus. Assim que a corrida foi seguindo, tentamos melhorar o equilíbrio do bólido e talvez até tenhamos conseguido um pouco, mas nosso ritmo estava muito lento. Não mexemos muito desde sexta-feira, então o motivo de estarmos tão devagar é um mistério no momento”, admitiu.
FORCE INDIA
Paul Di Resta:
Adrian Sutil: 10º
Paul di Resta comemorou a boa colocação, declarando que a estratégia de apenas uma passada nos boxes o surpreendeu por ter funcionado. “Terminar uma corrida em sétimo depois de ter saído da 17ª posição é um ótimo resultado e um bom trabalho do time. Eu não consegui nenhum dado de simulações de corrida na sexta-feira, então é ainda melhor ter conseguido essa estratégia de apenas uma parada. Também é muito bom vir tão forte após um classificatório tão difícil”, exaltou.
Adrian Sutil protestou contra a punição que recebeu, afirmando que isso lhe custou um resultado melhor. “Essa corrida foi uma aventura, então é bom sair com pelo menos um ponto. Dei um giro quando tentei ultrapassar [Valtteri] Bottas, o que me custou algumas posições, e tive sorte que ninguém me acertou quando eu estava no meio da pista. E então Maldonado me acertou e danificou minha asa traseira. Mas mesmo com tudo isso eu consegui ficar em oitavo até minha punição. Não acho que foi uma penalidade justa. Isso me custou duas posições e três pontos”, criticou o piloto.
MCLAREN
Sergio Pérez: 11º
Jenson Button: 12º
Sergio Pérez lamentou a prova deste domingo, e admitiu que não poderia ter uma corrida melhor do que a fez nesta tarde. ”Essa não foi a corrida que esperávamos ter. Tentamos o nosso melhor e marcar alguns pontos, mas foi impossível fazer algo melhor do que fizemos lá fora. É uma pena, porque o carro estava muito bom nas voltas de instalação. Em Silverstone, eu espero que consigamos dar um passo à frente. Trouxemos algumas atualizações para cá, mas não conseguimos a velocidade para ver se funcionam mesmo. Esperamos ir melhor na próxima semana”, comentou o mexicano.
Jenson Button se mostrou muito insatisfeito com seu desempenho em pista, afirmando que o ritmo do carro ainda deixa muito a desejar nas corridas. “Hoje foi bastante doloroso lá no traçado. Essa não foi a melhor corrida para nós como um time. É particularmente difícil porque o circuito é muito bom. Hoje nós provamos que não importa o que decidimos como estratégia, não iríamos mais rápido. Eu nunca me senti tão feliz em sair do carro. Fomos facilmente ultrapassados, parecia que estávamos em outra categoria. Agora precisamos nos juntar e tentar melhorar”, lamentou.
Button com Sam Michael no grid de Montreal (Foto: McLaren/Divulgação)
Button com Sam Michael no grid de Montreal (Foto: McLaren/Divulgação)
WILLIAMS
Valtteri Bottas: 14º
Pastor Maldonado: 16º
Após largar da 3ºª posição do grid, Valtteri Bottas lamentou a prova ruim e queda de posições que sofreu durante o domingo. “Lutamos o máximo para tentar marcar alguns pontos hoje, mas ultimamente simplesmente não temos o ritmo no carro. Eu não consegui um bom começo, e no clima seco simplesmente não conseguimos mostrar a competitividade que mostramos ontem. Ao menos sinto que aprendi muito com a corrida de hoje e como equipe podemos tirar pontos positivos do final de semana. Espero conseguir fazer mais avanços com o carro e ter uma prova forte em Silverstone”, comentou.
Assim como seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado se viu decepcionado com ambos os pilotos da Williams fora da zona de pontuação. “Esperávamos conquistar um resultado melhor. Sabíamos que não tínhamos a velocidade para lutar com os carros da frente, mas lutamos com o ritmo. O monoposto estava melhor no molhado comparado com o clima seco, e precisamos entender o motivo. Depois do bom desempenho de Bottas ontem, foi difícil não ter nenhum dos pilotos na zona de pontuação. Agora são três semanas de trabalho para a próxima corrida”, apontou o venezuelano.
MARUSSIA
Jules Bianchi: 17º
Max Chilton: 19º
Jules Bianchi ressaltou o fato do clima seco ter sido um fato auxiliador no resultado de sua prova canadense. ”Foi bom aproveitar uma corrida seca, porque voltamos a mostrar o ritmo que tínhamos no começo do fim de semana. Acredito que o resultado é bastante satisfatório, e voltamos para onde deveríamos em termos de competitividade. Esperamos coisas boas para Silverstone, onde estaremos focados em conseguir um bom desempenho e uma boa corrida para o time”, analisou.
Max Chilton destacou a boa estratégia e importância da próxima etapa para a equipe. ”O início foi bom, mas lutamos na primeira volta. Depois de alguns giros, então, fomos capazes de ver que a estratégia funcionou bem para nós. Começamos com os pneus médios, e foi bom ver que conseguimos mantê-los por tanto tempo. Podemos então nos sentir otimistas para a próxima etapa, que é muito importante para nós e para mim, pois é a corrida em nossa terra natal”, observou.
CATERHAM
Charles Pic: 18º
Giedo van der Garde: não terminou
Charles Pic disse ter ficado satisfeito com seu resultado, que ele manejou apenas para terminar sem fazer nenhuma besteira. “Minha largada foi ok, mas na primeira curva freei muito cedo para evitar um acidente com os carros da frente e acabei perdendo alguns lugares. Com dez voltas para o final eu ultrapassei Chilton. Depois deste ponto eu não iria conseguir alcançar o carro da frente, então me foquei apenas em terminar a prova sem nenhum erro e fiquei em 18º”, disse.
Giedo van der Garde admitiu que errou com o incidente em pista, e declarou que aprenderá com a penalidade que recebeu para o GP da Grã-Betanha. “Hoje não foi um bom dia para mim. Gostaria de me desculpar com Mark [Webber] pelo incidente e com certeza irei aprender com a punição de perda de cinco posições para a próxima corrida. Às vezes você comete erros, mas o importante é aceita-los, aprender com eles e seguir em frente”, observou o piloto.
SAUBER
Nico Hulkenberg: não terminou
Esteban Gutiérrez: não terminou
Para Nico Hulkenberg, apesar de ter abandonado a corrida e ter ficado desapontado, esse pode ter sido o melhor final para a etapa. ”É decepcionante terminar uma prova dessa maneira. Tomar uma volta pode ser um problema, mas esses caras estão correndo também, e existem coisas acontecendo na prova, assim como para nós. Eu dei uma volta em Giedo van der Garde e freei. Eu não senti nada em um primeiro momento, até sair da curva e perceber que o carro não estava indo reto, então decidi parar. Claro que esta não é a melhor maneira de terminar a corrida, mas no final, não ganharíamos muito mais”, declarou.
Esteban Gutiérrez também encarou com tristeza o resultado final de sua prova. “O carro estava difícil de dirigir durante toda a corrida, então estava acelerando o limite. Os primeiros pneus estavam muito complicados de manter e uma parada era impossível. Quando saí dos boxes após minha segunda parada, passei por cima de uma zebra e não consegui frear”, lamentou.
Largada no GP do Canadá (Foto: Beto Issa/Tazio)
Largada no GP do Canadá (Foto: Beto Issa/Tazio)

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
 Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: