8 de jun. de 2013

F-1:Brasil não terá transmissão da parte final do GP do Canadá ao vivo

Por causa de jogo entre Brasil e França, TV Globo transmite apenas a primeira hora da prova; Sportv passará apenas VT à noite

Logo da cobertura da transmissão da F1 na GloboLogo da cobertura da transmissão da F1 na Globo
 
O público brasileiro não terá como acompanhar a segunda metade do GP do Canadá do próximo domingo. Com o jogo amistoso entre Brasil e França marcado para às 16 horas, a TV Globo irá transmitir apenas a primeira hora da prova, que começa às 15h.

A esperança dos telespectadores era de que a emissora resolvesse passar a corrida para seu canal de esporte a cabo, o Sportv, como aconteceu no GP dos Estados Unidos do ano passado. Só que a emissora não vai repetir o procedimento. Nesta sexta-feira, o site do Sportv divulgou a programação de domingo sem a F1 em nenhum de seus três canais. A prova será exibida em compacto às 23 horas. Assim, o telespectador que quiser assistir a disputa em Montreal terá que recorrer a meios alternativos.
Na última quinta-feira, pela manhã, o Tazio chegou a entrar em contato com a assessoria de imprensa do Sportv que informou que estava acontecendo uma reunião dos dirigentes do canal para debater a possibilidade de transmitir a prova ao vivo. Depois, a reportagem não conseguiu mais entrar em contato com a assessoria.
Esta não é a primeira vez que o Brasil fica sem a F1 em sua TV nos últimos anos. Em 2005, por causa de uma partida entre Brasil e México na Copa das Confederações, o GP dos Estados Unidos teve apenas uma parte transmitida, para depois ser mostrado em flashes durante em jogo. A prova foi aquela em que apenas seis carros largaram.
Em 2008, a perda foi maior, já que a Globo deixou de exigir uma vitória de Felipe Massa, no GP da Espanha. A transmissão da prova também foi cortada ao meio para que uma missão do Papa Bento XVI fosse mostrada.
O próprio GP do Canadá já deixou de ser mostrado em sua totalidade, em 2011, mas desta vez o tempo prejudicou a programação da Globo. Como normalmente faz, a emissora conseguiu fazer com que a rodada do Campeonato Brasileiro de futebol fosse atrasada para as 17 horas, para ter tempo de mostrar toda a prova. Só uma chuva que resultou em uma paralisação com bandeira vermelha durante duas horas prejudicou os planos da empresa do Jardim Botânico. A corrida entrou para a história como a mais longa da F1, já que, incluindo o tempo em que ficou parada, com 4h04min39s537 de duração total.
ANÁLISE
Antes de sair xingando a Globo, é preciso analisar todos os ângulos da questão. Qualquer pessoa que estivesse no lugar do responsável pela programação da emissora, em sã consciência, faria o mesmo em relação à TV aberta. Não tem jeito. Futebol, com a Seleção Brasileira jogando. E nada tem a ver com o momento ruim do país na categoria. A mesma escolha seria feita mesmo no auge de Ayrton Senna. E provavelmente não no Brasil. Estamos falando do esporte mais popular do mundo.
Muita gente vai questionar, porém, a opção de não se transmitir no Sportv. Afinal, por falta de um, eles têm três canais! Só que é difícil ter uma opinião muito embasada sobre esta questão sem conhecer o contrato da Globo com a FOM. Sim, isso foi feito no GP dos Estados Unidos do ano passado. Mas pelos relatos de dentro da empresa, não foram poucas as reuniões e os debates para conseguir liberar o sinal para o canal a cabo. A Globo não pode repassar os direitos de transmissão por que quer. Tudo isso exige uma negociação.
Por isso, caro leitor, não tem jeito. De vez em quando temos que enfrentar a realidade e sabermos que apesar de sermos fãs do automobilismo, nem sempre ele vai ser prioridade nas grades de programação. (LS)


Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: