7 de mai. de 2013

Teste: Jaguar F-Type - Sem negar a origem

Fotos: Divulgação
Teste: Jaguar F-Type - Sem negar a origem
Jaguar F-Type segue seu antecessor e combina design impactante com poderoso desempenho


Não seria exagero dizer que o Jaguar F-Type tem alma esportiva. O carro é o primeiro herdeiro direto do E-Type, modelo emblemático produzido entre os anos de 1961 e 1974, e como todo "primogênito", tem uma reputação a ser mantida.
No caso do roadster, é conquistar pelo design e poder de fogo, duas características fundamentais do antigo conversível. E o F-Type não deixa por menos. Vencedor do "World Car Design", o esportivo ainda traz até 495 cv, entregues por um V8 de 5.0 litros.

O F-Type também pode ser considerado o precursor de um novo momento da Jaguar. É o primeiro carro produzido inteiramente sob a gestão da indiana Tata Motors, que comprou a marca em 2008.

A Jaguar apostou alto no impacto visual do F-Type. A frente é caracterizada pelo grande capô marcado por vincos e que desce ligeiramente em uma curva até encontrar a grade em formato ovalado. Em cada lado da peça, entradas de ar na forma de "guelras de tubarão" complementam o olhar agressivo e garantem personalidade própria ao F-Type, enfatizada também pelos faróis, dispostos verticalmente. Na lateral do F-Type apresenta linha de cintura retilínea, que seque até o final das portas, quando inicia uma curva contínua que envolve a traseira e cria um perfil baixo e robusto.



A esportividade fica a cargo de um aerofólio invisível, que se eleva quando o roadster atinge 100 km/h e desce abaixo dos 65 km/h para se ajustar ao fluxo aerodinâmico. A amplitude da cauda é realçada pelo estreito grupo ótico, composto por leds que envolvem o para-choque até quase a borda traseira dos arcos de roda.

O foco também na experiência do condutor é enfatizado pelo arranjo da cabine "um mais um". Uma aba no console central se eleva e divide o espaço do motorista e do passageiro. São usados, ainda, materiais diferentes nos dois lugares. A capota é de lona, o que além de representar significativa redução de peso, reforça a aparência esportiva e deixa mais baixo o centro de gravidade e aumenta a agilidade. Ela pode ser levantada ou abaixada em 12 segundos, até 50 km/h.

A oferta de motores do roadster inclui um V6 – com duas configurações – e um V8, sempre sobrealimentados, posicionados na dianteira e com tração traseira. O primeiro, de 3.0 litros, é programado para entregar 340 cv de potência com 45,8 kgfm de torque. Na versão F-Type S, o mesmo propulsor gera 380 cv e 46,9 kgfm. Já o motor maior, de 5.0 litros, que equipa o F-Type V8 S, produz 495 cv de potência e torque de brutais 63,7 kgfm. O F-Type "básico" acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundos, enquanto o de topo leva 4,3 segundos e chega à máxima de 300 km/h, limitada eletronicamente. A transmissão é sempre uma automática ZF de oito marchas.



Os tubos de escape diferenciam as versões V6 e V8. Os modelos V6 têm saída dupla central, como nos esportivos do passado da Jaguar, enquanto o V8 adota os quatro tubos, dois em cada extremidade, como nos modelos XKR e XFR. Há ainda outros elementos, tanto interiores quanto exteriores, que distinguem os modelos. O modelo V6 é marcado em inserções de cetim preto nas grades, entradas de ar e divisor dianteiro, enquanto os dois modelos S adotam acabamento em preto brilhante nos mesmos pontos. O F-Type de entrada é equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas. Já as séries S e V8 S vêm com rodas de 19 e 20 polegadas, respectivamente. O topo de linha também ostenta aletas aerodinâmicas dianteiras abaixo das "guelras" e nas laterais para melhorar a estabilidade em velocidades elevadas.

Na Itália, o V6 "básico" custa 75.850 euros – o equivalente a R$ 200 mil. O preço do F-Type S é 87.500 euros, ou cerca de R$ 230 mil. Já a versão topo, o F-Type V8 S, não sai por menos de 102.750 euros, o que equivale a R$ 270 mil. Os preços para o Brasil ainda não foram definidos.



Primeiras impressões

Feroz e equilibrado


por Carlo Valente
InfoMotori.com/Itália
exclusivo para Auto Press


Navarra/Espanha
– Em Navarra, no Norte da Espanha, as belas estradas e com pouco tráfego proporcionam a condição ideal para levar o novo Jaguar ao seu melhor. E o teste começa com o F-Type básico, com 340 cv de potência. A bordo, a posição de dirigir é facilmente encontrada graças a todos os ajustes elétricos do banco e do volante. O "rugido" do V6 é potente, mesmo sem pressionar o botão que ajusta o nível de abertura do escapamento – opcional nesta versão e de série nas demais.

O carro impressiona pelo equilíbrio, seja numa tocada dócil ou ao pisar fortemente nos pedais do acelerador ou do freio. As reações são sempre muito bem controladas. No modo "dinâmico" – acionado através de um botão no topo da alavanca de câmbio –, as diferenças das configurações de direção, transmissão e motor são logo notadas. O F-Type responde com brilhante agilidade. Os sinuosos trechos mostram reforçam a estabilidade e o prazer de guiar o esportivo.


É claro que todo o potencial não pode ser explorado na estrada. Um "problema" rapidamente solucionado ao chegar ao autódromo da cidade. Hora, então, de passar para o F-Type S. É o mesmo V6 sobrealimentado, mas, desta vez, com 380 cv. E é na pista que o carro declara toda sua força e velocidade. Nas curvas mais agressivas, há certa rolagem da carroceria, algo que se converte em grande estabilidade nas tetas.

O último teste ficou reservado ao topo da linha, o V8 S, com quase 500 cv de potência. E, se antes de ligar o carro, a expectativa era de que o propulsor apenas aumentaria a performance, a impressão final foi outra. O motor parece ter sido feito sob medida para o carro. O poderoso torque já é entregue logo após as 1.500 rpm de forma incrivelmente progressiva. Além da elevação de todo o poder dinâmico das outras versões, o conforto é indiscutível. Viajar de capota aberta não é problema, mesmo quando se dirige em velocidades impublicáveis. Definitivamente, um digno sucessor do lendário E-Type.

Ficha técnica

Jaguar F-Type V8 S


Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 5.000 cm³, oito cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e compressor mecânico. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 495 cv a 6.500 rpm.
Torque máximo: 63,7 kgfm entre 2.500 e 5.500 rpm.
Diâmetro e curso: 92,5 mm X 93,0 mm. Taxa de compressão: 19,5:1.
Aceleração 0-100 km/h: 4,3 segundos.
Velocidade máxima: 300 km/h limitada eletronicamente.
Transmissão: Câmbio automático com oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Suspensão: Dianteira independente com triângulos sobrepostos. Traseira independente com triângulos sobrepostos. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 255/35 R20 na frente e 295/30 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Conversível, com duas portas e dois lugares. Com 4,47 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,30 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais e de cabeça de série.
Peso: 1.665 kg.
Capacidade do porta-malas: 196 litros.
Tanque de combustível: 72 litros.
Produção: Birmingham, Inglaterra.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado automático, keyless, assentos com ajustes elétricos e aquecidos, revestimento em couro, sistema de som com rádio/CD/USB/MPR/iPod/Bluetooth, tela sensível ao toque de 8 polegadas, ABS, controles de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus, câmara de ré e airbags frontais e laterais.
Preço: 102.750 euros, o equivalente a R$ 270 mil.






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Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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