3 de mai. de 2013

Teste: Fiat Panda 4X4 - Dupla personalidade

 Fotos: Divulgação
Teste: Fiat Panda 4X4 - Dupla personalidade
O versátil Fiat Panda 4X4 une praticidade urbana e habilidade “off-road”


O Panda está entre os “queridinhos” da Fiat na Europa. Em 33 anos de existência, o subcompacto já passou de 6,7 milhões de unidades vendidas. Parte disso se deve ao nome do carro, já consolidado – e bem visto – no mercado. O restante pode ser creditado à quantidade de versões oferecidas desde o lançamento.
De toda a gama, o Panda 4X4 é o modelo mais inusitado. Apresentado em 1983, foi o primeiro compacto de vocação “urbana” com tração nas quatro rodas. E mesmo três décadas depois, continua a ser o único do segmento oferecido com essa configuração. E nem por isso a Fiat deixa de atualizar o carro. Na atual geração, de 2011, a marca introduziu dois novos motores e sistema start/stop de série em todas as versões.

O Panda “off-road” agora é movido por um motor dois cilindros TwinAir Turbo 0.9 litro a gasolina, que entrega 85 cv de potência e torque de 14,8 kgfm ou um diesel 1.3 MultiJet de 75 cv e 14,2 kgfm de torque. Segundo a Fiat, os propulsores oferecem aumento de 40% e 30% do torque, respectivamente, em relação ao motor Fire 1.2 utilizado na geração anterior. Além disso, têm maior elasticidade – o que permite trabalhar em uma faixa de giro mais ampla.



Uma das principais virtudes do Panda 4X4 é a versatilidade. Por isso, a Fiat tratou de inserir elementos que remetem à vida fora de estrada – de forma muito mais marcante que os adereços usados nas versões aventureiras vendidas no Brasil. É claro que as peças em plástico estão presentes. Mesmo no suposto protetor na parte de baixo do carro, com uma pintura em prata para dar a impressão de ser de metal, mas que só reforçam mesmo o visual “off-road”. Como ocorre com as linhas no capô e as caixas de roda proeminentes, que dão aspecto mais robusto ao Panda.

A fabricante também aumentou a altura em relação ao solo. A geração atual tem 5 cm a mais que a anterior. A distância é de 16 cm quando equipado com o motor MultiJet e 15 cm na versão a gasolina. O design interior também apresenta algumas diferenças. No modelo “off-road”, o painel de instrumentos recebeu revestimento em tom esverdeado. Os forros das portas são em couro ecológico e os bancos têm opções de tecidos com estampas específicas para a versão. O túnel central, mais alto em função do eixo cardã, ganhou um porta-objetos.



Além dos equipamentos comuns a toda a gama, como o start/stop, o Panda 4X4, conta com o sistema Torque On Demand, que, através de uma unidade eletrônica, identifica onde há maior necessidade de força e distribui a tração entre os eixos dianteiro e traseiro de acordo. Há ainda um controle de estabilidade e o ELD – bloqueio eletrônico do diferencial –, que identifica quando uma roda perde a aderência e transfere a força para as que estão firmes no solo.

O projeto da atual geração do Panda foi desenvolvido em conjunto entre a Fiat do Brasil e da Itália e é o mesmo que deu origem ao Uno vendido por aqui. Coube às equipes locais a criação do design de cada um. Apesar disso, não há qualquer possibilidade do Uno ganhar uma versão de tração integral. Nas concessionárias italianas, o Fiat Panda 4X4 é encontrado por 16.950 euros, o equivalente a R$ 44.500.


Impressões ao dirigir

Ursinho multiuso

Madonna di Campiglio/Itália – É verdade que o Panda é um carro urbano. E mesmo a versão 4X4 fica bastante à vontade na cidade, onde trata bem o motorista com a suavidade das arrancadas e os engates macios e precisos da transmissão. Mas também não se pode negar que a tração integral e a estética aventureira instigam e convidam a sair da cidade. Com o convite aceito, já na estrada, a caminho da “diversão”, o compacto mostra-se ainda mais agradável de dirigir. O motor TwinAir tem dois interessantes atributos: força e prontidão nas respostas.

No entanto, apesar de ser “do asfalto”, o Panda 4X4 gosta da terra. Graças aos excelentes ângulos de ataque e de saída, respectivamente de 21º e 20º, e da capacidade de subida em rampa de 36º, o carro enfrenta terrenos acidentados e complicados sem maiores dificuldades. E quando as adversidades aparecem, os sistemas eletrônicos entram rapidamente em ação. O Torque On Demand, inclusive, proporciona uma condução tranquila em qualquer tipo de estrada, mesmo com lama, neve ou gelo.

Ao atravessar os trechos mais intensos, a suspensão faz grande trabalho e, na medida do possível, suaviza os balanços da carroceria. O motor, quando mais exigido, torna-se excessivamente ruidoso, a ponto de atrapalhar uma conversa em tom normal. Uma característica do “off road”, porém, melhora a vida do motorista até mesmo na cidade. A altura elevada em relação ao solo deixa a visibilidade privilegiada em comparação à versão convencional.



Ficha técnica

Fiat Panda 4X4 TwinAir Turbo

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 0,875 cm³, dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico sobrealimentado por turbocompressor.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral com acoplamento automático.
Potência máxima: 85 cv 5.500 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 segundos.
Velocidade máxima: 103 km/h.
Torque máximo: 14,8 kgfm a 1.900 rpm.
Diâmetro e curso: 80,5 mm x 86,0 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.
Suspensão: Dianteira com rodas independentes do tipo McPherson, com braços oscilantes. Traseira com rodas conectadas por eixo de torção.
Pneus: 175/65 R14.
Freios: Discos na frente, tambor atrás e ABS.
Carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 3,68 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,60 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais e de janela.
Peso: 1.125 kg.
Capacidade do porta-malas: 225 litros.
Tanque de combustível: 37 litros.
Produção: Pomogliano D'Arco, Nápoles, Itália.
Lançamento na Europa: 2011.
Itens de série: Travas elétricas, ABS, volante com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica com assistência regulável, retrovisores elétricos, controle de estabilidade, airbags frontais e de janela e rádio/CD/MP3 com seis alto-falantes.
Preço na Itália: 16.950 euros, o equivalente a R$ 44.500. O modelo não é oferecido no Brasil.






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Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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