24 de mai. de 2013

Sente no sofá e se prepare para a maratona de corridas



Se prepare: a maratona será longaSe prepare: a maratona será longa
Para você fã do automobilismo, esse será o final de semana dos sonhos. Em um combo, o domingo será recheado com três tradicionais provas do universo das corridas: o GP de Mônaco da F1, as 500 Milhas de Indianápolis da Indy, e as 600 Milhas de Charlotte de Nascar.

As três marcam importantes pontos no calendário das categorias, cada uma com sua importância e peso na história, não apenas de seus campeonatos, mas também para o mundo da velocidade.
Como aquecimento, o dia já começará com os motores roncando nas ruas do Principado às 9h. Corrida que é realizada desde 1929, a prova é considerada a “mais charmosa do calendário da categoria”. O circuito ainda fica nos pés de uma montanha. Referência no automobilismo, Mônaco ainda conta com o glamour das celebridades que vão prestigiar a prova. Ainda, ela faz parte da Tríplice Coroa, que conta com as 500 Milhas e com as 24 Horas de Le Mans.
O circuito, de extrema dificuldade para ultrapassagem e com poucas curvas de alta velocidade, garante uma prova que por um lado pode ser monótona, mas que em alguns anos reserva surpresas por causa dos guard-rails sempre muito próximos.
E claro que para os brasileiros, ela tem um gostinho especial. O piloto que mais vezes triunfou no traçado foi Ayrton Senna, que em suas 10 participações, perdeu apenas quatro, conquistando seis vitórias.
Em seguida,  às 13h, vem a Indy 500, em seu tradicional circuito oval. Disputada pela primeira vez em 1911, a corrida, por ser um evento quase à parte, possui suas próprias regras. A classificação não acontece em apenas um dia, mas sim em dois, o “pole day”, que define as primeiras posições do grid, e o “bump day”, para definir quem apenas assiste de fora. E não bastando as especificações para definir o grid, as atividades começam duas semanas antes.
Para terminar a overdose das corridas, às 19h, e quase entrando na madrugada, acontece a Charlotte 600,  única prova do calendário da Nascar com essa extensão. Criada em 1960 para competir com a Indy 500, ela é realizada um dia antes do Memorial Day, feriado em homenagem aos combatentes americanos que integraram o exército do país nas guerras.
Mas calma ai, se você quiser ver a corrida, terá duas alternativas: ou fica acordado até a 1h30 para assistir ao VT, ou então terá que procurar uma alternativa para acompanhar ao vivo. Obrigada por facilitar, Fox!
E olha que esse final de semana não tem apenas isso. Ainda terão provas da GP2, World Series e Nationwide. Então se programe e se prepare, porque o que não faltará neste domingo são carros velozes na tela da TV. E abaixo, confira os canais que transmitirão as provas para não perder nem um minuto:
GP de Mônaco, TV Globo
500 Milhas de Indianápolis, Band
600 Milhas de Charlotte, Fox Sports à 1h30

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: