11 de mai. de 2013

Raikkonen espera corrida equilibrada na Espanha; leia declarações

Pilotos comentam primeiras atividades em Barcelona, para o GP da Espanha, quinta etapa da temporada

Kimi Raikkonen durante classificatório do GP da Espanha (Foto: AP Photos/Emilio Morenatti)Kimi Raikkonen durante classificatório do GP da Espanha (Foto: AP Photos/Emilio Morenatti)
LOTUS
Kimi Raikkonen: 4º (1min21s177)
Romain Grosjean: 6º (1min21s308)
Largando da quarta posição, Kimi Raikkonen mostrou satisfação com seu desempenho, e ressaltou como a corrida estará competitiva no domingo, muito dependendo de como os pneus se comportarão.

“Não foi um classificatório tão ruim, foi melhor que na última corrida, com certeza. Aqui as coisas são muito próximas e nós poderíamos ter largado da primeira ou 10ª posição, então quarto não é tão ruim. Nós não temos o ritmo da primeira fila, mas temos um bom carro para a corrida. Só que muito depende de como os pneus se comportam na corrida, mas não espero que façamos nada muito diferente dos outros. Temos duas Mercedes muito velozes em nossa frente e teremos que ver o quanto são fortes em uma distância maior. Tenho certeza que a Ferrari e a Red Bul serão competitivas, então como em qualquer outra corrida iremos dar o nosso melhor e ver onde isso vai acabar”, comentou o finlandês.
Romain Grosjean concordou com seu companheiro de equipe, afirmando que salvar os pneus pode ser o segredo de uma boa corrida. ”Fizemos um bom trabalho hoje durante a sessão de tempos, mas na minha última volta eu cometi um erro na curva 1, então  decidi desacelerar e poupar os pneus. No entanto, eu acho que podíamos ter ido um pouco melhor e largar de uma ou duas fileiras à frente. Eu estava feliz com o carro e com todo trabalho realizado desde sexta-feira. Para amanhã, veremos o que acontece, já que a competição está bastante acirrada. Como já observamos, as condições mudam bastante durante o fim de semana, e mais uma vez os pneus podem ser a chave”, analisou.
MERCEDES
Nico Rosberg: 1º (1min20s718)
Lewis Hamilton: 2º (1min20s972)
Após conquistar sua segunda pole consecutiva, Nico Rosbeg disse ter ficado surpreso com o resultado, e apesar de exaltá-lo, disse estar receoso com o ritmo da Mercedes para a corrida. “Temos que ser um pouco cautelosos depois do Bahrein”, admitiu o alemão.
Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, já declarou que se perdeu na tarde deste sábado, afirmando que este não tem sido seu melhor final de semana do ano, mostrando certo pessimismo para a prova do domingo. “Tenho sofrido o fim de semana inteiro”, explicou o inglês.
RED  BULL
Sebastian Vettel: 3º (1min21s054)
Mark Webber: 7º (1min21s570)
O tricampeão Sebastian Vettel minimizou a saída da segunda fila do grid, e afirmou acreditar que a corrida na Espanha será bastante disputada, ressaltando a força das Mercedes, Ferraris e Lotus. “Será uma longa prova”, alertou o piloto.
Mark Webber exaltou o seu dia, menos sua atuação no Q3, onde disse ter deixado a desejar. “A sessão hoje foi boa, exceto o Q3. Fiquei decepcionado com minha volta e perdi muito tempo no último setor. Eu normalmente sou bastante forte lá, mas tive problemas com os pneus traseiros. No fim, estou apenas desapontado com meu último tempo, mas bastante satisfeito com o resto. Será uma corrida interessante amanhã”, afirmou.
FERRARI
Fernando Alonso: 5º (1min21s218)
Felipe Massa: 9º (1min21s219) *punido com perda de três posições
Fernando Alonso mostra pouca preocupação com a largada da quinta posição, e afirma que a Ferrari tem melhor desempenho nos dias da corrida. “Os domingos tem sido nosso melhor dia no fim de semana”, comentou o espanhol.
Felipe Massa teve um dia para esquecer. O brasileiro, que lamentou sua atuação durante a tomada de tempos, levou uma punição, onde perdeu três posições no grid. Para ele, não merecia uma penalização. “Para ser honesto, não esperava uma punição para mim”, lamenta o piloto.
MCLAREN
Sergio Pérez: 8º (1min22s069)
Jenson Button: 14º (1min22s355)
Sergio Pérez declarou ter ficado surpreso com seu resultado, e que se vu bastante satisfeito com o desempenho que conseguiu alcançar com o carro. “Tivemos alguns dias difíceis, como meus problemas durante os treinos, então chegar ao Q3 foi um ótimo resultado, e algo que não esperávamos. Estou muito feliz porque alcancei o máximo do carro. Então iremos para a corrida amanhã procurando atingir nossa capacidade máxima. Se conseguirmos atingir isso, eu acho que podemos ficar satisfeitos”, disse o mexicano.
Apesar de exaltar o resultado de seu companheiro, Jenson Button lamentou largar da 14º posição, de admitiu que isso tornará a corrida bastante difícil. “Parabenizo Pérez, ele fez um ótimo trabalho, particularmente no Q2. Ele fez tudo certo durante a tomada de tempos e mostrou que alguns de nossas mudanças recentes estão definitivamente funcionando. Não é ainda o suficiente, mas vemos que estamos fazendo progresso. Para mim, não achei a aderência necessária na minha última volta. Acredito que a pressão nos pneus estava muito alta, mas para ser sincero não sei o que aconteceu. Amanhã, largar da 14º posição tornará tudo muito difícil, mas faremos o melhor”, comentou o campeão.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 10º (1min22s233)
Adrian Sutil: 13º (1min22s346)
Apesar de exaltar seu desempenho, Paul di Resta acredita que poderia ter tido melhor desempenho com seu carro.Eu acho que podemos nos sentir satisfeitos com a 10º posição porque nós atingimos nosso objetivo de chegar ao Q3. Eu não consegui atingir meu máximo, mas ainda estamos em uma boa posição para a corrida. Os pneus terão um papel fundamental amanhã, porque esse traçado é um dos mais severos com eles. Felizmente isso vai trabalhar a nosso favor e podemos mostrar bons avanços. Obviamente terão muitos carros atrás de mim com pneus novos, então a primeira curva será crucial”, explicou.
Adrian Sutil lamentou seu resultado, frisando que teria ritmo para avançar ao Q3, mas que foi atrapalhado na pista. “Meu Q1 foi tudo bem, mas o Q2 foi bem decepcionante, porque minha posição na pista para a volta final não era ideal. Vergne saiu ao mesmo momento que eu dos boxes, e Nico Hulkenberg me pressionava atrás. Aredito que essa foi grande parte de ter ficado fora do Q3, porque tinha um bom ritmo. Mas amanhã tenho certeza que o carro terá um bom desempenho, mas é muito difícil ultrapassar, e a posição do classificatório é muito importante”, disse o piloto.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 11º (1min22s127)
Jean-Éric Vergne: 12º (1min22s166)
Apesar de se ver um pouco descontente com a 11º colocação, Daniel Ricciardo mostrou otimismo para a corrida do domingo. “Fiquei satisfeito com a maneira que a sessão foi de um modo geral, particularmente no Q2 e eu acho que conseguimos o máximo que podíamos do carro. Enquanto ontem foi um dia positivo, hoje estava bastante longe disso, já que tive problemas com o equilíbrio do carro. Eu estava feliz com meu tempo no Q2, mesmo que não consiga evitar se sentir decepcionado de não passar para o Q3 por tão pouco. Mas estamos próximos e podemos ter uma boa corrida amanhã”, disse.
Jean-Éric Vergne também encarou seu resultado com satisfação, e declarou estar bastante confiante para a prova. “Nós demos um bom passo à frente, o que significa que estamos começando a temporada europeia com um carro forte, então tudo é possível amanhã. Existem muitas coisas positivas para se analisar de hoje, como o fato de que os ajustes do meu carro estarão bem melhores para a corrida do que para o classificatório. Estou me sentindo bastante confiante para amanhã”, analisou o piloto.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 15º (1min22s389)
Esteban Gutiérrez: 19º (1min22s793) *punição com perda de três posições por bloqueio
Nico Hulkenberg mostrou ter ficado insatisfeito com o desempenho e ritmo de sua equipe, ressaltando a falta de velocidade da Sauber. “O classificatório foi de acordo com o planejado. É um pouco decepcionante o fato de sermos simplesmente lentos. Os ajustes neste final de semana são um passo na direção correta, e foram bons durante a tomada de tempos, mas não o suficiente enquanto os outros melhoraram muito mais. Eu acho que posso ficar feliz com o que fiz, mas simplesmente temos que encontrar mais velocidade”, admitiu o piloto.
Esteban Gutiérrez, além de ter recebido uma punição, não mostrou também ter ficado feliz com seu resultado na tomada de tempos. “Hoje foi difícil. Ontem e a manhã de hoje eu estava confiante e as voltas pareciam boas. No geral eu acho que os avanços foram um passo adiante. Eu poderia ter conseguido mais velocidade com o último jogo de pneus, mas era uma posição delicada quando se está dirigindo no limite. Não estou satisfeito, nós só precisamos continuar pressionando para ter mais velocidade”, comentou.
WILLIAMS
Valtteri Bottas: 16º (1min23s260)
Pastor Maldonado: 17º (1min23s318)
Vencedor no último ano, Pastor Maldonado lamentou seu resultado no classificatório, e afirmou que a equipe está procurando melhorar o carro.“Estamos enfrentando um momento difícil com o carro, mas estamos procurando trabalhar nas melhorias dele. Estamos perdendo muita aderência, o que tornou as coisas muito mais difíceis para conseguir um bom tempo hoje. Em termos de desempenho, vamos continuar nos focando em trabalhar naquilo que irá nos colocar em uma melhor posição no grid”, analisou o venezuelano.
Assim como seu colega de equipe, Valtteri Bottas se viu descontente com o resultado alcançado. “Infelizmente o resultado de hoje mostra onde estamos comparado aos outros, mas eu ainda acho que demos um passo à frente e estamos indo na direção certa. Parece que todos tem melhorado, o que mostra que estamos em uma posição similar a das primeiras corridas. Felizmente podemos fazer esses avanços corrida por corrida. Tentaremos nosso melhor amanhã e ainda penso que podemos subir no grid, uma vez que nosso ritmo de corrida parece bom”, afirmou.
CATERHAM
Giedo van der Garde: 18º (1min24s661)
Charles Pic: 22º (1min25s070)
Giedo van der Garde comemorou o treino deste sábado, frisando como as melhorias no carro trabalham bem no traçado. “Estou bastante satisfeito como tudo saiu hoje. Trabalhamos durante a noite para conseguir um bom equilíbrio no carro e funcionou bem. Dias como hoje mostram como minha curva de aprendizado vem crescendo. Ainda existe mais para vir na corrida amanhã, e esse é um ótimo jeito de começar a temporada europeia”, exaltou.
Charles Pic reconheceu o mau resultado, mas exaltou o fato de conseguir salvar bem seus compostos na pista. “Tem sido um final de semana bastante difícil até agora. Tentamos alguns ajustes e novas partes nos carros, mas não tem funcionado ainda. No treino de definição do grid o carro não parecia trabalhar tão bem quanto durante a manhã, então iremos observar os dados para descobrir o porquê. Do lado positivo, sabemos que temos um bom ritmo para trechos longos, e acho que podemos ter uma corrida decente amanhã. Nossos pneus aqui tem resistido bastante, então acho que será uma prova ok”, lamentou.
MARUSSIA
Jules Bianchi: 20º (1min24s713)
Max Chilton: 21º (1min24s996)
Jules Bianchi declarou que as melhorias feitas o ajudarão no classificatório, mas ele ainda não se sente totalmente confortável com o equilíbrio de seu carro. “Fizemos um bom treino livre hoje, e as melhorias pareceram ajudar mais do que ontem. Encontramos mais aderência, mas o carro ainda não está totalmente balanceado, e ainda não estou feliz nas curvas de alta velocidade. Precisamos analisar os dados para ver o que posso fazer sobre isso para a corrida de amanhã. Precisamos de um bom começo para sair na frente de Giedo van der Garde, mas acredito que veremos um melhor ritmo para amanhã”, comentou.
Já seu companheiro de equipe Max Chilton afirmou ter ficado totalmente satisfeito com sua atuação no Circuito de Catalunha. ”Ainda não chegamos lá com o equilíbrio do carro, mas eu estou feliz com o progresso que fizemos desde ontem. Minha primeira volta em particular foi forte e eu estou definitivamente sentindo o benefício de não ter perdido tempo de pista este final de semana. Sinto que estou mais capaz de mostrar meu progresso, e estou animado para essa corrida”, exaltou.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: