22 de mai. de 2013

Por que as 24 Horas de Nürburgring são o maior campo de testes do automobilismo atual?


24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN

Não há nada como as 24 Horas de Nürburgring. Alguns dizem que Le Mans é a corrida de endurance mais importante do mundo, mas para mim, Bill Caswell, nada supera a selvageria das montanhas Eifel, conhecidas como “Inferno Verde”. Eu adoro esta corrida porque é só para carros de produção e as equipes podem fazer tudo o que for preciso para vencer.

E isto é especialmente verdade para os fabricantes de pneus. Quase todo grande fabricante compete nesta corrida e eles podem fazê-lo sem as restrições normalmente encontradas em categorias como a F1, DTM ou ALMS.
Sim, existem regras, e placas restritoras nos motores, mas você pode ver um M3 com carroceria totalmente modificada e asas enormes e difusores correndo ao lado de um Golf. E você também verá Audi R8, Mercedes SLS, 911 RSR e até um Opel Manta totalmente old school!
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
O que talvez você não perceba é a impressionante tecnologia dos pneus. Ela está escondida debaixo das carrocerias e para-lamas de carros como este Mercedes-Benz SLS, que a equipe Black Falcon usou para vencer a corrida. Mas você pode conhecer, se falar com os caras certos.
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
Pergunte a qualquer piloto qual é a parte mais importante do seu carro. O cara esperto vai falar “o piloto”, mas, neste nível, os pilotos são bem parecidos. São os pneus que mudam a corrida. Eles são a única coisa te conectando aos 24 km de asfalto.
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
Mas, se você não acredita em mim, tente falar com o ex-piloto de F1 e DTM Bernd Schneider:
Eu venci quase tudo o que quis vencer na minha carreira, mas nunca havia terminado esta corrida. Os pneus Dunlop são ótimos, especialmente na chuva, fizemos tudo certo. Consegui tempos muito rápidos e abrimos vantagem.
E, como sabemos, não há nada melhor do que abrir vantagem.
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
Tempos de volta são tempos de volta, tem algo especial em Nürburgring. Não é um circuito qualquer. Ele tem mais de 24 km de extensão e o segredo é ter confiança no que se está fazendo. Especialmente na chuva.
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
E Nürburgring na chuva é monstruoso. Mesmo para um Subaru com tração integral e pneus Dunlop.
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
Falamos com o cara que projetou os pneus da corrida, e descobri coisas incríveis. A Dunlop — e todos os fabricantes de pneus — adora esta corrida mais do que qualquer outra, porque nela eles são livres para usar tudo o que sabem para fazer os melhores pneus possíveis. E foi exatamente isso que eles fizeram.
24 HOURS NURBURGRING17-20 may 2013© CLEMENT MARIN
Este pneu foi especialmente projetado menos de duas semanas antes da corrida durante os treinos finais das equipes. As coisas mudam o tempo todo no automobilismo — a previsão do tempo, inclusive. Então a Dunlop fez um novo jogo de pneus e mandou de caminhão até Nürburgring. Os pneus chegaram no dia anterior à corrida e tinha até um cara esperando no portão pela entrega especial.
Eu adoro este tpo de história nas corridas. Imagine ter que levar estes pneus para a corrida? Saber que você precisa chegar na hora, sem bater, e que eles talvez possam ser a chave para sua equipe vencer as 24 Horas de Nürburgring? Alguém precisa pagar uma cerveja para o motorista daquele caminhão!
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
A corrida começou bem normal. Depois de algumas horas já dava para perceber as equipes que estavam com tudo, como o Porsche #18 que estava simplesmente deixando todo mundo par trás. Mas o Mercedes SLS estava jogando com a cabeça, não com os músculos. Eles sabiam que a chuva estava chegando. Sabiam que seus carros ficariam melhores na chuva. O mais legal era escutar o pessoal da Dunlop explicando a estratégia em tempo real.
Eu tinha certeza que eles estavam conservadores demais e até fiz um comentário em voz alta a respeito. Tudo o que ele me disse foi “espere até começar a chover”, e sorriu.
E choveu mesmo! Quase imediatamente os carros da Dunlop estavam de 20 a 40 segundos mais rápidos em cada volta. Mas a chuva estava tão forte que a corrida foi interrompida depois de quase cinco horas. Tivemos que esperar até a manhã seguinte para ver a relargada.
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
O resultado: dois Mercedes SLS com pneus Dunlop estavam no pódio! Eles brigaram o dia todo contra o BMW Z4, aquele 911 RSR que estava absurdamente rápido no começo da corrida, e alguns outros. Posso dizer que foi algo muito legal de se assistir.
Não dá para não gostar da Alemanhã. Foi a única vez que vi as máquinas no pódio. Normalmente são os pilotos que ficam lá em cima mas, em Nürburgring, eles também colocam os carros para o alto!
24 HOURS NURBURGRING 17-20 may 2013 © CLEMENT MARIN
Os pilotos ainda comemoram com champagne, mas quem brilha de verdade são seus equipamentos.
24 HOURS NURBURGRING.17-20 may 2013.© CLEMENT MARIN
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