11 de mai. de 2013

McLaren aborta uso de nova asa dianteira por falta de testes oficiais

Equipe trouxe unidades do aerofólios em caráter emergencial para Barcelona, mas não conseguiu avaliar seu nível de flexibilidade no equipamento da FIA

Sergio Pérez, da McLaren, em Barcelona (Manu Fernandez/AP Photo)Sergio Pérez, da McLaren, em Barcelona (Manu Fernandez/AP Photo)
 
Tentando emplacar um grandioso pacote de atualizações no modelo MP4-28 em Barcelona, palco da quinta etapa da temporada 2013 da F1, a McLaren teve de disputar a classificação deste sábado para o GP da Espanha sem uma das principais novidades previstas para estrear neste fim de semana.

Segundo informações da equipe, um par de novas asas dianteiras chegou de forma emergencial ao Circuito da Catalunha na noite de sexta-feira, e deveria ser usado nos carros de Jenson Button e Sergio Pérez já nas sessões deste sábado.
Contudo, a utilização acabou sendo abortada de última hora, por receio de que as peças não sejam aprovadas no teste de flexibilidade da FIA. “[A decisão] Foi em cima da hora. Não conseguimos ter certeza se elas atenderiam aos requisitos legais, então tomamos a decisão de que, a menos que estejamos totalmente confiantes na legalidade dessas asas, não as usaremos”, afirmou o chefe do time, Martin Whitmarsh.

Segundo ele, o planejamento original era testar os aerofólios na área de inspeção da própria federação, antes do treino livre da manhã. Porém, os comissários não liberaram o uso dos equipamentos oficiais, arruinando a programação. Por isso, a escuderia optou pela estratégia de segurança, mesmo já tendo avaliado o comportamento das peças em sua própria sede.
“Nós e várias outras equipes testamos esses materiais antes que cheguem à pista, [mas] as tolerâncias de rigidez e dimensões são muito pequenas. Todos fazem avaliações próprias, mas também testes em situações críticas com os equipamentos da FIA. Se você não pode fazer isso, corre um risco inerente”, explicou.
Apesar do problema, o dirigente não culpou a entidade pela mudança nos planos. “Eles não têm obrigação de disponibilizar o uso dos equipamentos em um sábado de manhã, então não tem por que criticá-los. Foi o risco que corremos. Sem essa checagem, não era prudente seguir adiante [com o uso das asas]“, ressaltou.
Mesmo sem os novos aerofólios, Sergio Pérez conseguiu uma positiva oitava posição no grid, superando pela primeira vez o companheiro Jenson Button em grids de largada. O campeão inglês foi uma das decepções do dia, amargando um 14º lugar.

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