28 de mai. de 2013

Como seria a van BMW que nunca existiu?


bimmervan

De todos os carros que nunca existiram, o que eu mais lamento é a ausência de uma van BMW. Comecei a pensar nisso devido aos boatos de que a BMW está preparando uma minivan para um futuro próximo. Na verdade, acho que eles são a única das grandes fabricantes que nunca fez uma van ou um veículo comercial. Mas e se eles tivessem feito uma, como ela seria?

Obviamente há aquelas marcas menores e especializadas em certos tipos de carros, como a Morgan e a Lamborghini, que nunca fizeram vans com a sua marca, mas estou pensando nas fabricantes de grande volume. Assim a BMW é a única que evitou construir caixotes motorizados. Todos os seus irmãos alemães — Mercedes-Benz, DKW/Auto Union/Audi e Volkswagen — fizeram algum tipo de van.
Havia uma enorme demanda para vans pequenas de entrega e de passageiros na Alemanha e por todo o planeta no período pós-guerra, especialmente na era de grande desenvolvimento econômico durante os anos cinquenta e sessenta. Teria sido a época ideal para a BMW lançar uma van competitiva no mercado. Por que será que eles nunca a fizeram?
A BMW certamente sabe trabalhar em vários segmentos do mercado. Nessa época eles faziam carros esportivos como o 507, carros médios como o Neue Klasse, e minúsculos Isetta e 600 para os mais econômicos. Adicione aí também sua linha de motocicletas para aumentar ainda mais a variedade de veículos. Não faz sentido que eles nunca tenham pensado em fazer uma pequena van.
BMW-600-1957-1959-Photo-04
Isso foi o mais próximo de uma van que a BMW chegou a fabricar.
Como todos sabemos, eles nunca pensaram nisso mesmo. Mas fiquei imaginando como ela seria e fiz alguns esboços para ilustra como eu acho que seriam estas vans BMW em um universo paralelo no qual a BMW as fabricou.
Como a maioria de seus concorrentes, acho que esta van seria baseada em um de seus carros. Acho que o 1602/2002 faria mais sentido se a van tivesse sido fabricada no começo dos anos sessenta, quando todas as marcas tinham a sua.
Acho que o entre-eixos e o chassi seriam os mesmos do 2002, mas com o eixo dianteiro deslocado para a dianteira, e a coluna de direção reposicionada para liberar espaço na cabine. O motor de quatro cilindros seria o mesmo do 2002, e invadiria um pouco a cabine, como algumas vans asiáticas. Todo o acabamento e demais componentes estéticos seriam do 2002.
Acho até que o visual retangular do Neue Klasse com a linha de cintura cromada ficaria muito bem em uma van – e ela teria até mesmo o Hofmeister kink na janela lateral.
vanbmw
Como as demais vans de sua época, aposto que ela teria uma variação picape e outra para campismo. Cara, agora eu quero muito uma destas. Se alguém tiver tempo livre e recursos ilimitados, seria um belo projeto construir uma dessas a partir de uma van dos anos sessenta como a Kombi ou a Schnellaster e algumas peças do BMW 2002.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: