25 de mai. de 2013

Button: "Perdemos chance de estar entre os cinco primeiros"; veja declarações

Inglês acha que seria possível colocar a McLaren pela primeira vez nesse grupo em um grid de largada da temporada, não fosse um problema na bomba de combustível

Jenson Button, da McLaren, em Monte Carlo (Divulgação/McLaren)Jenson Button, da McLaren, em Monte Carlo (Divulgação/McLaren)

McLAREN
Sergio Pérez: 7º (1min15s138)
Jenson Button: 9º (1min15s647)
Na “hora H” do classificatório em Monte Carlo, Jenson Button teve seu desempenho atrapalhado por um problema na bomba de combustível, que o fez perder rendimento justamente na última tentativa do Q3. Não fosse isso, o inglês acredita que poderia ter colocado a Mclaren pela primeira vez entre os cinco primeiros de um grid em 2013. “Quinto [era uma posição alcançável], mas é preciso fazer uma volta que te dê direito a esse resultado, e não fizemos.
O ritmo estava bom nas diferentes condições, mas eu fui acometido por esse problema. Ele ficou pior perto do fim da sessão e, em minha volta derradeira, eu não conseguia nem colocar a sétima marcha na reta principal, então não tinha como continuar. É uma pena, porque temos feito um grande trabalho neste fim de semana e, definitivamente, progredimos”, lamentou.
Com a falha mecânica de Button, Sergio Pérez teve a chance de superá-lo pela segunda vez seguida em colocações de largada, registrando também seu melhor resultado em classificações desde que ingressou na equipe. Ainda assim, o mexicano não encontrou motivos para festejar. “Não é legal quando você cruza a linha de chegada, sente que fez uma mega volta e descobre que ficou só em sétimo. De qualquer forma, tive um desempenho realmente forte hoje e sinto que maximizei o potencial do carro. O time tem feito um trabalho fantástico no fim de semana e espero que possamos manter esse nível na corrida, marcando bons pontos”, frisou.
MERCEDES
Nico Rosberg: 1º (1min13s876)
Lewis Hamilton: 2º (1min13s967)
A experiência de não conseguir converter as poles do Bahrein e da Espanha sequer em um lugarzinho no pódio deixou Nico Rosberg vacinado em Monte Carlo, mesmo com o retorno à colocação de honra no grid. “Estou contente por sair em primeiro, mas sofremos muito na corrida de Barcelona, terminando 70 segundos atrás do vencedor. Estamos melhorando, mas [o desgaste dos pneus] é a nossa fraqueza. Espero que seja melhor do que em Barcelona, mas ainda assim é uma fraqueza”, afirmou o realista alemão.
Mesmo tendo sido superado pelo companheiro de Mercedes pelo terceiro classificatório consecutivo, Lewis Hamilton demonstrou alívio com a presença na primeira fila do grid. “Estou sofrendo durante todo o final de semana, tendo dificuldade com o carro. Fiquei realmente contente por estar aqui [em segundo], fechando a primeira fila da equipe. É uma grande melhora para mim, considerando todos os treinos”, ponderou.
Mercedes de Rosberg atrás da Marussia de Jules Bianchi, pouco antes do início da sessão: carro do francês já esfumaçava antes de sair dos boxes
Mercedes de Rosberg atrás da Marussia de Bianchi, pouco antes do início da sessão: carro do francês já esfumaçava antes mesmo de sair dos boxes
RED BULL
Sebastian Vettel: 3º (1min13s980)
Mark Webber: 4º (1min14s181)
Apesar do otimismo em relação às chances para o domingo, já que está atrás apenas das duas Mercedes – e à frente de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, seus rivais mais próximos na tabela de pontuação -, Sebastian Vettel acha que poderia ter ficado com a pole do GP de Mônaco. “Acho que havia um pouco mais [para extrair] do que o décimo que eu perdi, e eu poderia fazer isso hoje. Só que não consegui encaixar isso na última tentativa. Não há ninguém para culpar a não ser eu mesmo”, reconheceu.
Dadas as condições complicadas em que a classificação foi realizada, com a pista alternando entre o seco e o molhado em vários momentos, Mark Webber se mostrou bastante satisfeito com o quarto posto. “É muito fácil cair para trás quando se tem uma sessão nessas condições, mas conseguimos sobreviver a todas as fases e encaixar um esforço organizado. Você sempre pode olhar para a folha de tempos depois e achar que poderia ter feito as coisas diferente, mas no calor do momento você toma as decisões de acordo com o que acha ser certo, e no geral não fomos tão mal”, explicou.
LOTUS
Kimi Raikkonen: 5º (1min14s822)
Romain Grosjean: 13º (1min18s603)
Kimi Raikkonen foi mais um piloto a encerrar o sábado no Principado com a sensação de que não poderia ter ido além da posição que alcançou na definição da ordem de partida. “Foi um dia difícil, por conta do clima, mas é a mesma coisa para todos os pilotos. Fiquei feliz por termos avançado ao Q3 e a quinta colocação é mais ou menos o máximo que poderíamos ter feito, dada diferença de sete décimos para o carro à frente. Não sei o que vamos poder fazer na corrida, já que não temos um cenário claro de qual será a estratégia dos outros, mas com certeza vamos descobrir amanhã”, resumiu.
No início da sessão, Romain Grosjean sequer sabia se teria condições de levar o carro à pista. O francês havia batido no treino livre da manhã, assim como Felipe Massa. Contudo, a Lotus foi mais eficiente para arrumar seu E21 e o permitiu avançar até o 13º posto. “O time fez um trabalho inacreditável para preparar o carro. Sou extremamente grato a todos. Eu realmente estou devendo uma a eles e acho que vou ter que pagar mais bebidas”, brincou. “Tínhamos carro para conquistar algo muito bom na classificação, mas fiquei preso atrás de Daniel [Ricciardo] no Q2, quando a pista estava ficando mais seca e veloz. O que dizer? Isso é Mônaco”, explicou.
FERRARI
Fernando Alonso: 6º (1min14s824)
Felipe Massa: 22º (sem tempo)
Desiludido após o desempenho abaixo da média na definição de grid deste sábado, Fernando Alonso praticamente descartou suas chances de vitória em Monte Carlo. Seu foco agora é tentar terminar à frente de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, seus principais adversários na luta pelo campeonato. “Esta não é a melhor posição de classificação para quem quer brigar pela vitória. Nada é impossível na F1, mas é muito improvável que lutemos para vencer”, disse.
O sábado monegasco não foi nada agradável para Felipe Massa. Um forte acidente no treino livre o deixou de fora da classificação e, consequentemente, em último no grid de largada. “Este é o pior lugar para ter esse tipo de problema, mas acho que temos que nos manter otimistas e tentar tudo o que for possível na corrida”, declarou o brasileiro.
Carro da Force India deixa a curva da Tabacaria, chamando a atenção da arquibancada
Carro da Force India deixa a curva da Tabacaria, chamando a atenção da arquibancada
FORCE INDIA
Adrian Sutil: 8º (1min15s383)
Paul di Resta: 17º (1min26s322)
Adrian Sutil conseguiu um bom desempenho na classificação deste sábado em Mônaco e colocou a sua Force India no Q3 para ficar com a oitava colocação do grid. O alemão destacou o difícil trabalho de estratégia por causa da chuva e disse que mira um pódio na corrida.
“As condições eram bem complicadas com a pista metade molhada e metade seca. Nunca sabíamos se estava realmente secando ou se mais viria mais chuva, então, foi importante estar com os pneus certos no momento certo. Amanhã, vou forçar para evoluir. Um pódio é o meu objetivo e com sete carros à minha frente, tudo é possível com uma boa estratégia.”
O outro piloto da equipe indiana não teve uma atuação tão boa. Paul di Resta ficou fora logo na primeira fase da tomada e, ao contrário do companheiro, a estratégia do time não funcionou tão bem com ele.
“Falhamos em mostrar hoje, o que é uma pena porque fomos muito fortes no molhado. Os pneus intermediários funcionaram bem para mim, mas nós não lemos as condições bem o suficiente no pitwall. Precisei de um jogo de pneus intermediário novos no final da sessão, mas quando percebemos que que já era muito tarde. É uma posição complicada para largar amanhã por causa da velocidade que tínhamos hoje.”
TORO ROSSO
Jean-Éric Vergne: 10º (1min15s703)
Daniel Ricciardo: 12º (1min18s344)
Um dos destaques deste sábado com pista molhada, Jean-Éric Vergne celebrou sua primeira visita à terceira fase da classificação no ano. Porém, o francês preferia que a chuva tivesse continuado a cair sobre a cidade-estado, já que seu bólido estava mais competitivo nesse cenário. “Mesmo com o traçado seco, eu consegui uma boa volta, embora tenha abortado minha última tentativa, já que não iria conseguir melhorar. Isso significa que estamos progredindo a cada etapa. Acho que nosso desempenho em situação de corrida deve ser ainda melhor, então estamos esperando por um bom resultado, independente das condições climáticas”, previu.
Ao contrário do colega, Daniel Ricciardo deixou o cockpit do STR8 com certo ar de decepção. “Acho que desperdiçamos uma oportunidade nesta tarde. Com essas condições adversas, eu queria muito ter ido ao Q3, e a possibilidade estava lá. Só que não fomos rápidos com os [pneus] intermediários e, depois disso, acho que deveríamos ter feito melhor com os supermacios. Por isso, ainda temos certo trabalho a fazer até a corrida”, apontou.
Esteban Gutiérrez, da Sauber, em Monte Carlo
Esteban Gutiérrez, da Sauber, em Monte Carlo
SAUBER
Nico Hulkenberg: 11º (1min18s331)
Esteban Gutiérrez: 19º (1min26s917)
Nico Hulkenberg lamentou a decisão tarde de trocar seus pneus intermediário pelos de pista seca no Q2, o que, em sua opinião, tirou a sua chance de passar à fase final da classificação. O alemão disse que espera agora por uma boa corrida em Mônaco, visando escapar dos problemas que normalmente a prova trás.
“Foi uma classificação desafiadora. Seria possível ir ao Q3 já que fiquei fora por seis décimos. Mas trocamos para os supermacios muito tarde e tive apenas uma volta, então, perdi a oportunidade. No entanto, em condições mistas como estas em Mônaco, podemos ficar contentes em termos ficado fora de problemas. É uma das corridas mais desafiadoras, mas estou ansioso por ela, pois Mônaco tem suas próprias regras e, no final, este é o motivo de eu gostar tanto daqui.”
Em 19º, Esteban Gutiérrez lamentou o resultado e admitiu que uma recuperação nas apertadas ruas de Monte Carlo é um trabalho bem difícil. “Foi uma classificação decepcionante, pois não estivemos bem e nosso ritmo com pneus intermediários não era bom o suficiente. Vai ser uma corrida complicada amanhã, considerando que é muito difícil ultrapassar aqui em Mônaco.”
WILLIAMS
Valtteri Bottas: 14º (1min19s077)
Pastor Maldonado: 16º (1min21s688)
Valtteri Bottas admitiu que ainda não está satisfeito com o atual desempenho do carro da Williams, apesar de estar otimista para a evolução do modelo. O finlandês explicou que saindo da 14º posição, deve ter uma prova complicada no meio do tráfego.
“As condições não eram boas hoje já que mudavam a todo o tempo. Fizemos o melhor que podíamos e apesar do carro não estar onde queríamos, estamos em uma boa posição em termos de conhecimento da direção de desenvolvimento a seguir. A corrida será difícil com alguns carros rápidos largando atrás de nós, mas estou confiante de que poderemos acelerar e ganhar algumas posições.”
Largando atrás do companheiro, Pastor Maldonado explicou que seu carro não funcionou tão vem no seco como vinha no molhado, condição em que foi o mais rápido no Q1. “Fomos rápidos no Q1 e conheço muito bem esta pista e em condições úmidas sei onde posso arriscar. Quando foi ficando seco, o carro não trabalhou tão bem, já que as rodas dianteiras travavam muito. Acho que era possível ficar entre os 10 primeiros, especialmente se continuasse molhado.”
Pastor Maldonado, da Williams, em Monte Carlo
Pastor Maldonado, da Williams, em Monte Carlo
CATERHAM
Giedo van der Garde: 15º (1min19s408)
Charles Pic: 18º (1min26s633)
Aproveitando-se das condições de pista úmida neste sábado, Giedo van der Garde surpreendeu com a sua Caterham e chegou à sua fase da classificação. O holandês, que faz sua temporada de estreia na F1, destacou a boa estratégia de seu time na escolha do momento da troca de pneus do Q1.
“Eu disse desde o começo do ano que eu iria progredir, e hoje mostrei o quão longe nós podemos chegar após apenas seis corridas, e tem mais por vir. No Q1, saímos muito cedo por causa da previsão de mais chuva. Não foi o caso, mas acertamos o momento da parada e tivemos quatro voltas rápidas com intermediários no final do Q1, o suficiente para me levar ao Q2. Eu largo entre as duas Williams e tenho feito boas largadas este ano, então, espero ter outra, evitando uma confusão como a da GP2 na sexta-feira.”
Charles Pic lamentou o tráfego em suas voltas no final do Q1 que o impediu de tirar voltas mais rápidas no melhor momento da pista, mesmo assim elogiou o trabalho da equipe e de seu companheiro.
“Primeiro quero parabenizar o Giedo e toda a equipe hoje. Claro que é decepcionante que eu não tenha ido com o meu companheiro ao Q2, mas foi por pouco e a equipe fez um bom trabalho para dar a nós dois a chance hoje. Temos um bom ritmo de corrida aqui, então, vamos ver o que acontece amanhã.”
MARUSSIA
Max Chilton: 20º (1min27s303)
Jules Bianchi: 21º (sem tempo)
Atrás das duas Caterhams mesmo com a pista em condições especiais, Max Chilton lamentou o fato de não ter aproveitado ao máximo a situação do traçado na classificação. “Naturalmente, eu esperava por uma posição melhor de grid, porque tudo aqui em Mônaco gira em torno disso. Acho que exigi demais de meus pneus muito cedo e aí, quando a pista ficou mais seca, eles não estavam lá [em seu melhor nível de rendimento]. Foi frustrante, porque a corrida será longa. Parece que o clima vai ser bom, então preciso de uma primeira volta limpa para poder aproveitar cada oportunidade que aparecer”, relatou.
Já o colega Jules Bianchi estacionou seu MR02 poucos metros após sair pela primeira vez dos boxes, por conta de uma falha mecânica ainda não identificada. “É claro que eu estava esperando por uma boa oportunidade na classificação, portanto é muito decepcionante nem participar da sessão. Temos que ver o que vai acontecer. Acho que a corrida deve ser emocionante para todos e, como as coisas podem não transcorrer de forma tranquila no meio do pelotão, temos de ficar focados, fazer o melhor trabalho possível nessas circunstâncias e ver o que acontece”, finalizou.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: