15 de abr. de 2013

WEC: Audi faz dobradinha em Silverstone; time de Senna vence na GT

Equipe Delta-ADR, de Antônio Pizzonia, fica com a vitória na classe LMP2

Protótipo Audi R18 e-tron quattro, em Silverstone (Foto: Audi)Protótipo Audi R18 e-tron quattro, em Silverstone (Foto: Audi)
 
A Audi devolveu o domínio que a Toyota tinha imposto na classificação das 6 Horas de Silverstone e dominou a corrida deste domingo, conquistando uma dobradinha na prova, que abriu a temporada 2013 do Mundial de Endurance.

Os protótipos R18 e-tron mostraram um redimento melhor logo que os concorrentes logo nas primeiras voltas, e não demorou para assumirem a ponta e começarem a abrir para os TS030.
Com uma boa margem, a marca alemã ainda se deu ao luxo de ver uma forte disputa interna entre seus dois carros, que estavam uma volta à frente dos dois Toyota na segunda metade da prova, e, em um final emocionante, o viu o R18 #2 ultrapassar, com Allan McNish ao volante no trecho final, ultrapassou o #1, pilotado por Benoit Tréluyer no momento, a apenas cinco minutos do final. Os dois receberam a bandeira quadriculada separados por 3s4.

Para a Toyota restou a terceira e quarta posições, à frente ainda dos dois carros Lola da equipe Rebellion, eu até fizeram um bom início de prova, desafiando equipes das duas montadoras da LMP1, mas, ao longo da prova, não resistiu ao ritmo melhor das adversárias.
Na classe LMP2, domínio total do time inglês Delta-ADR, que, com Antônio Pizzonia entre seus pilotos, liderou praticamente toda a corrida com seu protótipo Oreca 03-Nissan, e terminou uma volta à frente do rival mais próximo, um Morgan-Nissan da OAK Racing.
O Brasil ainda viu outro piloto do país subir no lugar mais alto do pódio, com Bruno Senna, que em sua estreia pela Aston Martin, ficou com a vitória na classe GTE Pro, ao lado dos companheiros Darren Turner e Stefan Mücke. O trio terminou a prova com uma volta de vantagem para o segundo colocado da classe, a AF Corse, equipe com apoio oficial da Ferrari, e que correu com a dupla formada pelo ex-F1 Kamui Kobayashi e o finlandês Toni Vilander.
Pitstop da equipe Aston Martin, de Bruno Senna, durante as 6 Horas de Silverstone (Foto: Jean Michel Le Meur/DPPI)
Pitstop da equipe Aston Martin, de Bruno Senna, durante as 6 Horas de Silverstone (Foto: Jean Michel Le Meur/DPPI)
A Aston, por sinal, também levou a vitória na GTE Am, comprovando o seu grande início de temporada, com o trio Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Allan Simonsen. A Larbre Competition, que tem entre seus pilotos o brasileiro Fernando Rees, ficou com a segunda posição com seu Corvette C6, três voltas atrás.
A próxima etapa do WEC acontece no dia 4 de maio, com as 6 Horas de Spa-Francorchamps, que, além de marcar a segunda prova da temporada, ainda antecede as 24 Horas de Le Mans.
Resultado Final – 6 Horas de Silverstone (cinco primeiros por classe):

LMP1  
Pos. Equipe/Modelo/Pilotos Final
1º. Audi #2 R18 e-tron quattro (Tom Kristensen/Loic Duval/Allan McNish), 197 voltas em 6h00min01s686
2º. Audi #1 R18 e-tron quattro (André Lotterer/Benoit Tréluyer/Marcel Fassler), a 3s462
3º. Toyota #8 TS030 – Hybrid (Anthony Davidson/Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin), a 1 volta
4º. Toyota #7 TS030 – Hybrid (Alexander Wurz/Nicolas Lapierre), a 1 volta
5º. Rebellion #12 Lola B12/60 Coupé-Toyota (Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld), a 4 voltas




LMP2
1º. Delta-ADR #25 Oreca 03-Nissan (Tor Graves/Antônio Pizzonia/James Walker), 184 voltas em 6h01min22s670
2º. OAK #24 Morgan-Nissan (Olivier Pla/David Heinemeier/Alex Brundle), a 1 volta
3º. Greaves #41 Zytek Z11SN-Nissan (Chris Dyson/Michael Marsal/Tom Kimber Smith), a 4 voltas
4º. Pecom #49 Oreca 03-Nissan (Luis Perez Companc/Nicolas Minassian/Pierre Kaffer), a 5 voltas
5º. OAK #35 Morgan-Nissan (Bertrand Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowmann), a 5 voltas




LMGTE Pro
1º. Aston Martin #97 Vantage V8 (Darren Turner/Stefan Mucke/Bruno Senna), 171 voltas em 6h00min45s343
2º. AF Corse #71 Ferari F458 Italia (Kamui Kobayashi/Toni Vilander), a 1 volta
3º. Aston Martin #99 Vantage V8 (Paul Dalla Lana/Frédéric Makowiecki/Pedro Lamy), a  1 volta
4º. Porsche AG Manthey #92 911 RSR (Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas), a 1 volta
5º. AF Corse #51 Ferrari F458 Italia (Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella), a 1 volta




LMGTE Am
1º. Aston Martin #95 Vantage V8 (Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Allan Simonsen), 169 voltas em 6h01min33s606
2º. Larbre #50 Chevrolet Corvette C6-ZR1 (Patrick Bornhauser/Julien Canal/Fernando Rees), a 3 voltas
3º. 8 Star #81 Ferrari F458 Italia (Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Philipp Peter), a 4 voltas
4º. Aston Martin #96 Vantage V8 (Roald Goethe/Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter), a 4 voltas
5º. Proton #88 Porsche 911 GT3 RSR (Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti), a 4 voltas

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: