5 de abr. de 2013

Quanto vale a exclusividade de um Audi A2 no Brasil?


audi a2 (3)

Você lembra daquela vez em que a Audi resolveu fazer uma minivan cheia de excentricidades e… ah, você não lembra? Então eu lhe reapresento o Audi A2, que é raro até mesmo no Velho Mundo, mas está à venda no Brasil.

O Audi A2 começou a ser projetado em 1993, com a proposta de criar um veículo “de três litros” — que rodasse 100 km com três litros de combustível, o padrão de medida de consumo usado na Europa. Isso dá 33,3 km/l.
E eles chegaram perto: o Audi A2, cujas formas finais ficaram bem próximas das do conceito AL2, era todo feito em alumínio e pesava pouco mais de 850 kg, que ajudavam a versão 1.2 TDi, que usa um motor turbodiesel de três cilindros, rodar 29 km/l. O A2 mais “beberrão” é o 1.6 TSI, que faz 18 km/l.
Mas as qualidades do A2 não se resumem à economia de combustível. Exageramos um pouco quando o chamamos de minivan, mas o fato é que o A2 não é um hatchback comum. Ele é quase um monovolume, com capô pouco pronunciado e teto alto. Eu o chamaria de Classe A da Audi. O interior é amplo e funcional, cheio de porta-objetos, e o banco traseiro é rebatível na proporção 60/40, tornando o transporte de carga bastante flexível.
audi a2 (1)
Suas estranhezas ficam por conta do vidro traseiro em forma de L, que envolve boa parte do teto, e pela forma inusitada como é feita a manutenção básica do motor: em vez de abrir todo o capô, você só puxa a grade, que é meramente decorativa, para fora. Caso precise fazer algo mais abrangente do que conferir óleo e água, você pode remover o capô inteiro soltando dois parafusos. Este post no Autoentusiastas ilustra bem o sistema.
audi a2 (4)
Parece que toda marca “de luxo” alemã tem seu “filho bastardo”. Tal como o primeiro Mercedes Classe A, o carro não foi bem compreendido quando chegou, e nunca vendeu muito. Foram 176.377 unidades produzidas em cinco anos — muito pouco para um veículo com sua proposta.
audi a2 (2)
Em uma rápida pesquisa para escrever este post, reunimos informações que podem indicar que este é o único Audi A2 em território nacional e este é o argumento para justificar o preço cobrado: R$ 58.000.
Se o anúncio no Webmotors for preciso, trata-se de um 1.4 a gasolina, portanto entrega 75 cv enquanto roda  18 km por litro de combustível consumido. Não é a potência que se espera de um Audi que custa tudo isso, mas a proposta deste carro não é ser o mais rápido, e sim moderado no consumo.
Tive um Audi A2 em miniatura quando era mais novo. Ele era azul e eu só comprei porque achei bonito — sim, minhas preferências automotivas são estranhas desde sempre. Se alguém já o conhece ou se interessar por este carro e acabar comprando-o, eu adoraria saber se vale a pena ter o carro de verdade.
Ou você pode simplesmente comprar um A3…
Sugestão enviada pelo leitor Lucas Tezolin
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: