8 de abr. de 2013

Sim, os carros cresceram — mas quanto?


Audi-S3-Sedan-2

Os carros sempre crescem quando mudam de geração. É esse o jogo da evolução, já que os consumidores querem carros mais potentes, silenciosos e espaçosos. Mas até onde já chegamos? Para alguns fabricantes, dá para dizer quer as coisas saíram do controle.

Vamos pegar a Audi como exemplo. O Audi S3 2015, apresentado em Nova York recentemente, estará disponível como sedã pela primeira vez. Muita gente apontou que o tamanho dele é equivalente ao do primeiro Audi A4, lançado em 1995. O A4 já passou por três revisões bem abrangentes e agora é um veículo bem maior, deixando espaço na linha da Audi para um modelo do tamanho do velho velho velho A4.
carros cresceram (1)
Justiça seja feita: O A3 sedã não é propriamente maior do quje o A4 B5 — na verdade ele é 3 cm  mais curto e ligeiramente mais baixo, embora sua largura seja 6 cm maior. No mais, ele lembra muito o antigo carro já foi o menor sedã da marca de Ingolstadt.
Esta obsessão com números me fez ficar pensando: como os atuais carros compactos/médios se comparam aos médios/grandes de duas décadas atrás. Eis alguns exemplos que encontrei em minha pesquisa:

New Fiesta Sedan vs. Ford Escort Sedan

carros cresceram (8) 1359238415_476811296_1-Fotos-de--Escort-SW-GLX-18i-16V-Completo-Sedan-Impecavel-Baixa-Km
O New Fiesta Sedan é 12 cm mais longo que um Ford Escort sedan do fim dos anos 1990 — um modelo que competia num segmento ao qual pertence hoje o Focus sedan. O New Fiesta também é 2 cm mais largo e assustadores 6 cm mais alto — reflexo da verticalização na arquitetura dos carros modernos. Não dá para perceber só de olhar, mas os números não mentem: o New Fiesta é enorme para um compacto.

Mercedes-Benz CLA vs. Mercedes-Benz Classe C (W202)

carros cresceram (2) carros cresceram (3)
Especialmente se comparado ao Classe C da década de 1990, o CLA parece esbelto e atlético. A Mercedes ainda fazia carros retilíneos e as curvas demorariam anos para fazer parte da linguagem de design da marca. Então fiquei bem surpreso ao descobrir que o CLA é 12 cm mais longo que o velho C. Os 5 cm a mais de largura não surpreendem, mas o é estranho descobrir que o “cupê de quatro portas”, que é o CLA, ser 1,25 cm mais alto que aquele antigo sedã quadrado certamente é esquisito. Agora eu quero comparar todos os Mercedes velhos com os modernos. Aguardem.

Dodge Dart vs. Chrysler Stratus

carros cresceram (7)carros cresceram (4)
É difícil vê-lo por aqui, mas o Chrysler Stratus (Dodge Stratus nos EUA) tinha uma característica de design bem interessante: o capô era mais longo do que comprido, graças à cabine deslocada para a frente — bem característico dos anos 90. Como um todo, o Stratus era um carro bem largo para sua época. O Chrysler/Dodge Neon era bem menor do que o Stratus, mas seu sucessor, o Dart, é até mais largo do que o Stratus. Embora o Dart ainda seja 5 cm mais curto, sua altura é impressionantes 10 cm maior.

BMW Série 1 coupe vs. BMW Série 3 coupe (E36)

carros cresceram (5) carros cresceram (6)
O Série 1 cupê é o BMW atual favorito de muita gente porque ele talvez seja o que melhor lembre como era dirigir um BMW antigamente. Ele também é o menor carro da marca, o que é bom, porque os BMW estão cada vez maiores — até o Série 3 parece gigantesco. Então como o Série 1 se compara ao E36? O antigo ainda é mais de 5 cm mais longo, mas o Série 1 é 5 cm mais alto e mais largo.
Ok, então o BMW de entrada ainda não se tornou um carro gigantesco, mas sabemos que vocês se lembram de vários outros carros que, quando encontram na rua, pensam “caramba, como ele cresceu!” — pelo menos eu penso nisso. A caixa de comentários é de vocês!
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: