21 de abr. de 2013

Hamilton exalta melhora do ritmo ao longo da prova; veja declarações

Confira como os 22 pilotos do grid avaliaram os resultados do GP do Bahrein, quarta etapa da temporada 2013 da F1

Lewis Hamilton, da Mercedes, em Sakhir (XPB)Lewis Hamilton, da Mercedes, em Sakhir (XPB)

MERCEDES
Lewis Hamilton: 5º
Nico Rosberg: 9º
Bastante apagado na primeira metade do GP do Bahrein, Lewis Hamilton enalteceu a forma como o modelo W04 melhorou de rendimento na parte final da corrida, permitindo a ele escalar o pelotão para salvar um quinto lugar. “Estou muito, muito feliz. A prova começou tão mal… Eu Fiz uma largada terrível e estava muito lento, sem nenhuma velocidade.
Não importava o que eu fizesse com o carro, ele não ia mais rápido. De repente, algo aconteceu após o segundo pitstop e ele passou a reagir diferente. Aí eu pude apertar o ritmo de novo. No início, eu era uma presa fácil, mas depois foi legal poder fazer algumas ultrapassagens. O carro ficou repentinamente maravilhoso”, destacou.
Para Nico Rosberg, o caminho trilhado em Sakhir foi o inverso. Largando da pole, o alemão foi caindo aos poucos, até terminar em uma elegíaca nona colocação. “Foi um dia inacreditável, muito ruim. Comecei forte e estava feliz com a chance de terminar no pódio, mas depois descobri que seria difícil. Recapitulando, não tive uma boa sensação [com o carro] em nenhum momento do dia. É claro que fomos os mais rápidos ontem [sábado], então algo tem que estar certo, mas precisamos evoluir mais para a corrida”, frisou.
RED BULL
Sebastian Vettel:
Mark Webber: 
Com uma liderança folgada durante a prova, o que lhe garantiu a vitória, Sebastian Vettel, ao analisar a prova, afirmou ter ficado surpreso com o ritmo de sua Red Bull. “Acho que [o desempenho] foi bastante dominante hoje, algo que certamente não estava nas expectativas”
Já para Mark Webber , a prova começou com um bom ritmo, mas então o foco tornou-se apenas manter bem os pneus. “O início não foi muito ruim, mas nós perdemos um pouco de tempo no segundo stint, que foi literalmente um desastre em relação ao ritmo. No meio da prova eu imaginei que pudesse alcançar o pódio, mas ai tudo começou a ser sobre manter os pneus, e existe uma tênue linha entre manter os pneus e correr. Mas no final foi uma boa batalha com Lewis [Hamilton]. Mesmo sem nenhum dos dois ter pneus sobrando, corremos o melhor que pudemos”
LOTUS
Kimi Raikkonen:
Romain Grosjean:
Após conquistar uma segunda posição no Bahrein, Kimi Raikkonen afirmou que foi o máximo que a equipe ia conseguir, pois não tinha a velocidade necessária para alcançar a Red Bull de Sebastian Vettel. “Acho que no geral não tínhamos velocidade para bater a Red Bull neste final de semana”.
Romain Grosjean exaltou seu resultado, afirmando que agora espera que tenha melhores desempenhos nas corridas, e disse também que a Lotus está finalmente se encontrando no campeonato: “Estamos onde deveríamos estar”.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 4º
Adrian Sutil: 13º
Paul di Resta, ao analisar sua boa prova, em que manteve um bom ritmo, minimozou não subir ao pódio, e exaltou o fato de ter conseguido terminar com o pelotão da frente.
“É ótimo um quarto lugar, em uma corrida que provavelmente foi a minha melhor até agora. O pódio estava bem próximo, mas com nossa estratégia estaríamos vulneráveis no fim da corrida, especialmente com Grosjean, que tinha dois jogos de pneus médios. Chegaremos ao pódio um dia, espero que logo, mas para agora podemos ficar bem felizes com os pontos que conseguimos hoje”.
Diferente de seu companheiro de equipe, Adrian Sutil lamentou o incidente com Massa no início da prova, afirmando ter perdido muito tempo ao ter que retornar aos boxes.
“Estou desapontado em ter um furo no pneu em uma prova que parecia tão promissora. Meu início foi limpo e eu estava disputando com o Massa. Eu estava do lado de fora, dei para ele muito espaço, mas ele fez contato comigo, com minha roda dianteira, e consegui um furo imediatamente. Tive de parar e perdi muito tempo, o que acabou com minhas chances de marcar pontos. Mas estou feliz pelo time, e o quarto lugar de di Resta. Ainda existem mais corridas para vir e das próximas vezes iremos pontuar com ambos os carros.
MCLAREN
Jenson Button: 10º
Sergio Pérez:
Jenson Button, após disputar posições com seu companheiro de equipe, desaprovou a atitude do mexicano, afirmando que o piloto foi “muito agressivo”,  e que ele estragou a boa corrida que vinha tendo.
Sergio Pérez, ao analisar a corrida, admitiu ter sido um pouco agressivo para cima de Button, mas ressaltou como ele foi gentil e um “grande cara” após a corrida.
“Foi uma corrida incrível. No geral, foi um final de semana sólido para nós, conseguimos extrair o máximo do carro. Eu acho que fui um pouco agressivo na pista hoje, bater pneus com Jenson [Button] foi um pouco arriscado, um pouco demais, mas a equipe não desaprovou em nenhum momento minha atitude. Ele foi calmo e amigável após a corrida, o que foi ótimo. Mas isso não é uma surpresa, porque ele é um grande cara e um grande piloto”.
FERRARI
Fernando Alonso:
Felipe Massa: 15ºt
Fernando Alonso, logo no início da prova, mostrou um problema mecânico em sua asa traseira móvel, e ao comentar sobre o assunto, o espanhol lamentou o fato. “Tivemos muito azar.”
Felipe Massa, após ter um toque com Sutil e ter de parar logo no início,  também não se mostrou satisfeito com sua atuação no Bahrein, e disse que “não consigo encontrar uma explicação para tantas coisas negativas”.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 11º
Valtteri Bottas: 14º
Pastor Maldonado avaliou seu desempenho durante a prova como o máximo que poderia ter feito, em vista os problemas que a equipe vem enfrentando. “Considerando os problemas que estamos tendo, eu acho que tiramos 100% do carro hoje. Conseguimos trabalhar bem como equipe e mantendo bem os pneus, e a 11ª posição foi o máximo que poderíamos alcançar. Estamos nos focando para a próxima corrida, onde devemos dar um passo à frente. Devemos nos manter positivos, pois apesar de ser um momento difícil, ainda existem muitas corridas pela frente”, apontou o piloto.
Valtteri Bottas concorda com o companheiro, dizendo que a equipe precisa continuar trabalhando no carro para ter melhor desempenho no futuro. “A corrida foi definida pelos pneus traseiros hoje. Nos primeiros dois stints eu estava lutando com vários carros, então foi difícil manter os pneus e o ritmo. Os últimos dois stints foram melhoras, já que eu tinha um ar mais limpo. Nós sabemos que precisamos continuar trabalhando para conseguir ir melhor nas próximas corridas”, comentou.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 12º
Esteban Gutiérrez: 18º
Nico Hulkenberg lamentou o final de semana ruim, e afirmou que sua equipe ainda precisa melhorar na velocidade para se manter na briga. “Foi um final de semana difícil e frustrante. Estava claro desde o começo que iríamos lutar, já que não tínhamos velocidade suficiente. Estamos comendo muito os pneus traseiros também. Esse final de semana mostrou que precisamos de peças novas para Barcelona, procurando melhorar nossa velocidade e luta por pontos”.
Seu companheiro de equipe, Esteban Gutiérrez, concordou, afirmando que ainda existem melhorias para o carro do time antes da próxima etapa. “Eu esperava uma corrida difícil, e foi isso que tive. Precisamos encontrar mais velocidade. As coisas foram ok para nós, mas é claro que apenas terminar uma corrida não é suficiente, e precisamos melhorar. Temos que analisar a estratégia para poder trazer boas melhoras para Barcelona”.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 16º
Jean-Éric Vergne: não terminou
Daniel Ricciardo afirmou que, apesar do bom começo, teve de lutar com a velocidade de seu carro para se manter competitivo durante a prova. “Eu tive um bom começo, melhor que alguns dos caras ao meu redor, e consegui ficar na frente de Grosjean. Então, em algum ponto, eu travei os pneus e perdi uma posição ou duas. Toda a prova, nós lutamos com a velocidade. Precisamos ver exatamente o que está errado com o carro, uma vez que temos uma pressão aerodiâmica limitada”.
Jean-Éric Vergne lamentou seu incidente, e disse estar esperando pelas etapas europeias para tentar um novo começo para sua temporada. “Infelizmente para van der Garde, ele estava no lugar errado na hora errada, e foi um grande impacto, o que causou muitos danos ao carro. Depois que eu parei nos boxes, eu tentei continuar, mesmo com o carro naquelas condições, mas no final a equipe viu o que aquilo causou para o carro, e me fizeram abandonar a prova. As primeiras etapas não tem sido fáceis para mim, e eu espero que agora na Europa, seja um novo começo”.
CATERHAM
Charles Pic: 17º
Giedo van der Garde: 21º
Charles Pic exaltou seu resultado na pova, mas ressaltou o desempenho dos pneus como importante papel da corrida. “Essa foi nossa melhor corrida do ano até agora, em que o time deve ficar feliz com o resultado. Nos primeiros dois stints fui com pneus duros, e os mantive bem. Mas assim que comecei a ficar com menos combustível, a degradação aumentou um pouco. Acho que podemos pegar esse nosso desempenho como um bom passo e nos focar para o que vai vir na Espanha”.
Giedo van der Garde afirmou que o toque com Vergne arruinou sua corrida, mas que esta ansioso para um novo começo em Barcelona. “Não tive um bom começo, mas consegui chegar até a 16ª posição. Mas então vi que Vergne virou, e eu tentei desviar, sem sucesso. Quando fiemos contato, ele destruiu minha asa dianteira, e acabou com minha corrida logo na primeira volta. Mas tirando hoje, foi um bom final de semana para a equipe. As primeiras quatro corridas foram exatamente como imaginei, muito difíceis, mas estou aprendendo o tempo todo. Estou me sentindo bem, e não vejo a hora de começar de novo em Barcelona”.
MARUSSIA
Jules Biachi: 19º
Max Chilton: 20º
Jules Bianchi reclamou de como os pneus se comportaram durante a corrida, e afirmou que essa apenas não foi sua prova, e espera se sair melhor em Barcelona. “Uma corrida bastante difícil para nós hoje, e um final de semana complicado. Eu esperava que as coisas melhorassem para a corrida, mas lutamos muito com os pneus. Não há muito o que se dizer sobre aqui, só que não era nossa corrida. Agora o que temos que fazer é melhorar o carro para a próxima etapa em Barcelona.
Max Chilton também ressaltou o final de semana difícil e a luta com os compostos, mas afirmou ter melhorado em relação as corridas anteriores. “Tirando o difícil final de semana para nós, houveram alguns pequenos pontos encorajadores na corrida para nós. Tive um bom começo de prova, em que consegui ultrapassar as duas Caterhams por um tempo. Infelizmente lutamos com os pneus, mas fiquei feliz em mostrar que posso dirigir com o ritmo do carro, e apesar de não terminarmos na posição desejada, tive uma boa briga com meu colega de equipe”.

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: