15 de abr. de 2013

F-1:Interlagos pode sair do calendário da F1 já em 2014, ameaça Ecclestone

Organização do GP do Brasil, contudo, explica que reforma deve sair no início do ano que vem e que renovação com a FOM será anunciada ainda neste mês.

Largada do GP do Brasil de 2012 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP Photo)Largada do GP do Brasil de 2012 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP Photo)
O diretor da FOM (Formula One Management), Bernie Ecclestone, deu um ultimato ao autódromo de Interlagos. Em depoimento à publicação “O Estado de São Paulo”, o principal dirigente da F1 disse que o tradicional circuito corre risco de exclusão do calendário, caso a prefeitura da cidade não “dê garantias” de que o autódromo receberá reformas em 2014.

“Não vamos sequer usar o tradicional asterisco de ‘sujeito a melhorias no autódromo’. Temos de saber já antes, de São Paulo ou outra cidade do Brasil”, disse o chefão da F1, que atribuiu a presença da categoria no país às relações sentimentais com a república sul-americana.
“As promessas de reforma de Interlagos não foram cumpridas. Agora, chega. Não fosse a relação antiga e os sentimentos que me ligam ao Brasil, a F1 já não estava mais lá.”

Ainda em entrevista ao “Estadão”, Ecclestone disse ter alternativas no Brasil, caso São Paulo deixe o calendário. O dirigente se refere à proposta do governo de Santa Catarina, que planeja construir um autódromo próximo ao parque de diversões Beto Carrero World, em Penha, litoral norte do estado. O desenho do traçado ficaria a cargo do projetista alemão Hermann Tilke.
“Estive antes do Natal em Santa Catarina e confesso ter ficado impressionado com a disposição daquela gente em levar adiante o projeto de nos receber lá”, declarou Bernie, em entrevista ao jornal paulista.
“Acredito que se der o sinal verde eles iniciam imediatamente as obras. E o Rio de Janeiro também me procurou, mas lá seria um pouco mais difícil.”
No fim do ano passado, durante o GP do Brasil, Ecclestone já havia dito ao Tazio que apoiava a transferência do GP do Brasil para Santa Catarina. “Por quê não? Vimos isso acontecer entre Rio e São Paulo [no passado]”, explicou à época o representante magno da F1.
Bernie Ecclestone: descontente com Interlagos (Foto: Manish Sawrup/AP)
Bernie Ecclestone: descontente com Interlagos (Foto: Manish Sawrup/AP)
Empresa municipal responsável pelo autódromo, a SPTuris apresentou em maio de 2012 um projeto prevendo a criação de uma nova área nos boxes e de arquibancada para a atual temporada. As obras, contudo, foram deixadas de fora do orçamento da Prefeitura em 2013.
“O traçado é um dos melhores do mundo, com certeza. Mas a estrutura à disposição do público e das equipes é a pior do calendário. Não é preciso ser como isto aqui [referendio-se ao autódromo de Xangai, na China] mas deve atender às nossas necessidades operacionais”, declarou Ecclestone, sobre a questão.
Na manhã desta segunda-feira, a assessoria do GP do Brasil informou ao Tazio que a Prefeitura tenta contornar o problema com a FOM e que a reforma, como exige Ecclestone, será levada a cabo no ano que vem.
Ainda em abril, a Interpro, empresa que promove a corrida, deve anunciar a renovação de contrato com a FOM (Formula One Management) e a prefeitura até 2020.
A SPTuris, assim como a Prefeitura, no entanto, ainda não pronunciaram sobre o assunto.
A primeira versão do calendário da F1 sairá no próximo mês de julho.


Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: