15 de abr. de 2013

F-1:Button, 5º, lamenta falta de velocidade para disputar posições em Xangai

“Tive que deixar os outros me passarem para proteger os pneus”, admite inglês; veja as declarações dos 22 pilotos após o GP da China

Jenson Button, da McLaren, em Xangai (Foto: Mark Baker/AP)Jenson Button, da McLaren, em Xangai (Foto: Mark Baker/AP)
McLAREN
Jenson Button:

Sergio Pérez: 11º
Após seu melhor desempenho em 2013, Jenson Button elogiou o trabalho da McLaren, mas lamentou o fato de não ter a velocidade suficiente para lutar por melhores posições no GP da China. Por conta disso, a equipe britânica optou por uma estratégia de duas paradas em Xangai.

“Era o caminho mais rápido para chegar até o fim da prova. Tive de deixar os outros me passarem e proteger os pneus. Se a gente não chegasse até a volta-alvo, nossa corrida seria destruída. Então tive de conter o ritmo quando normalmente lutaria com os outros”, declarou o veterano.
“Não é a forma mais emocionante de competir, mas por isso marcamos dez pontos. Ainda temos muito trabalho para lutar na frente, mas podemos tirar vários pontos positivos deste fim de semana.”
Sergio Pérez, 11º no páreo, reconheceu a falta de ritmo de seu MP4-28. O mexicano disse que tem muito a analisar sobre seu desempenho e aprender com o time.
“Não consegui fluir durante a corrida e estava lutando com o carro. Tive um bom primeiro turno e achei que teria um bom resultado com a estratégia, mas então encontramos o desgaste nos pneus e isso comprometeu meu ritmo”, avaliou o mexicano.
“Ainda não temos um carro veloz, mas foi um fim de semana de aprendizagem útil para o time. Vamos para a próxima corrida com uma ideia mais clara do que podemos fazer exatamente.”
FERRARI
Fernando Alonso:

Felipe Massa:
Fernando Alonso comemorou a vitória em Xangai, mas disse que ainda é muito cedo para definir a Ferrari como uma das candidatas ao título em 2013. O espanhol conquistou sua 31ª carreira neste domingo, tornando-se o quarto maior vencedor da história da F1.
Felipe Massa, sexto no páreo, atribuiu a perda de ritmo na segunda metade do percurso ao desgaste dos pneus Pirelli. O brasileiro caiu para quinta posição no Mundial de Pilotos, duas atrás de Alonso.
LOTUS
Kimi Raikkonen:

Romain Grosjean:
Mesmo vice-líder do campeonato, Kimi Raikkonen se queixou da tática defensiva de Sergio Pérez nas primeiras voltas do GP da China. Na avaliação do finlandês, o choque com o piloto da McLaren contribuiu para o rápido desgaste dos pneus dianteiros do E21.
Romain Grosjean também saiu descontente da corrida em Xangai. O francês acredita que tinha boas chances de terminar entre os cinco primeiros. “Fiz meu máximo, mas não consegui o desempenho que queria e me manter no tráfego contribuiu para isso. Foi bom marcar alguns pontos para o time, mas quero lutar por mais no Bahrein”, disse o francês.
MERCEDES
Lewis Hamilton:

Nico Rosberg: abandonou
Lewis Hamilton comemorou o terceiro lugar no GP da China, mas acredita que o W04 ainda precisa de ajustes para melhorar o desempenho. O inglês, que largou da pole, faturou seu 51º pódio na carreira.
Nico Rosberg, por sua vez, só teve motivos para lamentar. Insatisfeito com o acerto do carro, o alemão desistiu da disputa na 22ª volta, com problemas na suspensão.
“Meu carro saiu muito de frente, o que o tornou difícil de conduzir. Depois do meu segundo pitstop, a sensação piorou e minha roda dianteira ficava exposta ao ar nas curvas. A barra estabilizadora traseira, que influencia no equilíbrio do carro, quebrou, então infelizmente tive de abandonar. É uma pena, tive um início de temporada difícil com dois abandonos”, lastimou o alemão.
Alonso e Hamilton no pódio em Xangai (Foto: Mercedes/Divulgação)
Alonso e Hamilton no pódio em Xangai (Foto: Mercedes/Divulgação)
RED BULL
Sebastian Vettel:

Mark Webber: abandonou
Sebastian Vettel defendeu sua estratégia de iniciar com pneus médios e atribuiu o mau resultado em Xangai – seu pior na temporada – ao tráfego. Ainda líder do campeonato, o alemão também reconheceu que o ritmo de Fernando Alonso era bem superior ao da Red Bull neste domingo.
Mark Webber se limitou a reclamar do toque de Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, na luta pela sexta posição em Xangai. O australiano, que abandonou após o incidente, perderá três posições no grid do GP do Bahrein, em virtude do choque.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo:
Jean-Eric Vergne: 12º
O final de semana em Xangai foi bastante positivo para Daniel Ricciardo, que após um bom classificatório, onde fez tempo para largar da sétima colocação, teve bom desempenho durante a prova e manteve a posição. Para o piloto, a equipe agora ficará mais forte.
“Estou muito feliz por marcar meus primeiros pontos da temporada e confirmar o bom desempenho do classificatório. Depois de ontem eu mantive a calma, sabendo que o verdadeiro trabalho seria hoje. A última vez que larguei tão bem foi um sexto em Bahrein no ano passado, e depois não conseguiu marcar, por isso hoje eu realmente queria mostrar para as pessoas o que eu poderia fazer, por isso é ótimo para mim ter tido uma grande corrida, mas é especialmente bom para a equipe, que trabalhou tão duro para isso. Naturalmente, parar cedo parar para trocar o nariz afetou nossos planos e, no final, a Ferrari de Massa estava cada vez maior na frente! Então, sim, talvez eu poderia ter feito ainda melhor, mas por agora eu vou me contentar com este sétimo lugar.”
Jean Eric-Vergne não teve a mesma sorte de seu companheiro, pois foi tocado por Webber e, após girar na pista, teve que terminar a disputa com um carro danificado. Par ele, a China não foi satisfatória.
“Eu acho que Mark não poderia ter conseguido o que ele tentou, e eu não tenho certeza nem se ele estava tentando me passar. Certamente eu nem sabia que ele estava lá. Infelizmente, o impacto me fez girar. Desde então eu perdi um monte de pressão aerodinâmica. A partir de então não foi uma boa corrida, pois perdi muito tempo e dirigi um carro danificado. Esse não foi um bom fim de semana. Entretanto, como eu disse ontem, o ritmo do carro melhorou no intervalo desde a Malásia, como pode ser visto a partir do que Daniel foi capaz de fazer hoje. Portanto agora estou ansioso para o Bahrein com uma perspectiva positiva”
FORCE INDIA
Paul di Resta:

Adrian Sutil: abandonou
Após um início difícil, Paul di Resta comemorou o oitavo lugar no GP da China, na madrugada deste domingo. O escocês chegou a bater roda com Adrian Sutil no trecho de abertura, mas se recuperou na parte final do percurso e assumiu a liderança do bloco intermediário na classificação de pilotos, com oito pontos contra seis de Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, e do colega de equipe na Force India.
“Somente no terceiro turno, tive pista limpa e o ritmo do carro foi forte. Dei o máximo o tempo inteiro e sabia que, após a última parada, a luta com [Romain] Grosjean e [Nico] Hulkenberg seria apertada. Mas os mecânicos fizeram um trabalho de ponta. Eles mantiveram a calma e me devolveram à pista na frente de ambos”, disse o escocês, que optou por iniciar o páreo com pneus médios.
Adrian Sutil avaliou seu dia em Xangai como frustrante. O alemão abandonou na sexta volta do percurso. “As coisas estavam indo bem nas primeiras voltas quando fui atingido por trás, no último hairpin, quando contornei a curva. Acredito que [Esteban] Gutiérrez perdeu o ponto de freada e não tinha para onde ir à exceção da traseira do meu carro. Minha asa traseira quebrou e não tive outra opção a não ser parar. Foi uma pena não terminar a corrida, pois tinha a chance de marcar pontos”, declarou.
Paul di Resta, da Force India, em Xangai (Foto: Force India/Divulgação)
Paul di Resta, da Force India, em Xangai (Foto: Force India/Divulgação)
SAUBER
Nico Hulkenberg: 10º
Esteban Gutiérrez: abandonou
Nico Hulkenberg  enxerga a prova da China de forma positiva, pois se viu satisfeito com seu desempenho no circuito chinês, onde acabou na decima posição.
“Foi uma corrida com grande misto de emoções. Obviamente foi muito bom estar na frente e lutar com as grandes equipes. Mas, de alguma forma, para o final da corrida, acabei perdendo um pouco de ritmo. Uma vez que você está em primeiro ou segundo, sempre espera mais. Mas de qualquer maneira, foi uma corrida boa. ”
Após perder a pressão aerodinâmica, Esteban Gutiérrez se envolveu em um acidente com Adrian Sutil, em que obrigou ambos pilotos abandonarem a prova. O piloto lamenta o caso, e reconhece sua culpa.
“Primeiro de tudo, eu tive um bom começo, e uma boa primeira volta. Quando o acidente aconteceu,  fomos capazes de manter o ritmo, a fim de ficar com o pelotão da frente. Antes de entrar na reta,  freei  no mesmo lugar onde eu sempre costumo, no entanto, não previ a perda de pressão aerodinâmica. Foi definitivamente minha culpa, e peço desculpas a Sutil e à sua equipe. Não é um bom terminar uma corrida assim, mas tivemos um bom ritmo, e vamos seguir em frente. ”
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 13º
Valtteri Bottas: 14º
Os dois pilotos da Williams fizeram uma corrida discreta neste domingo na China e ficaram longe da zona de pontuação. Pastor Maldonado reclamou do desempenho do carro da equipe e pediu mudanças. “Foi um começo difícil. Perdemos muito tempo com os pneus macios no primeiro stint e não tínhamos ritmo. Não tivemos chance de brigar por nenhuma posição mais à frente e sabemos que estamos longe de onde queremos, mas vamos manter o foco para melhorar”, disse o venezuelano.
Mesmo satisfeito com seu desempenho individual nesta sua terceira corrida na F1, Valtteri Bottas também lamentou a falta de desempenho do carro da equipe inglesa. “Fizemos o máximo para o que tínhamos. Acho que foi minha melhor corrida nesta temporada, mas precisamos encontrar mais ritmo para chegarmos nos times que estão à frente.”
MARUSSIA
Jules Bianchi: 15º
Max Chilton: 17º
Após a prova da China, onde terminou na 15ª colocação, Jules Bianchi admitiu ter encontrado dificuldades, mas afirmou ter sido uma boa prova, e que serviu para compreender mais a dinâmica dos pneus.
“Estou muito feliz por terminar em 15 º hoje, mas foi uma corrida difícil após um stint final tendo que mantendo os pneus. Tive um bom início e segurei a posição por um bom tempo antes de [Charles] Pic  me alcançar. O resultado geral foi bom, e eu acho que nós todos aprendemos mais sobre os pneus hoje. Acredito que demos mais um passo importante para Bahrein.”
Max Chilton encarou seu resultado com otimismo, afirmando que o desempenho na etapa chinesa foi bastante positivo, e que a equipe fez importante progresso.
“Mais uma vez, acho que temos uma boa razão para se concentrar nos aspectos positivos de hoje, como a corrida e o carro foram bons para mim. Eu não tive o melhor começo, mas as coisas melhoraram ao longo da prova,  e isso se refletiu no meu tempo em relação a Van der Garde. O importante foi nosso bom resultado para a equipe, que demonstrou que podemos entender e responder a problemas rapidamente para conseguir o resultado certo.”
CATERHAM
Charles Pic: 16º
Giedo van der Garde: 18º
Charles Pic mostrou ter ficado satisfeito com a corrida. Porém, o piloto francês lamentou a perda de ritmo, onde não conseguiu manter sua colocação dos classificatórios, caindo uma posição na corrida.
“Para mim, foi uma boa corrida. O carro estava bom desde o início, e eu tive um bom começo com os pneus macios, e por dois terços da corrida eu estava muito confortável ocupando a 15ª posição. Infelizmente, na minha terceira parada saí em 16º  e não consegui recuperar. Mas  fomos capazes de manter o ritmo com a Marussia em toda corrida, o que foi muito estimulante”.
Giedo van der Garde, último colocado na prova, lamentou seu baixo desempenho, mas disse se manter otimista para o restante da temporada, para tentar buscar melhores resultados e maiores progressos.
“Essa realmente não foi uma boa corrida para mim. Desde o momento em que os pneus macios começaram a ser usados, eu não consegui encontrar um bom ritmo. Depois de uma boa sexta-feira , o resto do fim de semana foi difícil para mim, mas eu sou uma pessoa muito positiva e isso tudo faz parte da curva de aprendizado. Vamos ver o que podemos aprender a partir daqui e esperar a próxima corrida, onde sei que as coisas vão melhorar. ”
Valtteri Bottas, da Williams, em Xangai (Foto: Greg Baker/AP Photo)
Valtteri Bottas, da Williams, em Xangai (Foto: Greg Baker/AP Photo)

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: