14 de abr. de 2013

De 20 a 400: uma breve história dos carros mais rápidos do mundo


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O maior. O melhor. O mais rápido. O rei do asfalto. Para alguns fabricantes, o título de “o carro de produção mais rápido do mundo” é essencial para sua existência. E pode valer muito mais do que o direito de se gabar. É propaganda, marketing e pedigree, juntos. E agora estamos nesta discussão para saber quem merece este título.

Mas nem sempre foi assim.
Hoje em dia os fabricantes transportam seus carros em trailers especialmente construídos até complexos de testes ultra-secretos, como o Ehra-Lessien da VW, para verificar recordes sob condições estritamente controladas, só com os melhores pilotos profissionais atrás do volante.
Mas antigamente as coisas eram diferentes. Revistas como a Motor e sua rival Autocar dirigiam os carros em pistas de pouso ou autódromos só para ver até onde o velocímetro chegaria. Às vezes, por acaso, eles quebravam recordes.
Vamos dar uma olhada nos recordistas de “carro de produção mais rápido do mundo” ao longo dos anos.

Benz Velo 1894

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Ok, este aqui venceu só por existir, pois foi o primeiro carro produzido em série. Com estonteantes 23,33 km/h de velocidade máxima, já é impressionante que eles não tenham parado com esse negócio de recorde ali mesmo.

Jaguar XK120 1949

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Tem um buraco entre o Benz e o Jaaag, claro, mas o felino britânico foi o primeiro carro a ficar famoso por ser o mais rápido do mundo. A máxima de 200 km/h parece meio fraca hoje, mas impressionou todo mundo na época. E, com 12 mil unidades produzidas, sem dúvida era um carro para as massas.

Iso Rivolta Grifo A3/L 327 1963

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O lendário Mercedes 300SL e um par de Aston Martin ficaram entre este aqui e o Jaguar, mas o Grifo, desenhado por Bizzarin, é tão bonito que eu precisava mostrá-lo. Com um V8 Chevrolet debaixo do capô ele tinha potência o bastante para chegar a 259 km/h. É meio estranho pensar que esta velocidade comum era um recorde há 50 anos.

Porsche 959 1986

Ferrari e Lamborghini revezaram para elevar a marca entre os anos 1960 e 1970 com a Daytona e variações do Miura, respectivamente, mas o Porsche 959 virou a mesa e passou por cima dos dois. Com um conjunto motriz, suspensão, e todo o resto extremamente avançados, a Porsche ficou com a coroa ao rodar a 313 km/h. Ele também começou a tradição de deixar a briga pelo recorde com os halo cars das marcas.

Ferrari F40 1987

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O que, você achou mesmo que Enzo deixaria um Fusca superar a Ferrari? No ano seguinte, a depenada F40 finalmente passou das 200 mph, com sua velocidade máxima de 323 km/h (201 mph). E este ’1′ faz dela especial.

McLaren F1 1993

O Jaguar XJ220 e o Bugatti EB110 tiveram seus momentos de glória, mas em 1993 o McLaren F1 roubou o título e o coração de toda criança que crescia nos anos 90, quando destruiu todos os outros competidores com seus 371 km/h. “Mas não eram 386 km/h?” Bom, como aconteceu recentemente com o Veyron Super Sport, o primeiro número foi aceito como recorde oficial, enquanto o último foi atingido com o limitador de velociade desativado. Mas agora que o limitador está sendo aceito, talvez o pessoal do Guinness queira revisar seus livros de história.

Bugatti Veyron 2005

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A McLaren conseguiu segurar o título por impressionantes 12 anos — sua velocidade era tão alta que poucos fabricantes sequer tentaram chegar perto. Quando a Volkswagen anunciou que pretendia passar dos 400 km/h, porém, não havia motivo para não acreditar. Com tantos recursos financeiros e tecnológicos para se apoiar, o Bugatti Veyron do Grupo Volkswagen conseguiu chegar ao topo com 408,47 km/h, um número muito preciso para um carro muito preciso.
O Veyron original talvez tenha sido o último campeão absoluto dos carros de produção. Desde então, empresas americanas menores como a Hennessey e a SSC tentaram conseguir  um lugar nos livros de história e trocaram de posição com diferentes versões do Veyron, mas está cada vez mais difícil verificar as afirmações e os requisitos que tornam um carro realmente “de produção”.
Vamos só esperar que um dia apareça um novo campeão absoluto.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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