24 de mar. de 2013

Veja um supercarro que (quase) não existiu dar uma volta em Nürburgring


Isdera_imperator_1

A Isdera é uma fabricante de supercarros que passa mais tempo falando sobre construir carros do que construindo-os de fato. É por isso que você certamente nunca viu um, ainda mais andando em Nürburgring como neste vídeo.

Este carro é o Isdera Imperator (é assim que se batiza um supercarro, McLaren). Ele foi criado por Eberhard Schulz, quando a Mercedes o contratou para desenvolver uma versão de produção baseada nos protótipos C111. O resultado foi o CW311, idealizado como um sucessor moderno do 300 SL “Gullwing”, mas por algum motivo a Mercedes decidiu não levar o projeto adiante.
Sendo o detentor dos direitos do projeto, Schulz decidiu produzi-lo por conta própria, fundando a Ingenieurbüro für Styling, Design und Racing. Já rebatizado como Imperator, ele recebeu um V8 Mercedes de 5.5 litros e 395 cv para embalar seus 1.350 kg. O detalhe mais legal, contudo, é seu retrovisor periscópico.
A Isdera produziu apenas 30 unidades do Imperator ao longo de 9 anos: a primeira série foi entre 1984 e 1990, com 17 unidades, e a segunda entre 1991 e 2001, com outras 13 unidades — estas com motores AMG de cinco litros e 410 cv.

O modelo do vídeo foi produzido em 1988 — da primeira série, portanto — originalmente com o motor de 5,6 litros que foi aumentado mais tarde para 6 litros. A fumaça que você vê no carro deve-se a fatores não muito germânicos: um erro na restauração.
No lado do passageiro há uma tomada de ar na caixa de rodas para alimentar o sistema de ar-condicionado,  logo acima do pneu,  que foi reconstruída com excesso de material. Devido ao peso do passageiro e à grande transferência de peso na curva “fuchsröhre” a cerca de 190 km/h, o pneu tocou na tomada de ar e a fumaça resultante do contato entrou pelo sistema de ventilação por um breve período. Depois do vídeo a tomada foi reparada pela Isdera.
Isdera_imperator_4
Apesar de ainda estar ativa, o modelo mais recente produzido pela Isdera foi o Autobahnkurier 116i (foto abaixo), apresentado em 2006 com visual retrô e um motor V16 de 9,9 litros que produz 600 cv para seus 2.220 kg. Mesmo com todo esse peso, o grand tourer com ares dos anos trinta é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 242 km/h.
autobahnkurier5
Isto é… se você encontrar algum.

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: