31 de mar. de 2013

Turismo:Ao lado de Parente, Loeb vence em sua estreia no FIA GT Series

Brasileiros: Cacá e Khodair terminam em 7º, Zonta e Jimenez, em 8º, Stumpf e Ricci, em 9º, e Mascarello e Tozzo, em 17º

McLaren MP4-12C GT3 de Sébastian Loeb e Álvaro Parente, em Nogaro, na França (Foto: FIA GT Series)McLaren MP4-12C GT3 de Sébastian Loeb e Álvaro Parente, em Nogaro, na França (Foto: FIA GT Series)
 
Sébastien Loeb começou bem a nova fase de sua carreira no Gran Turismo e, ao lado de seu companheiro de carro, Álvaro Parente, venceu a corrida de classificação que abriu a rodada de Nogaro do FIA GT Series, a primeira da temporada 2013, neste domingo.

A dupla largou em segundo com seu McLaren MP4-12C e pressionou o Audi R8 de René Rast e Nikolaus Mayr-Melnhof, que largou na pole, durante praticamente toda a prova, mas os adversários se defenderam bem, se aproveitando do traçado francês, que dificulta as ultrapassagens.
Os dois carros dominaram a prova desde o início e protagonizaram toda a briga pela vitória, sem dar chance para os rivais. A liderança para a Sébastien Loeb Racing veio apenas na volta 35, já depois da rodada de pitstops, quando Mayr-Melnhof tentou impedir a manobra de Loeb por dentro no hairpin do circuito francês, errou a freada, e acabou abrindo espaço para que o francês completasse a ultrapassagem.

Com um ritmo melhor do que o adversário da classe Pro-am, o eneacampeão de rali não teve dificuldades para abrir uma boa vantagem nas quatro voltas finais e receber a bandeira quadriculada 5s3 à frente, garantindo os primeiros oito pontos para o seu carro no campeonato e a pole position para a corrida principal da etapa, nesta segunda-feira.
Entre os quatro carros de dupla brasileiras, Allam Khodair e Cacá Bueno foram os que conseguiram o melhor resultado, terminando em sétimo na geral, quinto na classe Pro. Largando da quinta posição, Khodair conseguiu pular para quarto após um toque na curva dois com o Audi #11, que saiu para a caixa de brita. Ele manteve a posição até os pitstops, quando entregou o BMW Z4 #0 para Cacá Bueno.
BMW Z4 do Team Brasil de Cacá Bueno e Allam Khodair, no circuito de Nogaro, na França (Foto: Pro-Photos-Sport)
BMW Z4 do Team Brasil de Cacá Bueno e Allam Khodair, no circuito de Nogaro, na França (Foto: Pro-Photos-Sport)
Depois da parada, a dupla caiu para nono com um problema na bomba de combustível, mas o pentacampeão da Stock Car conseguiu se recuperar para terminar em sétimo, logo à frente do outro carro do time BMW Brasil, de Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez, também da Pro.
Cláudio Ricci e Matheus Stumpf tiveram um bom desempenho com o seu Ford GT do time português Rodrive ficaram na nona colocação na geral e terceiro na Pro Am. O outro carro da equipe, de Felipe Tozzo e Raijan Mascarello, que competem na categoria de gentlemen drivers, cruzou a linha de chegada em 17º, duas voltas atrás.
Essa classe, inclusive, teve como vencedor os ex-goleiro da seleção francesa, Fabien Barthez, que corre com uma Ferrari 458 Italia.
Na prova de classificação do FIA GT Series, apenas os seis primeiros colocados de cada categoria marcam pontos. A corrida serve também para a formação do grid de largada da corrida principal da etapa, que acontece nesta segunda-feira, às 9h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal por assinatura Sportv 2.
Resultado Final – Nogaro (Corrida de Classificação – 10 primeiros):
1º. Sébastien Loeb Racing #9 McLaren MP4-12C (Álvaro Parente/Sébastien Loeb), 39 voltas
2º. Belgian Audi Club Team #12 R8 LMS Ultra (René Rast/Niki Mayr-Meinhof)*, a 5s323
3º. HTP Gravity Charouz #1 Mercedes-Benz SLS AMG GT3 (Maximilian Bukh/Alon Day), a 5s511
4º. Phoenix Racing #5 Audi R8 LMS Ultra (Anthony Kumpen/Enzo Ide), a 25s257
5º. Novadriver #9 Audi R8 LMS Ultra (Carlos Viera/César Campanico)*, a 25s928
6º. Seyffarth #28 Mercedes-Benz SLS AMG GT3 (Jan Seyffarth/Karun Chandhok), a 41s088
7º. BMW Team Brasil #0 Z4 GT3 (Cacá Bueno/Allam Khodair), a 47s646
8º. BMW Team Brasil #21 Z4 GT3 (Sérgio Jimenez/Ricardo Zonta), a 49s278
9º. Rodrive Competições #7 Ford GT (Cláudio Ricci/Matheus Stumpf)*, a 58s852
10º. Sébastien Loeb Racing #10 McLaren MP4-12C (Mike Parisy/Andreas Zübe), a 59s938



17º. Rodrive Competições #8 Ford GT (Felipe Tozzo/Raijan Mascarello)**, a 2 voltas
*Categoria Pro-Am
**Categoria Gentlemen Trophy

Disponível no(a):tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: