8 de mar. de 2013

Kawasaki lança nova geração da Ninja ZX-6R a partir de R$ 49.990

Esportiva ganhou freios ABS como opcional e controle de tração de série. Motor foi aumentado para 636 cilindradas e rende 131 cavalos.

Kawasaki Ninja ZX-6R 636 (Foto: Divulgação)Kawasaki Ninja ZX-6R 636 (Foto: Divulgação)
 
Seguindo a série de lançamentos para o mercado brasileiro, após a chegada da Ninja 300 e Z 800, a Kawasaki apresentou nesta sexta-feira (8), em São Paulo, a nova geração da ZX-6R com motor maior, partindo de R$ 49.990.
A esportiva recebeu diversas alterações, teve o visual revisto e ganhou o inédito controle de tração para a categoria das “600”. O freio ABS também é novidade no modelo, que faz o preço subir a R$ 52.990.

Para incrementar seu funcionamento, o propulsor de quatro cilindros tem agora 636 cilindradas – antes eram 599 cilindradas -, o que fez a potência máxima subir de 128 cv a14.000 rpm, na versão 2012, para 131 cavalos a 13.500 rpm, cifras da ZX-6R 2013. Segundo a empresa, com o advento do Ram air, dispositivo de série que aumenta a entrada de ar no motor, o número chega a 137 cv. Seu torque também foi incrementado e passou de 6,8 kgfm para 7,2 kgfm.
De acordo com a marca japonesa, a nova geração do modelo segue com a montagem na fábrica da Kawasaki, em Manaus. A produção é feita pelo sistema CKD (Complete Knock Down), no qual as motos chegam completamente desmontadas.

O visual da ZX-6R 636 foi atualizado, seguindo linhas similares as de “Ninjinha” e ZX-10R, e ficou mais moderno. As principais alterações ocorreram na dianteira, com nova carenagem e conjunto óptico. A antiga ZX-6R custava R$ 43.990.
Ninja 636 tem cor branca como opção (Foto: Divulgação)Ninja 636 (Foto: Divulgação)
Aumento da cilindrada
Para obter maior volume no propulsor, a Kawasaki aumentou o curso dos quatro pistões, ou seja, seu comprimento ganhou medidas. Segundo a empresa, passou de 42,5 mm para 45,1 mm. A ZX-6R 636 também possui dois modos de potência: o Full, no qual 100% da potência é despejada, e o Low, que restringe a 80% da força total.
Tecnologia
O pacote tecnológico do modelo é grande, mas o destaque fica pela adoção do sistema de controle de tração, como suas irmãs maiores Ninja ZX-10R e Ninja ZX-14R. Este dispositivo evita que a roda traseira derrape e tem três modos de potência, que vai do menos intrusivo ao mais atuante, além de poder ser totalmente desligado.
Já o câmbio de seis marchas possui embreagem deslizante, que evita o travamento das rodas em reduções de marchas muito bruscas.Os freios ABS são oferecidos como opcionais e o peso a seco da ZX-6R 636 é de 192 kg (194 kg com ABS). Além do sistema, a esportiva tem dois discos de freios na dianteira (de 310 mm de diâmetro cada) e um disco na traseira (220 mm).
As suspensões contam com nova geração do "Big Piston Fork" da Showa, uma das principais fabricantes de amortecedores do mundo. Apesar das grandes mudanças visuais e mecânicas, o chassi de perimetral de alumínio foi mantido da versão antiga.
Painel Ninja ZX-6R 636 (Foto: Divulgação)Painel Ninja ZX-6R 636 (Foto: Divulgação)

Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

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