24 de mar. de 2013

F-1:Vettel bate Webber e conquista vitória no GP da Malásia

Alemão sobe ao topo do pódio pela primeira vez em 2013 após vencer intenso duelo com companheiro; Massa é quinto e Alonso abandona

Sebastian Vettel, da Red Bull, em Sepang (Foto: LAT)Sebastian Vettel, da Red Bull, em Sepang (Foto: LAT)

Neste domingo, Sebastian Vettel venceu pela primeira vez na temporada de 2013 ao conquistar sua terceira vitória no GP da Malásia, no circuito de Sepang.

Contudo, o alemão, que partiu da pole position, não teve vida fácil para receber a bandeira quadriculada na primeira posição. Ele teve de superar, na pista, seu companheiro de equipe, Mark Webber, que liderou boa parte da corrida.
A dez voltas para o fim da prova, o tricampeão mundial atacou de maneira feroz o australiano, que se defendeu como pôde. Porém, a ultrapassagem foi inevitável. Lewis Hamilton terminou em terceiro, também após vencer um duelo com seu companheiro de equipe, Nico Rosberg.
Felipe Massa, da Ferrari, completou a prova em quinto, 25s atrás do vencedor. Vencedor do GP da Austrália, Kimi Raikkonen teve uma prova mais apagada, com alguns erros, e terminou em sétimo, atrás de Romain Grosjean. Nico Hulkenberg, Sergio Pérez e Jean-Éric Vergne completaram a zona de pontuação.
Fernando Alonso, um dos principais candidatos à vitória, teve uma curta participação na prova. O espanhol chegou a pular para segundo na largada, ainda com pista molhada, mas tocou em Vettel equebrou o bico de seu carro. Em vez de ir aos boxes para reparar a peça, Alonso decidiu continuar, mas perdeu o controle de seu carro e foi parar na caixa de brita logo na segunda volta.
VOLTA-A-VOLTA
1ª volta: Todos os 22 pilotos iniciaram a prova com pneus intermediários. Na largada, Vettel manteve a ponta, enquanto Alonso pulou para segundo, seguido de Webber, Hamilton, Button e Massa.
2ª volta: Alonso, com a asa dianteira danificada, perde o controle de seu carro na Curva 1 e fica atolado na caixa de brita. Fim de corrida para o piloto espanhol.
3ª volta: Depois de uma intensa disputa, Rosberg ultrapassa Button e assume a quarta posição da prova.
6ª volta: Vettel e Massa são os primeiros a apostar em pneus de pista seca e vão aos boxes para colocar compostos médios. Na volta seguinte, vários outros fazem o mesmo.
Vettel mostrou um pouco de dificuldades em manter o controle de seu carro no asfalto úmido, especialmente no primeiro setor. Por isso, a equipe Red Bull orientou Webber a permanecer com os intermediários.
8ª volta: Hamilton vai aos boxes para trocar pneus, mas comete uma lambança: estaciona sua Mercedes nos boxes da McLaren, equipe que defendeu por seis anos. Depois de perceber seu erro, ele se dirigiu ao local correto.
9ª volta: Webber faz seu pitstop duas voltas depois de Vettel, o que é suficiente para lhe fazer assumir a liderança da prova. O australiano, único dos ponteiros a usar pneus duros (os outros calçam os médios), tem 3s de vantagem para o companheiro de equipe. A Mercedes também se deu bem: Hamilton pulou para terceiro, à frente de Rosberg. Massa é o sétimo.
16ª volta: Posições são mantidas entre os líderes: Webber, de duros, lidera, à frente de Vettel, Hamilton e Rosberg, que, por sua vez, desconta a diferença para o australiano. Lá atrás, Raikkonen supera Pérez e assume o nono lugar.
20ª volta: Mesmo calçando pneus duros (teoricamente mais duráveis que os médios), Webber surpreende ao abrir a segunda rodada de pitstops. Ele coloca a borracha mais macia e retorna em quinto, atrás de Button. Assim, Vettel assume a liderança.
21ª volta: Massa, sétimo, e Grosjean, o nono, fazem seus segundos pitstops. O brasileiro colocou pneus duros e, na estratégia, ganhou a posição de Hulkenberg.
22ª volta: Hamilton, desta vez parando na garagem certa, faz sua segunda troca de pneus, mudando de um jogo de médios por outro. Button e Raikkonen fazem o mesmo.
23ª volta: Vettel e Rosberg fecham a segunda rodada de paradas para os líderes. O tricampeão coloca pneus duros, enquanto o piloto da Mercedes utiliza os médios.
As posições foram mantidas: Webber manteve a liderança, à frente de Vettel, Hamilton e Rosberg. Vettel e Massa são os únicos a calçarem pneus duros no terceiro stint.
26ª volta: Webber perde rendimento e imediatamente vê Vettel crescer em seus retrovisores. As Mercedes também crescem, já que tanto Hamilton quanto Rosberg se aproximam.
Isso faz com que Vettel peça à Red Bull que Webber lhe dê passagem. O time, no entanto, pede paciência ao alemão.
31ª volta: Terceiro stint de Hamiltou dura apenas nove voltas e o inglês faz nova troca de pneus. Webber e Rosberg fazem o mesmo na volta seguinte, enquanto a troca de Vettel acontece na volta 33. Todos usam pneus duros.
Hamilton ganha a posição de Vettel, pulando para segundo. O alemão passa a sofrer a pressão de seu compatriota Rosberg.
35ª volta: Button tem problemas no pitstop da McLaren e perde muitas posições, o que faz Massa subir para quinto.
39º volta: Hamilton perde rendimento e é ultrapassado por Vettel, caindo novamente para terceiro. O inglês também passa a sofrer pressão de seu companheiro de equipe, Rosberg.
42ª volta: Hamilton faz sua quarta e última parada, descartando os pneus duros em favor dos médios. Nas voltas seguintes, Webber, Vettel e Rosberg fazem o mesmo, mantendo as posições de antes.
Ao sair dos boxes, Webber sofre forte ataque de Vettel, mas se defende e permanece na ponta. Um pouco atrás, Hamilton e Rosberg duelam, com o inglês levando vantagem.
46ª volta: Luta incrível entre os dois pilotos da Red Bull. Vettel parte para cima de Webber, que se defende de forma alucinada. Mas não tem jeito: o alemão ultrapassa e reassume a liderança do GP da Malásia.
48ª volta: Massa faz sua quarta parada e volta em oitavo, atrás de Kimi Raikkonen e Sergio Pérez. Com pneus mais novos, o brasileiro leva pouco tempo para despachar os dois concorrentes, subindo para sexto.
51ª volta: Rosberg, mais veloz que Hamilton, pede à Mercedes que o inglês lhe dê passagem. Mas ouve de Ross Brawn, o chefe da equipe, um sonoro “negativo”.
53ª volta: Fazendo bom uso dos pneus novos, Massa emenda sequência de voltas mais rápidas. Ele ultrapassa Grosjean e volta ao quinto lugar.
56ª volta: Vettel vence pela terceira vez o GP da Malásia de F1. Webber cruza em segundo, seguido de Hamilton, Rosberg e Massa. Grosjean, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez e Vergne completam a zona de pontos.
DESTAQUE POSITIVO
Disputas internas. Em tempos de polêmicas sobre favorecimentos a um piloto dentro das equipes, o GP da Malásia foi marcado pelas belas disputas Vettel x Webber e Hamilton x Rosberg, apesar do desespero de Adrian Newey e Ross Brawn.
DESTAQUE NEGATIVO
Force India. Depois de uma corrida brilhante na Austrália, a equipe anglo-indiana teve uma atuação patética, incluindo erros repetidos durante os pitstops, o que acabou com qualquer chance de Adrian Sutil e Paul di Resta lutarem por pontos.
CURIOSIDADE: Alonso não conseguiu escapar da má sorte dos pilotos durante  seus GPs de número 200. Esse foi o segundo abandono do espanhol no GP da Malásia em 12 participações.
Resultado Final – GP da Malásia:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 56 voltas
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 4s2
3º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 12s1
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 12s6
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 25s6
6º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 35s5
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 48s4
8º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 53s0
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1min12s3
10º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1min27s1
11º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1min28s6
12º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
13º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
14º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
15º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
16º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 voltas




Abandonaram:

Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) na volta 53

Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) na volta 51

Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) na volta 45

Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) na volta 27

Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) na volta 22

Fernando Alonso (ESP/Ferrari) na volta 2




Disponível no(a):

Nenhum comentário: