18 de mar. de 2013

F-1:Horner: pane em computador central do RB9 arruinou corrida de Webber

McLaren, em contrapartida, desmente diretor da Red Bull e explica que falha se deu na garagem da equipe austríaca

Mark Webber, da Red Bull, em Melbourne (Foto: Mark Thompson/Getty Images)Mark Webber, da Red Bull, em Melbourne (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
 
Após o desempenho discreto de Mark Webber no GP da Austrália, o chefe da Red Bull, Christian Horner, criticou a McLaren pelas falhas no computador central (ECU) do carro nº 2 durante a largada em Melbourne.

Desenvolvido pela McLaren Electronic Systems (MES), uma das subsidiárias do grupo homônimo, a ECU (sigla em inglês para unidade eletrônica central) serve como um gerenciador padrão na F1 e é responsável pelo mapeamento da rotação do motor e temperatura dos freios, entre outros detalhes.
“Você precisa perguntar à McLaren o porquê da ECU não funcionar. Ele [Webber] ficou cego e sem telemetria. É algo que eles precisam melhorar, pois causou um monte de problemas durante os testes”, disse Horner, em alusão às falhas no computador central em Barcelona.
“Esse problema na ECU também desligou o Kers. Quando conseguimos resetar o sistema, ele havia perdido a largada. [A má atuação] Não teve nada a ver com Mark.”

Após a corrida no Albert Park, a MES desmentiu a alegação de Horner e atribuiu a falha na unidade a um problema eletrônico na garagem da Red Bull. Como parte do programa de transição para o regulamento técnico de 2014, a McLaren introduziu um novo software padrão para a F1 nesta temporada.
“Houve um problema com a telemetria de Webber na garagem durante a volta de apresentação. A ECU no carro estava funcionando. Lamentamos qualquer perturbação causada à preparação de Mark no início da prova e vamos continuar a trabalhar com a equipe para evitar qualquer repetição”, disse o diretor executivo da MES, Peter van Manen, em entrevista à publicação britânica “Autosport”.
“Tem sido um trabalho árduo, que não é perfeito. Não quero ficar na defensiva sobre a eletrônica, mas se você se compromete a fornecer essas coisas, as pessoas querem que elas se apresentem sem falhas”, acrescentou o presidente da McLaren, Martin Whitmarsh, sobre as constantes falhas no computador central dos carros.

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: