15 de mar. de 2013

Duelo de titãs: Ferrari LaFerrari x McLaren P1

Fotos: Divulgação
Duelo de titãs: Ferrari LaFerrari x McLaren P1
Ferrari e McLaren reeditam briga da F1 com as extremas LaFerrari e P1


Ferrari e McLaren são as duas equipes mais vitoriosas da Formula 1. A italiana está desde 1950, primeira temporada da categoria, e é a escuderia que tem o maior número de títulos de pilotos, com 16 deles. Já a britânica estreou na F1 apenas em 1966, mas acumula 12 campeonatos de pilotos. Em comum, são duas marcas que surgiram nas pistas e depois criaram modelos de rua. E foi neste terreno, no Salão de Genebra, que a enorme rivalidade entre Ferrari e McLaren ganhou um novo capítulo.
As duas empresas lançaram simultaneamente novos superesportivos de características bem semelhantes. Com conjunto híbrido e mais de 900 cv de potência, LaFerrari e P1 chamaram enorme atenção no motorshow.

E o evento suíço vai ser mesmo uma das raras chances de chegar perto dos novos bólidos, já que muito dificilmente serão vistos nas ruas. A produção dos dois modelos será extremamente limitada. A Ferrari vai construir 499 unidades de seu novo ícone, enquanto a McLaren pretende produzir apenas 375 exemplares da P1. O preço, obviamente, “ajuda” a impedir que se forme fila nas concessionárias. LaFerrari vai custar o equivalente a R$ 3,3 milhões e o P1, R$ 2,5 milhões.



Esta pequena fortuna retorna na forma de um desempenho avassalador. As duas marcas apostaram em conjuntos híbridos, compostos de um motor a combustão e outro elétrico, com propulsão apenas nas rodas traseiras. A combinação pouco tem a ver com um desejo de ser ecologicamente correto. As duas empresas deixaram claro que o objetivo foi aproveitar o torque instantâneo do motor elétrico para as arrancadas e melhorar o rendimento do propulsor a gasolina em rotações elevadas. Os dois também usam uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades. Ambas recorreram à fibra de carbono como elemento de contrução de chassi e carroceria. Tudo para garantir leveza e resistência em níveis extremos. Nenhuma das duas divulgou o peso total, mas avalia-se que fique em torno dos 1.200 kg.

As maiores diferenças foram, basicamente, na filosofia de motorização. A McLaren foi adepta do downsizing e usou o mesmo V8 3.8 biturbo da MP4-12C, mas melhorado para desenvolver 737 cv e 73,4 kgfm. Já a Ferrari usou a mesma unidade V12 de 6.3 litros aspirado da F12 Berlinetta, mas com 800 cv e 71,3 kgfm. Aliado aos propulsores elétricos, – de 179 cv e 163 cv, respectivamente – os superesportivos atingem 916 cv e 963 cv.



Ambas as marcas foram evasivas em relação aos de desempenho de seus modelos. Anunciaram apenas que os carros fazem de zero a 100 km/h em menos de três segundos, chegam a 200 km/h em menos de sete segundos e superam os 350 km/h. A aceleração até 300 km/h é feita em menos de 15 segundos na Ferrari e em menos de 17 segundos na McLaren. As duas diferem no uso do motor elétrico. A P1 pode se movimentar apenas pelas baterias durante 10 km enquanto a LaFerrari queima gasolina em qualquer situação. Isso se reflete nos índices de emissão de CO2: 200 g/km no inglês e 330 g/km no italiano.

Além da evidente herança da F1, McLaren e Ferrari contam com história no mundo dos carros de rua. A P1 entra para ser a sucessora da McLaren F1 de 1992 que chegou a bater o recorde de velocidade para um carro de produção na época. Já a LaFerrari faz parte de uma limitadíssima linha que aparece a cada década dentro da marca italiana e que já teve integrantes como a F40 de 1987 e a Enzo, a mais recente, de 2002.

Nenhum dos dois modelos foi oficialmente para pistas para tirar a prova de quem é o mais rápido, mas a briga das palavras já começou. A Ferrari avisa que o novo modelo bateu o recorde da pista de Fiorano – o campo de testes próprio da fabricante – e superou a antiga Enzo em expressivos cinco segundos. Já a McLaren garante que a P1 vai fazer a melhor marca do circuito alemão de Nurburgring para um carro de produção em série – posição hoje ocupada pelo Dodge Viper ACR. Números que são fáceis de acreditar ao observar o potencial de cada um.



Ficha técnica


Ferrari LaFerrari

Motor: Gasolina, central, longitudinal, 6.262 cm³, 12 cilindros em V e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico. Auxiliado por um propulsor elétrico alimentado por um conjunto de baterias posicionado no chão do carro.
Transmissão: Câmbio automatizado de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência do motor a combustão: 800 cv a 9 mil rpm.
Torque do motor a combustão: 71,4 kgfm a 6.750 rpm.
Potência do motor elétrico: 163 cv.
Torque do motor elétrico: Não informado.
Potência combinada: 963 cv.
Torque combinado: 91,7 kgfm.
Aceleração 0-100 km/h: Abaixo de 3 segundos.
Velocidade máxima
: Superior a 350 km/h.
Diâmetro e curso: 94,0 mm x 75,2 mm. Taxa de compressão: 13,5:1.
Suspensão: Dianteira do tipo double wishbone e traseira do tipo multilink. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 265/30 R19 na frente e 345/30 R20 atrás.
Freios: A discos ventilados. Oferece ABS e EBD.
Carroceria: Cupê em monobloco, com duas portas e dois lugares. Com 4,70 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,11 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Peso: Não informado.
Produção: Maranello, Itália.
Preço: Equivalente a R$ 3,3 milhões.

McLaren P1

Motor: A gasolina, central, longitudinal, 3.799 cm³, biturbo, oito cilindros em “V”, com quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico. Auxiliado por um propulsor elétrico alimentado por um conjunto de baterias posicionado no junto ao cofre do motor.
Transmissão: Câmbio automatizado de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência do motor a combustão: 737 cv a 7.500 rpm.
Torque do motor a combustão: 73,4 kgfm a 4 mil rpm.
Potência do motor elétrico: 179 cv.
Torque do motor elétrico: Não informado.
Potência combinada: 916 cv.
Torque combinado: 91,7 kgfm.
Aceleração 0-100 km/h: Abaixo de 3 segundos.
Velocidade máxima: Superior a 350 km/h.
Diâmetro e curso: 93,0 mm x 69,9 mm. Taxa de compressão: Não informado.
Suspensão: Dianteira e traseira independentes e eletrônicas com controle de chassi ativo. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 245/35 R19 na frente e 315/30 R20 atrás.
Freios: A discos ventilados. Oferece ABS e EBD.
Carroceria: Cupê em monobloco, com duas portas e dois lugares. Dimensões: não informadas.
Peso: Não informado.
Produção: Woking, Inglaterra.
Preço: Equivalente a R$ 2,5 milhões.










Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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