16 de mar. de 2013

Chuva provoca adiamento do treino oficial do GP da Austrália

Em razão do temporal em Melbourne, sessão que define o grid de largada será realizada às 21h deste sábado

Nico Rosberg em MelbourneNico Rosberg em Melbourne
 
A forte chuva em Melbourne impediu na madrugada deste sábado o progresso do treino classificatório para o GP da Austrália, etapa de abertura do Mundial de F1.
A atividade, que define o grid de largada para a corrida, começou 30 minutos após o horário original, às 17h locais (3h no Brasil), mas não pôde ser concluída em razão de uma chuva torrencial no Albert Park, local onde seria realizado a sessão.

Por conta disso, além da falta de luz natural para a realização do treino, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu adiar a sessão classificatória para as 21h deste sábado (11h do domingo na Austrália). A largada da corrida está marcada para as 3h de domingo (horário de Brasília).
A situação da pista no Albert Park já era ruim no treino livre, que foi realizado à meia-noite do sábado. Horas depois, na primeira fase da sessão classificatória, houve um festival de derrapagens e pequenos acidentes.
Calçado com pneus extremos, Rosberg tomou a dianteira nos minutos iniciais, mas Hamilton, na sua primeira sessão classificatória pela Mercedes, e Massa passaram por contratempos logo nos primeiros metros.
Primeiro, o inglês perdeu a traseira da Mercedes na saída da curva 1 e tocou a seção extrema direita do veículo no muro de proteção. Após ficar com o W04 encalhado na área de escape, Hamilton ainda conseguiu retornar à pista, mas sofreu danos na aleta traseira e preferiu voltar aos boxes.
Minutos depois, Massa bateu forte na saída da curva 11. O carro do brasileiro rodou por quatro vezes após o choque contra o muro de proteção e teve a asa dianteira decepada. Depois da batida, Massa também recolheu o veículo aos boxes da Ferrari.
A sessão procedeu com mais e mais batidas. Pérez sobreviveu a uma rodada na curva 11, enquanto Maldonado e Di Resta passearam na grama. Neste ínterim, o asfalto secou e alguns pilotos resolveram apostar nos pneus intermediários.
Button, o primeiro deles, pulou de 15º para a liderança da tabela com 1min44s688. O restante do pelotão seguiu a tendência e Rosberg saiu vencedor no fim da fase com a marca de 1min43s380. Alonso, Grosjean, Pérez, Webber e Massa completaram a lista dos seis primeiros.
Ainda nos minutos finais do Q1, a chuva voltou com maior intensidade e provocou novos estragos. Charles Pic, da Caterham, espatifou seu CT-03 no muro e perdeu o bico do carro, assim como Esteban Gutiérrez, com o C32-Ferrari da Sauber.  Com o vento atingindo 29,6 km/h e uma umidade de 94%, o controle de prova decidiu adiar o início da segunda fase.

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: