15 de mar. de 2013

F-1-Vettel, líder do dia, elogia consistência da Red Bull em Melbourne

Piloto alemão destaca jornada livre de problemas na Austrália, mas pondera: “Temos de estar cientes de que as condições climáticas podem mudar”

Sebastian Vettel, da Red Bull (Foto: Mark Thompson/Getty Images)Sebastian Vettel, da Red Bull (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
Sebastian Vettel elogiou o comportamento consistente do carro da Red Bull após dominar os dois primeiros treinos livres para o GP da Austrália, no circuito de Melbourne, nesta sexta-feira.

Nas atividades inaugurais da temporada de 2013, o campeão dos últimos três anos comandou a tabela de tempos tanto com pneus médios como com os supermacios, fechando o dia logo à frente de seu companheiro de equipe, Mark Webber. Tal domínio já colocou o piloto alemão como o principal candidato à vitória neste domingo.
Logo após a sessão complementar do dia, Vettel afirmou que sua empolgação não é justificada simplesmente pelos tempos obtidos. “Devo dizer que foi um dia muito bom para nós. Com certeza, uma das coisas a se observar é a tabela de tempos, mas isso não é o mais importante. Claro que é bom saber que estamos em uma boa posição, mas foi um ótimo dia considerando que foi o primeiro da temporada”, comemorou. “Não tivemos nenhum problema, nenhum grande drama, então foi um dia calmo. Continuamos com nossa programação, então estou muito feliz com isso.”

O comportamento dos pneus Pirelli, um dos grandes pontos de interrogação após os testes de inverno, também foi uma boa surpresa para o piloto após sua primeira experiência com a borracha em uma temperatura mais elevada do asfalto, quando os índices beiraram os 40º C.
“Acho que foi melhor do que nos testes. Nós meio que esperávamos isso, porque é um circuito diferente, mas o pneu mais macio [supermacio] com certeza não dura tanto. O médio, no entanto, deverá se mostrar um pneu decente para a corrida. Com relação ao treino classificatório, as ações devem ocorrer com os supermacios.”
Apesar disso, o tricampeão mundial manteve os pés no chão diante da possibilidade de chuva para o restante do fim de semana. “Temos de estar cientes de que as condições [climáticas] podem mudar. Alguns graus fazem uma enorme diferença com esses pneus, então estou feliz com hoje, mas amanhã [sábado] será um outro dia”, ponderou.
Webber, 2º colocado, adota discurso mais contido: “Não sabemos a carga de combustível dos outros”
Mark Webber, que terminou o dia dois décimos de segundo atrás de seu colega de equipe, também gostou do trabalho da Red Bull desta sexta-feira. No entanto, o australiano foi ainda mais cauteloso na avaliação da relação de forças para este início de temporada.
Mark Webber, da Red Bull, em Melbourne (Foto: Rob Griffith/AP)
Mark Webber, da Red Bull, em Melbourne (Foto: Rob Griffith/AP)
“Não estamos nos empolgando muito. Não sabemos o quanto de combustível os outros estavam usando”, considerou. “No geral, não foi um início ruim e ainda temos trabalho a fazer. Teremos boas chances em várias corridas – se essa é uma delas, será fantástico”, encerrou o piloto, que tentará pela primeira vez subir no pódio de sua corrida de casa, já que seu melhor resultado foi um quarto lugar, obtido em 2012.
O terceiro e último treino livre para o GP da Austrália será na madrugada deste sábado, à meia-noite (de Brasília). No mesmo dia, às 3h (de Brasília), os pilotos disputam o treino classificatório, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: