Citroën deixa DS3 ainda mais arrebatador com a versão Cabrio, que pode chegar ao Brasil ainda em 2013
por Michael Figueredo
Auto Press
A Citroën sabe muito bem que o DS3 não
é um carro para todos. Ao menos no Brasil e em outros mercados em
desenvolvimento, o oneroso preço do “funcar” deixa a maioria dos
compradores distantes, por mais que a sedução do design do modelo
insista em convidá-los. E, se o visual já agradava, na Europa, quando o
hatch “tirou o chapéu” tornou-se ainda mais atraente. Apresentado no
Salão de Paris do ano passado, o DS3 Cabrio era questão de tempo, já que
alguns dos principais rivais – Mini Cooper e Fiat 500, por exemplo – já
tinham seus modelos sem capota. Embora o foco do carro não seja o
mercado nacional, por se tratar de um carro de nicho, o “fashion”
conversível tem chance de chegar por aqui ainda em 2013. Porém, os
brasileiros certamente terão de desembolsar uma grande quantia para ter
um DS3 Cabrio na garagem. Enquanto os europeus pagam cerca de 3.500
euros a mais que o modelo “convencional”, a pesada carga tributária do
país pode fazer com que a diferença paga pelo consumidor nacional seja
maior, encarecendo ainda mais os já elevados R$ 79 mil.
O DS3 Cabrio, ao contrário do Mini
Cooper, por exemplo, não ganhou tanto peso ao ficar conversível. São
apenas 25 kg a mais que o hatch, graças ao fato de o teto, totalmente
retrátil, ser de lona. A avantajada área de tecido pode ser rebatida até
a tampa do porta-malas – levando junto o pequeno vidro traseiro. A
Citroën ainda oferece diversas possibilidades de personalização para a
capota. O resultado não complicou a missão do motor. O modelo é equipado
com um propulsor turbo a gasolina de 1.6 litro, capaz de entregar 165
cv, o mesmo que move a versão “normal” vendida no mercado brasileiro.

Por se tratar de um carro conversível,
a Citroën tratou de reunir argumentos que pudessem dar boa
confiabilidade ao DS3 Cabrio. O modelo obteve cinco estrelas nos testes
do Euro NCAP, mesma classificação conquistada pelo hatch. O órgão é
conhecido por utilizar um dos mais altos padrões de exigência para
avaliar a segurança dos carros comercializados na Europa. Segundo os
testes realizados, os ocupantes são mantidos em segurança mesmo em caso
de capotamento.
Como o objetivo do DS3 é criar a
imagem de sofisticação, o modelo é dignamente equipado. Conta com itens
de segurança como ABS com EBD, controles de estabilidade e tração e
airbags frontais, laterais e de cortina, além das luzes diurnas de
posição com leds. O interior do conversível segue o mesmo padrão do
hatch e pode ser personalizado com apliques seguindo a cor externa. O
entretenimento fica por conta do som com rádio/CD/AUX/USB/Bluetooth. O
DS3 Cabrio traz ainda trio elétrico, direção com assistência elétrica e
ar-condicionado automático. Do lado de fora, as rodas de liga leve de 17
polegadas aumentam o visual esportivo do conversível. Para os europeus,
o DS3 Cabrio sai das concessionárias por 26.900 euros, o equivalente a
R$ 70.900. Exatos 3.500 euros – ou R$ 9.200 – além do preço do hatch.

Primeiras impressões
Esportividade despida
por Carlo Valente
InfoMotori/Itália
exclusivo para Auto Press
Valência/Espanha –
Não há lugar melhor que a sempre bela cidade espanhola de Valência para
experimentar o charmoso DS3 Cabrio. A bordo do carro, equipado com o
motor 1.6 litro turbo de 165 cv de potência, a vontade de ligar e partir
é quase incontrolável. Mas não sem antes reparar na excelente montagem
do interior. Os bancos esportivos e o navegador integrado fazem efeito e
dão a impressão de que o carro pertence a uma categoria superior à que
de fato está inserido.
O motor conduz muito bem o carro.
Todas as respostas são imediatas e não há qualquer sinal de hesitação. O
freio também é preciso. Quando a temperatura começa a subir, a decisão
natural é abrir o telhado. O botão de acionamento tem fácil acesso. Fica
próximo ao de ajuste dos retrovisores. O teto retrai por completo e, em
seguida, um novo toque no botão faz com que a janela traseira comece a
descer, mas não completamente como em um conversível “de verdade”. Há
ainda um defletor frontal, ajustável manualmente, para diminuir a
quantidade de ar jogado para dentro da cabine, principalmente na direção
dos passageiros do banco traseiro.
O DS3 Cabrio surpreende pelo bom
isolamento acústico, com o teto fechado, é claro. Entre os pontos
negativos, está o acesso ao porta-malas. Embora seja razoavelmente
grande, tendo em vista o porte do carro, a chegada ao compartimento não é
facilitada pela abertura. Mas a missão do DS3 Cabrio é ser um esportivo
descapotável, e não um mero carro para viajar nos finais de semana
ensolarados. E isso sim ele cumpre com excelência.

Ficha técnica
Citroën DS3 Cabrio
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, com quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 segundos.
Velocidade máxima: 219 km/h.
Torque máximo: 24,5 kgfm entre 1.400 e 4.500 rpm.
Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira
independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores
hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com barra de torção, com
molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra
estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 205/45 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Carroceria:
Conversível em monobloco com duas portas e cinco lugares. Com 3,94
metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,48 m de altura e 2,46 m de
distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina
de série.
Peso: 1.190 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 280 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Poissy, França.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série:
Ar-condicionado automático, vidros e travas elétricas, direção com
assistência elétrica, travamento das portas por controle remoto, rodas
de liga leve de 17 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina,
freios ABS, leds de iluminação diurna, rádio/CD com Bluetooth, apoio de
cabeça central traseiro, alarme perimétrico.



Fonte: Motordream
Disponível no(a): motordream.uol.com.br
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