21 de fev. de 2013

Honda apresenta a nova F6B inspirada na clássica Gold Wing

Fotos: Divulgação
Honda apresenta a nova F6B inspirada na clássica Gold Wing
Nova motocicleta da marca japonesa é destinada ao público jovem

por Michael Figueredo
Auto Press


A constante renovação do público-alvo é uma estratégia importante para qualquer marca, não importa o setor. E a Honda sabe bem disso. A fabricante apresentou, nos Estados Unidos, a F6B, uma versão mais “descolada” da clássica Gold Wing, de olho nos motociclistas mais jovens. Apesar de se tratar de uma nova moto, dizer que a marca reinventou a tourer seria exagero, já que muitos componentes foram mantidos.
Mas com as diferenças, é inegável que a motocicleta redefine a linha de tourings da Honda. O estilo mais despojado adotado pela F6B tem se popularizado nos Estados Unidos. Por lá, é chamado de “bagger” e tem na Harley Davidson Street Glide o principal expoente. Aliás, a faixa de preço das duas – em torno dos US$ 20 mil – as posiciona como rivais no segmento.

Para chegar à F6B, a Honda tirou 28 quilos da Gold Wing. A principal cartada para a redução do peso foi a eliminação do bagageiro traseiro. A F6B conta apenas com os laterais, o que, segundo a fabricante, deixa a condução mais dinâmica. Ainda assim, a moto continua pesada, com 385 kg.  A silhueta longa e baixa, somada ao design, que além do para-brisas mais curto, traz novas linhas e cores – vermelha ou preta, com detalhes em preto fosco e cinza escuro, deixam a F6B com um olhar mais jovem e imponente.


Entre os componentes herdados da antiga Gold Wing, que já acumula quase quarenta anos de estrada, estão a suspensão e os freios. O conjunto de amortecimento é o mesmo, mas precisou passar por uma calibragem para se adaptar à nova distribuição de peso. É formado por um garfo dianteiro de 45 mm de diâmetro, com sistema anti-mergulho e monocross com ajuste manual na pré-carga da mola na parte traseira. A frenagem fica por conta de dois discos flutuantes, ambos com 296 mm, na dianteira, e disco simples de 316 milímetros na traseira. A F6B é equipada com o sistema Dual C-ABS, responsável pela distribuição do freio nas duas rodas.

Para mover a F6B, nenhuma novidade. A Honda manteve o motor boxer de 1.832 cm³, seis cilindros com duas válvulas em cada, injeção eletrônica e com capacidade para gerar 118 cv. O torque é de excelentes 17 kgfm aos 4 mil giros. A motocicleta é equipada ainda com uma quinta marcha, que, de acordo com a Honda, garante menor consumo de combustível

Além de atacar pelo design, a Honda ainda aproveitou a já recheada lista de equipamentos da Gold Wing para ratificar a aposta no público mais jovem. Entre os principais itens de série, destaca-se o sistema de som com rádio e mp3, que ganha conectividade com iPod. Como a F6B perdeu a coluna traseira, os alto-falantes estão apenas na parte frontal. Há também um computador de bordo com informações como hodômetro total e parcial, relógio, temperatura do ar, indicação de abertura do bagageiro e controles de áudio. Na lista de opcionais estão os punhos aquecidos, encosto para o passageiro, para-brisas mais alto e detalhes cromados de acabamento. Ainda não há qualquer previsão da chegada da F6B ao mercado nacional. Mas a Honda do Brasil não descarta trazer o modelo para cá.








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