28 de fev. de 2013

GUIA: o último teste na pré-temporada 2013 da F1


Guia testes 3 barcelona
A terceira e última bateria da pré-temporada 2013 começou na madrugada desta quinta-feira em meio a um temor climático. A previsão do tempo indica chuva para quinta e sexta-feira, o que arremessa às equipes a perspectiva de apenas dois dias de testes sob pista seca durante o fim de semana.

Além disso, com a temperatura baixa, aumentam as chances de encerrar a pré-temporada sem um conhecimento apropriado sobre os pneus 2013 da Pirelli. Desta forma, a 17 dias do GP da Austrália, em Melbourne, o cenário para definir a hierarquia de equipes neste início de ano se torna ainda mais obscuro.
Os últimos ensaios em Barcelona também serão a primeira oportunidade de observar os carros em sua especificação decisiva para a etapa de abertura da F1 no Albert Park. Espera-se que, neste fim de semana, as 11 equipes presentes no grid conduzam testes de classificação e simulação de corrida.
Fique de olho nas prováveis mudanças no pelotão dianteiro. A Red Bull, com Sebastian Vettel e Mark Webber, promete trazer um pacote de atualizações para o RB9. O novo modelo já mostrou ser competitivo durante os oito primeiros dias de teste.
A Ferrari tenta aperfeiçoar a F138, sob a qual o chefe de equipe Stefano Domenicali deposita pouca confiança para a corrida na Oceania, enquanto a McLaren apresentará novas soluções para o instável MP4-28. Na semana passada, Jenson Button admitiu ter problemas para compreender o comportamento do carro.
Em boa fase, a Lotus continuará a desenvolver o conceito do DRS passivo no E21, sob o comando de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean. Já a Mercedes permanece em sua busca por maior pressão aerodinâmica no W04, uma constante reclamação de Lewis Hamilton nos seus primeiros dias na Catalunha.
Os testes em Barcelona prosseguirão até o domingo, 3, sempre das 9h às 17h locais (5h às 13h de Brasília), com intervalo de uma hora para o almoço.
Confira a programação das equipes para os quatro dias de testes em Barcelona

Kimi Raikkonen, da Lotus, durante teste em Barcelona (Josep Lago/AFP Photo)
Kimi Raikkonen com o E21: equipe continuará a desenvolver DRS passivo (Josep Lago/AFP Photo)
Mercado de pilotos: o drama de Razia e a perspectiva de mudança no grid
Se tudo correr bem, o baiano Luiz Razia será o 31º brasileiro na história da F1. A permanência do vice-campeão da GP2 na Marussia, contudo, é obscura.
Quase um mês após o fechamento do acordo, o time anglo-russo ainda não recebeu o pagamento de um dos patrocinadores do baiano. Enquanto não houver uma solução, a perspectiva de Razia treinar no circuito da Catalunha e seguir em Banbury é mínima.
A situação do brasileiro também fica ainda mais complicada com a chegada de fortes concorrentes à sua vaga. Jules Bianchi, que perdeu o assento na Force India para o mais experiente Adrian Sutil, pode pintar como um substituto do baiano. Também na equação, o quase carta-fora-do-baralho Narain Karthikeyan, que segundo a revista alemã “Speedweek”.
Em entrevista à “Folha de São Paulo”, Razia disse que vai tentar resolver a questão nos próximos dias.  Como fardo, entretanto, inicia a temporada 2013 com 500,4 quilômetros percorridos contra 2 069,4 do companheiro de equipe Max Chilton – sem contar a futura milhagem acumulada pelo inglês nos testes desta semana. Para Razia, o futuro parece sombrio.
Previsão de tempo em Barcelona:

Quinta-feira: chuvoso (mín. 9º C, máx. 14º C, umidade em 76%, vento a 40 km/h)
Sexta-feira: chuvoso (mín. 6º C, máx. 13º C, umidade em 63%, vento a 40 km/h)
Sábado: parcialmente nublado (mín. 7º C, máx. 15º C, umidade em 54%, vento a 10 km/h)
Domingo: parcialmente nublado (mín. 7º C, máx. 16º C, umidade em 51%, vento a 10 km/h)
Luiz Razia (Foto: Divulgação)
Luiz Razia: futuro complicado na Marussia (Foto: Divulgação)

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: