6 de fev. de 2013

F-1-Webber vê Red Bull melhor que na pré-temporada de 2012; veja declarações

Confira o que os participantes do segundo dia de testes em Jerez afirmaram sobre o desempenho dos novos carros de suas equipes

Mark Webber, da Red Bull, durante teste em Jerez (Cristina Quicler/AFP Photo)Mark Webber, da Red Bull, durante teste em Jerez (Cristina Quicler/AFP Photo)
 
RED BULL
Mark Webber: 4º (1min19s338)
Apesar do discreto quarto lugar no teste desta quarta-feira em Jerez, Mark Webber não poupou elogios ao modelo RB9 da Red Bull. Na visão do australiano, o arroxeado novo carro da tricampeã de construtores está com um nível de desempenho e confiabilidade melhores que os do mesmo período da pré-temporada passada. “Há menos mudanças no carro, as regras estão mais estáveis, portanto creio que sim [estamos melhores que em 2012]. Nossos trechos longos, para adquirir mais confiança nos componentes do carro, foram bons. No fim, fiquei surpreso com a quantidade de quilômetros que fizemos [101 voltas]. Em termos de consistência, também estou contente. O carro me dá confiança para acelerar e certamente poderemos construir o desenvolvimento a partir disso”, analisou.
LOTUS
Romain Grosjean: 1º (1min18s218)
Líder com sobras no circuito da Andaluzia, Romain Grosjean demonstrou bastante otimismo em relação aos prognósticos da Lotus para 2013, afirmando que o modelo E21 evoluiu quase integralmente no comparativo com seu antecessor. “É um pouco melhor em todas as áreas. Depois de hoje, podemos dizer que o carro possui uma boa base. Eu estava um pouco cauteloso ontem [terça], mas a sensação é melhor que a do ano passado. Ainda trabalharemos mais no carro para melhorar alguns pontos, mas, no geral, para um primeiro treino, estou muito feliz”, exaltou.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 2º (1min19s003)
James Rossiter: 10º (1min21s273)
Mesmo tendo sido o segundo mais veloz do dia, Paul di Resta praticamente ignorou a folha de tempos e preferiu destacar a confiabilidade do Force India VJM06. “Parece ser um carro confiável. Fizemos muitas voltas, estamos dando sequência ao programa e encaixando as peças que precisamos. Este teste não serve para acertar o carro, mas sim explicar o que ele tem a oferecer e adquirir informações para os próximos testes. A sensação foi boa. Estou bem confortável no monoposto e acho que pudemos explorar um bom potencial”, descreveu o escocês, único titular que ainda aguarda a definição de um companheiro de equipe.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 3º (1min19s134)
Após trocar a borracha dura pela macia, e alternar stints curtos de manhã com longos no período vespertino, Daniel Ricciardo encerrou a quarta-feira em Jerez com uma boa terceira colocação e muitos dados coletados para a evolução do novo Toro Rosso. “Mais algumas voltas [completadas] hoje e um cenário um pouco mais claro sobre o STR8. Pelo menos nesta pista, estabelecemos um bom comparativo entre os dois compostos de pneus. Também experimentamos uma série de outros itens e acho que podemos ficar satisfeitos”, celebrou.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 5º (1min19s502)
Repetindo o mesmo discurso dado por outros pilotos, Nico Hulkenberg pontuou que o novo Sauber C32 possui “uma boa base”. “Ele [o carro] precisa de mais desenvolvimento, sabemos disso. [Mas] A essa altura, não vejo isso como um grande problema. Podemos ficar felizes com esses dois dias. O carro teve um desempenho razoavelmente bom e é algo com o qual podemos evoluir”, avaliou o alemão, que está prestes a fazer sua primeira temporada no time suíço.
MERCEDES
Lewis Hamilton: 6º (1min19s519)
O primeiro teste oficial de Lewis Hamilton com a Mercedes não saiu como o inglês esperava. O campeão de 2008 completou apenas 15 voltas e sofreu um acidente, ainda no período matutino, por conta de uma falha nos freios. Mesmo assim, o campeão de 2008 demonstrou otimismo em relação ao W04. “Ainda precisamos melhorar, mas temos uma boa base”, apontou.
Hamilton
McLAREN

Sergio Pérez: 7º (1min19s572)
Outro estreante do dia em Jerez, Sergio Pérez concluiu seus primeiros 81 giros a bordo do novo McLaren. O mexicano aprovou a experiência com um carro de ponta e viu no MP4-28 um bom potencial para lutar pelas primeiras posições ao longo do ano. “A resposta é imediatamente boa. Desde que saí da garagem e dei as primeiras voltas, sabia que este carro teria um bom potencial. Ainda não sei o quão competitivos seremos, mas posso dizer que o carro se comporta muito bem. Acho que estamos na direção certa”, frisou o jovem de 23 anos, que evitou fazer comparações entre seu novo monoposto e o Sauber que guiou no ano passado. “É difícil comparar os carros agora, porque usamos pneus diferentes e Jerez é um tipo diferente de traçado. Mas acho que a aderência mecânica é boa e o McLaren é muito completo aerodinamicamente, portanto estou contente”, encerrou.
FERRARI
Felipe Massa: 8º (1min19s914)
Nesta quarta-feira, Felipe Massa perdeu boa parte da prática nos boxes, acompanhando enquanto os mecânicos da Ferrari faziam modificações aerodinâmicas no F138. Apesar do tempo desperdiçado, o brasileiro minimizou a influência disso em seu resultado final e garantiu que as alterações eram necessárias para o bom desenvolvimento do chassi.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 9º (1min20s693)
Mesmo atrapalhado por um problema de embreagem nesta manhã, Pastor Maldonado destacou o bom trabalho realizado na avaliação dos novos pneus Pirelli, já que a Williams é a única escuderia a usar o carro antigo nos testes de Jerez. “Demos boas voltas nesta tarde, mas ainda há um bom trabalho a ser feito para entendermos os compostos”, resumiu o venezuelano, que não se mostrou preocupado com o lançamento tardio do modelo 2013 de sua equipe. “Estamos confiantes, mas queremos ficar ainda mais confiantes. Com os testes que planejamos fazer aqui, não havia forma melhor de realizá-los do que com o carro antigo, porque confiamos bastante nele e temos muitos dados para comparar. As coisas vão ficar mais claras dessa forma”, defendeu.
CATERHAM
Giedo van der Garde: 11º (1min21s311)
Promovido de reserva a titular da Caterham, Giedo van der Garde teve a oportunidade de comparar o CT03 com o chassi de 2012. Na visão do holandês, o atual modelo possui muito mais estabilidade que seu antecessor. “Tenho que dizer que a frente é bastante forte. No ano passado, eles sofreram com isso, portanto estou muito satisfeito com a forma como o carro aguenta tudo nas curvas de alta velocidade. Hoje, trabalhamos na parte traseira e acho que encontramos algo na parte da tarde. Isso pode ser promissor. Espero que [Charles] Pic possa completar o trabalho amanhã [quinta] e iniciar os próximos passos”. afirmou.
MARUSSIA
Luiz Razia: 12º (1min23s537)

O primeiro trabalho oficial de Luiz Razia como titular da Marussia não saiu como o baiano esperava. Uma falha de motor atrapalhou sua atuação no traçado de 4.428 metros e o deixou em uma distante última posição.
Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: