3 de fev. de 2013

Conheça mais sobre o RB9, modelo da Red Bull para a temporada 2013

Confira fotos e novidades técnicas sobre o carro com qual Sebastian Vettel e Mark Webber vão disputar o campeonato deste ano

Lançamento do Red Bull RB9 (Foto: Christopher Thompson/Getty Images)Lançamento do Red Bull RB9 (Foto: Christopher Thompson/Getty Images)
 
Projetado pelo trio Adrian Newey, Rob Marshall e Peter Prodomou, o RB9, novo carro da Red Bull, é quase idêntico ao antecessor RB8. À primeira vista, as principais diferenças são o predomínio do tom roxo nos defletores laterais e na asa dianteira e o aumento da aparição do logotipo da Infiniti, marca de carros de luxo ligada à Nissan e patrocinadora do time desde 2011.

No restante do chassi, as semelhanças com o RB8 são grandes. Na asa dianteira, a única exceção em relação ao ano passado se deu no desenho do flap superior, com a ponta mais bulbosa do que o antecessor.
A parte frontal se manteve a mesma e Newey resolveu inclinar ainda mais a ponta da estrutura, em contraste com as outras equipes, que recorreram à tampa protetora para esconder o degrau na seção.
Os postes de fixação da asa dianteira sofreram uma leve alteração e parecem ser mais largos em sua região inferior, seguindo a tendência da McLaren.
Os defletores laterais se mostraram mais compactos, ao passo que a parte traseira quase não foi mexida – espera-se que novos desenvolvimentos provavelmente devem ser revelados ao longo da pré-temporada.
Na opinião do diretor técnico Adrian Newey, o fato de o carro ser quase similar ao do ano passado reflete o rígido regulamento imposto às equipes da F1 nos últimos anos.

Antes, com o número ilimitado de testes, permitia-se grandes alterações na virada de um ano para outro. Hoje, o que antes era o grande trunfo do projetista inglês – idealizar soluções inesperadas no início da temporada – tornou-se cada vez mais difícil.
“O que realmente mudou na F1 de dez anos para cá é a taxa de desenvolvimento ao longo do ano. Antigamente, se você apresentava um carro dominante no início da temporada, desde que ele fosse confiável, você iria ganhar o campeonato”, explicou o projetista.
“Isso não acontece mais. Hoje é uma questão de contínuo desenvolvimento. Onde você tem regras estáveis, um novo carro é mais como uma nova evolução para uma outra corrida. Desta vez, no entanto, temos dois meses entre as corridas, em vez de duas semanas.”
O lançamento do RB9 se deu na fábrica da equipe, em Milton Keynes, a 72 km de Londres. Mark Webber será o primeiro a experimentar o novo modelo na próxima terça-feira, em Jerez de la Frontera.
Veja como foi o lançamento do RB9 em Milton Keynes, neste domingo:

Confira uma galeria abaixo com mais fotos do RB9:

Fonte: Tazio
Disponível no(a): tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: