4 de fev. de 2013

Chefe da Mercedes: W04 não é só atualização do carro de 2012; veja o que mudou

Ross Brawn defende que novo carro tem várias inovações, apesar de aparência semelhante à do W03; confira vídeos e galeria de fotos do modelo

Nico Rosberg foi o responsável pelas primeiras voltas da vida do W04 (Divulgação/Mercedes)Nico Rosberg foi o responsável pelas primeiras voltas da vida do W04 (Divulgação/Mercedes)
 
O chefe da Mercedes, Ross Brawn, negou que o modelo W04, lançado nesta segunda-feira pelo time alemão, no circuito de Jerez, seja uma mera atualização do carro de 2012, embora haja bastante semelhança visual entre as duas criações.

Com o veículo do ano passado, a equipe teve um início promissor de campanha, chegando até a vencer o GP da China, com Nico Rosberg, naquela que marcou a primeira vitória da estrela de três pontas na F1 em quase 57 anos. Entretanto, uma série de mudanças na área de aerodinâmica atrapalhou o desenvolvimento ao longo do campeonato, fazendo com que o time perdesse terreno para os rivais e enfrentasse dificuldades até para marcar pontos nas últimas rodadas.
Por isso, segundo Brawn, o time revisou uma série de conceitos aerodinâmicos, que já foram ou devem ser incorporados ao longo da pré-temporada. “Não há dúvidas de que, quando você vê todos os carros novos, revisita alguns conceitos [de modelos anteriores], mas este representou um bom passo à frente em termos de desempenho aerodinâmico. Acho que há várias inovações, mas provavelmente é preciso olhar um pouco mais a fundo para enxergá-las”, declarou.
“Estamos confortáveis com os desenhos e soluções que trouxemos, mas só vamos ver os primeiros sinais [de evolução] nas próximas semanas e, certamente, em Melbourne [GP da Austrália, que abre o calendário, em 14 de março]“, frisou.
Conforme adiantou Brawn, a asa dianteira, apresentada com a mesma configuração da versão final do W03, terá seu desenho alterado ao longo dos testes, além de receber uma outra atualização para a etapa de abertura. Junto a isso, a escuderia estuda a adoção do sistema do DRS duplo passivo, criado pela Lotus no segundo semestre do ano passado.
O conceito é inspirado na asa móvel dupla que a própria Mercedes criou no início de 2012, mas acabou proibida pelo regulamento deste ano, por ter seu funcionamento considerad0 ativo pela direção de provas (ou seja, baseado em movimentos não inerentes àqueles que o carro deve exercer de forma básica na pista).
Veja uma galeria de fotos e confira as novidades do W04:


Embora a Mercedes tenha adotado o famoso painel de proteção ao degrau do bico do W04, o novo modelo ainda apresenta uma saliência na parte da frente, com as duas extremidades sobressalentes, tal qual seu antecessor. Ao mesmo tempo, a ponta do bico também ficou mais larga.
Os espelhos retrovisores foram reposicionados, sendo trazidos mais para cima e para o centro do chassi, enquanto duas pequenas entradas de ar para resfriamento do câmbio e Kers, à frente do cockpit e atrás do santantônio, não existem mais. Aliás, a entrada de ar acima da cabeça do piloto também sofreu remodelações, ganhando um formado mais largo e ovalado.
Nas laterais, o W04 recebeu três “barbatanas” logo antes das entradas de ar dos radiadores, em solução bem parecida com a que a Ferrari experimentou no fim da última temporada. O sidepods agoram contam com duas e não mais uma aleta vertical na parte superior, e suas extremidades estão mais bojudas, formando um quase imperceptível “L” em cada uma das extremidades.
Segundo Ross Brawn, a parte mais trabalhada do novo carro foi a traseira, em objetivo de refinar o funcionamento aerodinâmico do veículo. Os escapamentos preservaram o efeito Coanda, ao qual a equipe já havia aderido em meadoas de 2012, porém com alterações, visando a resolver os problemas de superaquecimento dos pneus. Por conta da mudança nas regras, a asa móvel deixou de ter os dutos do DRS duplo e passou a funcionar em um sistema mais convencional.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Chassi: monocoque moldado em fibra de carbono
Motor: Mercedes FO 108F de 2,4 litros, V8 90° naturalmente aspirado
Combustível: Petronas
Câmbio: semi-automático de sete velocidades e ativação hidráulica
Peso: 640 kg (com o piloto)
Rodas: BBS
Suspensão dianteira: push-rod
Suspensão traseira: pull-rod
Confira os vídeos com as primeiras voltas dadas por Nico Rosberg e Lewis Hamilton, em Jerez, a bordo do W04:
Lewis Hamilton Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: