6 de jan. de 2013

Os segredos do Karussell (Nürburgring Nordschleife)

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Você vê este monte de placas de concreto no chão e já sabe de qual curva se trata – mesmo que o autódromo ao qual ela pertença possua 73 delas espalhadas ao longo de 20,8 km. Karussell, o terror das suspensões dos monopostos, não poderia casar melhor com o Porsche 911 Carrera RSR 3.0 (1974-1977), o terror dos carros de turismo. Aqui, vamos descobrir um pouquinho mais destes dois – com direito a vídeo onboard deste monstrinho aí em destaque, no inferno verde!


[ Clique aqui para ampliar a foto! ]
O Carrera RSR era uma versão exclusiva de pista, ainda mais larga e potente que o RS – que já tinha motor preparado e de curso ampliado, freios derivados do Porsche 917, amortecedores ajustáveis, body kit para comportar as rodas alargadas e o famoso aerofólio traseiro rabo de pato. Faça as contas do RSR: 335 cv a 8.000 rpm, 900 quilos, entre-eixos de apenas 2,29 m e velocidade máxima próxima aos 300 km/h. Para arrematar, motor pendurado lá na traseira e diferencial autoblocante.
O resultado? O Carrera RSR era uma faca de dois gumes: rápido como um relâmpago em trechos sinuosos, rápido como um relâmpago para você perder a sua traseira nas entradas de curva e freadas em descida. Imagine então o que é pilotar este carro em Nürburgring Nordschleife, a maior montanha-russa de todos os autódromos. Ou melhor, simplesmente assista ao vídeo abaixo: é exatamente o carro e a disputa da foto em destaque, pilotado por Wolfgang Pohl. O onboard começa após o primeiro minuto. Aumente (bem) o som!

Pilotos de Porsche até a década de 1990 necessariamente são mestres do controle do acelerador: não pode tirar o pé rápido demais, senão a traseira escapa com a inércia do eixo traseiro. Não pode acelerar muito rápido, senão a frente fica leve e espalha. Se você fizer tudo direito, dificilmente alguém vai estar à sua frente. O Karussell aparece aos 6:08 do vídeo. Em resumo, trata-se de um grampo de 270 graus que faz a ligação entre um trecho de altíssima velocidade (de Bergwerk a Klostertal) e um longo trecho de média velocidade, com topografia bastante dramática e desafiadora (Hohe Acht a Galgenkopf).
Esta curva não faria muita diferença em uma volta rápida, considerando sua baixa velocidade de contorno e a extensão da pista. Mas o Karussell tem características únicas que fazem um piloto perder ou ganhar mais tempo do que o normal: a frenagem se dá em um trecho sinuoso, sua entrada é cega e apresenta forte depressão, ela é forrada de placas de concreto (originalmente feitas para drenagem de chuva) e sua saída arremessa o carro para cima. Veja que o rival de Pohl decide não judiar da suspensão de seu 911 RSR e vai por cima, evitando as valetas. Compare a distância entre eles na entrada e na saída…


Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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