6 de jan. de 2013

Este é o som do motor de um BMW sem melhorias eletrônicas

bme135

A tecnologia é ótima para os carros. Agora temos carros melhores, mais potentes e mais seguros. Mas uma das desvantagens da tecnologia nos automóveis é seu efeito nos sons dos motores. Cabines mais isoladas e o aumento da utilização de turbos e outras melhorias tecnológicas fazem com que fique cada vez mais difícil ouvir o som dos motores modernos. E, para piorar, consumidores e jornalistas andam reclamando quando um motor tem som “mecânico demais”.

Então os fabricantes tentaram resolver este problema (mais ou menos) encontrando maneiras de canalizar o som do motor para dentro do carro. Vários carros novos usam algum método para aumentar o som que invade a cabine – Lexus LFA, Mustang GT, Golf GTi e vários BMW, incluindo o M5, são alguns deles.
Um dos membros do fórum 1Addicts descobriu que seu M135i novo também usa um simulador sonoro, que toca um som de motor (gravado) pelo sistema de áudio do carro. Ele encontrou uma maneira de desligá-lo e isso é o que ele conta:
Mas aquele ronco grave e baixo do seis-cilindros, que se tornava um urro selvagem em altas rotações. Em vez disso, só se ouve um seis-cilindros turbo engasgado, e o som mais alto é o da válvula de alívio. Não é legal e o carro perde seu ruído característico. Dá para perceber dos 2.500 rpm para cima. Mas não há motivo para desconectar o simulador, porque isso desliga todo o sistema de áudio do carro. Fiz só para testar.
O membro do fórum foi bacana conosco e nos deixou jugar nós mesmos. O vídeo de cima mostra o sistema desconectado, e o debaixo traz o sistema funcionando normalmente.
Agora dá para entender porque a BMW faz isso, mas para nós é meio triste que os bávaros (e todos os outros) precisem melhorar o som dos motores de um jeito tão artificial. Não deveria ser assim. O que vocês, leitores, acham de tudo isso?
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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