9 de set. de 2012

F-1-Sobrou na turma por Rafael Lopes

Lewis Hamilton no pódio em Monza

Parecia que seria uma corrida equilibrada, mas Lewis Hamilton tratou de acabar com estas expectativas logo na largada do GP da Itália. Pole position, o inglês da McLaren resistiu bem à pressão inicial de Felipe Massa, se manteve na ponta na primeira volta e, com um carro muito rápido e bem-acertado, conseguiu estabelecer uma confortável vantagem para os adversários.
Trabalho mesmo apenas na hora de ultrapassar Sergio Pérez, que parou mais tarde que os rivais e lucrou com a estratégia diferente. O mexicano da Sauber chegou em segundo, na melhor apresentação em sua curta carreira na Fórmula 1. Foi o terceiro pódio do “Ligeirinho” em 2012. Foi uma vitória mais do que merecida para Hamilton, que encarou uma semana conturbada após algumas polêmicas e o acidente da largada do GP da Bélgica. Ele conseguiu tirar 25 pontos da vantagem de Fernando Alonso, líder do campeonato, nos últimos três GPs e assumiu a segunda posição do Mundial de Pilotos. O piloto da McLaren, que ainda negocia a renovação com a equipe inglesa e pode ir para a Mercedes em 2013, está se firmando como o principal rival do espanhol na luta pelo título deste ano. Mas é importante que o campeão de 2008 mantenha sua cabeça no lugar. Ele precisa pontuar bem até o fim do campeonato, não pode mais errar.
Fernando Alonso no pódio em Monza

Para a Ferrari, um ótimo pódio para Fernando Alonso em terceiro e uma boa quarta posição para Felipe Massa em casa. E quanto ao jogo de equipe, liberado pelo regulamento, diga-se de passagem, não vi problemas. O que fazer quando um de seus pilotos disputa o título está atrás do outro que tem quase um quarto dos pontos do companheiro? É lógico que tem de abrir passagem. O campeonato já está se decidindo e qualquer ponto perdido nesta altura pode fazer a diferença. A Fórmula 1 é um esporte coletivo, em que as equipes são representadas por dois pilotos. Massa fez certo ao deixar Alonso passar. E o resto é chororô. Massa sofreu com o desgaste dos pneus traseiros em sua Ferrari durante os dois trechos da corrida, tanto com os pneus médios quanto com os duros. Alonso experimentou o mesmo problema. Mas o brasileiro fez uma ótima corrida, e chegaria ao pódio em condições normais, o que é algo bem animador. Ele não andava desta forma há algum tempo, apesar da evolução nos últimos GPs. Neste fim de semana, em Monza, Massa teve um desempenho consistente ao longo dos três dias: foi rápido na sexta, no sábado e no domingo. Diria, inclusive, que suas chances de renovação com a Ferrari cresceram bastante após o bom resultado na casa da equipe.
Alonso x Vettel em 2011 e 2012

Outro momento polêmico da prova foi a disputa entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso, logo após a primeira rodada de pit stops. O alemão jogou o espanhol na grama na velocíssima Curva Grande e o piloto da Ferrari reclamou bastante do rival da RBR, que acabou sendo punido com um drive through, uma passagem pelos boxes. A manobra foi bem semelhante à de Alonso no ano passado, que também colocou Vettel na grama. A diferença é que, em 2011, o espanhol deixou um pouco mais de espaço e o alemão só colocou duas rodas fora da pista, completando a ultrapassagem. Neste ano, o espanhol saiu com as quatro, e não bateu por sorte. Foi um risco desnecessário, sem dúvidas. É claro que existe politicagem e falta de critério nas punições aplicadas pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Mas neste caso, a pena foi justa. Voltando a falar do campeonato, o quinto lugar de Kimi Raikkonen em Monza após uma corrida discreta, o deixou em terceiro no campeonato, a apenas um ponto do vice-líder Hamilton. Quem andou bem também na Itália foram os carros da Mercedes: Michael Schumacher foi o sexto e Nico Rosberg, o sétimo. Mas a equipe alemã ainda está longe de ameaçar McLaren e Ferrari. A decepção foi a RBR: Vettel e Mark Webber abandonaram pelo mesmo problema: uma falha no alternador do motor Renault, a mesma que tirou o alemão da corrida em Valência, há algumas provas. Pode ser um golpe fatal nas chances de título da equipe austríaca.
Sebastian Vettel abandona em Monza

Faltou falar de Bruno Senna, que fez uma bela corrida em Monza. O brasileiro foi espremido na entrada da Variante della Roggia por Paul di Resta no início da corrida, teve de ir para a área de escape e sua corrida quase acabou. Mas o piloto da Williams foi valente, fez boas ultrapassagens e ainda acabou premiado com um pontinho, obtido ao superar Daniel Ricciardo, da STR, na Parabolica, após um problema no carro do australiano. De quebra, chegou pela sétima vez na zona de pontuação, mais uma vez à frente do companheiro, o venezuelano Pastor Maldonado. Bruno ganhou elogios da equipe e moral para a fase final do campeonato. Após duas belas corridas em Spa-Francorchamps e Monza e o fim da temporada europeia, o próximo compromisso da Fórmula 1 é na Ásia, nas ruas e na noite de Cingapura. Duelo entre Alonso e Hamilton à vista?
Bruno Senna em Monza

Fonte: voandobaixo
Disponível no(a): http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: