Pilotos avaliam os resultados do treino classificatório para o GP de Cingapura, que será disputado neste domingo no circuito de Marina Bay
Kimi Raikkonen, da Lotus, em Cingapura (Glenn Dunbar/LAT Photographic)
LOTUS
Romain Grosjean: 8º (1min47s788)
Kimi Raikkonen: 12º (1min48s261)
Participando de seu primeiro classificatório após a suspensão cumprida na Itália, Romain Grosjean não se mostrou totalmente satisfeito com o oitavo lugar, apesar de sentir que tem um carro competitivo. “O resultado não foi tão bom quanto queríamos, mas esta é uma pista difícil e estamos sofrendo para encontrar aderência durante todo o fim de semana. Portanto, foi até bom ter ido ao Q3″, comentou. “Na minha última volta, acabei passando um pouco do ponto e perdi um bom tempo. Fiquei muito perto do muro, mas acho que não cheguei a bater. O carro parecia bom, mas isso não se refletiu no tempo de volta”, explicou.
Quatro posições atrás do francês, Kimi Raikkonen acredita que poderia ter conquistado um resultado melhor do que o 12º lugar. “O carro estava bem melhor do que na sexta-feira. Fomos rápidos com pneus usados, mas, por alguma razão, sofremos para encontrar aderência com os novos na segunda fase. É claro que 12º não é o que queríamos. Não temos velocidade para desafiar os líderes, mas com certeza podemos ser mais rápidos do que isso”, considerou.
McLAREN
Lewis Hamilton: 1º (1min46s362)
Jenson Button: 4º (1min46s939)
Pole position com folga para o GP de Cingapura, Lewis Hamilton enalteceu a volta que obteve no Q3. “Queríamos mostrar o que poderíamos produzir perante os outros, mas Sebastian estava incrivelmente rápido na maioria das sessões. Ele não mostrou isso no fim, mas, de qualquer forma, estou muito, muito feliz por ter conseguido fazer aquela grande volta”, comemorou o inglês, que espera iniciar a corrida com um forte ritmo. “Temos que abrir vantagem logo no começo e seguir com a estratégia que programamos, mas também estar preparados para o caso de ela não funcionar.”
Partindo três posições atrás, Jenson Button não compartilhou da empolgação de seu companheiro de equipe. “Não me senti confortável com o carro e tive dificuldades para cuidar dos pneus durante a volta. Espero que o equilíbrio esteja melhor na corrida”, afirmou o campeão de 2009. “Largar em quarto te permite esperar lutar pela vitória, mas eu não tinha ritmo no treino. Espero que seja melhor na corrida.”
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 2º (1min46s804)
Bruno Senna: 22º (sem tempo)
No treino em Cingapura, Pastor Maldonado mais uma vez mostrou sua velocidade e surpreendeu ao colocar a Williams na primeira fila. “Estou realmente ansioso para a corrida porque ontem mostramos um ritmo muito bom e consistente. Acho que será uma boa prova para nós desta vez”, disse.
Já Bruno Senna teve, mais uma vez, um dia difícil. O piloto sofreu um acidente logo no início do Q2, ficou em 17º, mas largará cinco posições atrás por trocar seu câmbio. “A batida danificou menos do que ontem [sexta-feira], mas a classificação foi para o ‘beleléu’”, lamentou.
RED BULL
Sebastian Vettel: 3º (1min46s905)
Mark Webber: 7º (1min47s475)
Favorito à conquista da pole depois de dominar todos os treinos livres, Sebastian Vettel se mostrou desapontado com a terceira colocação. “Não sei o que aconteceu, para ser sincero. Eu tinha velocidade, mas não consegui evoluir”, admitiu.
A decepção também rondou o outro lado da garagem da Red Bull, já que Mark Webber era outro a esperar algo além do sétimo posto. “Foi uma sessão complicada e, a cada volta, o carro parecia um pouco diferente. Não tínhamos a mesma aderência traseira das práticas anteriores e estava difícil encontrar equilíbrio com os pneus supermacios, que geralmente te dão um bom balanço. É frustrante ficar em sétimo, mas a corrida será longa e temos uma chance de conquistar algo a partir daí”, ponderou.

FERRARI
Fernando Alonso: 5º (1min47s216)
Felipe Massa: 13º (1min48s344)
Fora da briga pela pole position neste sábado, o líder do campeonato, Fernando Alonso, reconheceu a superioridade de McLaren e as dificuldades para achar um bom ritmo com o carro da Ferrari, mas acredita que pode lutar pelo pódio.
Felipe Massa sequer conseguiu lutar para estar entre os dez primeiros e reclamou do desgaste excessivo dos pneus na pista cingapuriana. Contudo, o brasileiro disse confiar na capacidade de fazer uma corrida de recuperação como na Bélgica, quando largou em 14º e terminou em quinto.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 6º (1min47s241)
Nico Hulkenberg: 11º (1min47s975)
Paul di Resta repetiu em Cingapura o sexto lugar no grid alcançado na Itália, sua melhor posição de largada na F1. O escocês relatou ter conseguido encaixar sua melhor volta de todo o fim de semana na fase decisiva da classificação. “Eu estava contente com o acerto do carro na sexta, mas sofri durante o último treino livre e parecia ter perdido o caminho. Assim, voltamos ao básico e reconstruímos nossa velocidade até chegar ao tempo que obtivemos no Q3. Na verdade, foi minha melhor volta em todo o fim de semana. Portanto, estamos em uma posição forte para a corrida espero que possamos marcar bons pontos”, elogiou.
Ao contrário do companheiro, Nico Hulkenberg ficou a uma posição de passar para a parte final do treino e encerrou os trabalhos com a sensação de que podia estar acima da 11ª posição. “Tínhamos um carro capaz de ir ao Q3, então me sinto decepcionado por perder [a chance de ficar entre] os dez primeiros. Simplesmente não consegui encontrar um bom ritmo na segunda fase, cometi alguns pequenos erros e minha volta não foi boa o suficiente para avançar. Agora tenho que focar em dar o máximo na corrida e fazer o que for possível com a estratégia”, lamentou.
MERCEDES
Michael Schumacher: 9º (sem tempo)
Nico Rosberg: 10º (sem tempo)
Discreta, a Mercedes conseguiu colocar seus dois carros na fase final do treino classificatório para o GP de Cingapura. Contudo, os dois pilotos não foram à pista no Q3 e ficaram em nono e décimo. “Estou razoavelmente satisfeito com o resultado, considerando o que vimos até agora”, avaliou Michael Schumacher. “Decidimos abdicar de participar do treino em prol de podermos escolher os pneus para a corrida”, contou o heptacampeão.
Nico Rosberg, largando uma posição atrás, elogiou o conjunto da Mercedes. “Nosso pacote de evoluções está trabalhando bem neste fim de semana. Depois de não participar do Q3, tenho mais oportunidades para a corrida”, aposta o alemão.
SAUBER
Sergio Pérez: 14º (1min48s505)
Kamui Kobayashi: 17º (1min49s933)
O resultado do treino classificatório foi decepcionante para Sergio Pérez. Depois de subir no pódio no GP da Itália, o mexicano ficou longe da disputa por uma vaga no Q3. Tal falta de competitividade foi atribuída a um conjunto de novidades da Sauber que não funcionou. “O principal problema foi que não fizemos nosso novo pacote trabalhar direito. Isso nos surpreende, já que todas as nossas evoluções se mostraram válidas até agora”, lamentou. “Nos falta pressão aerodinâmica. Tentamos de tudo, mas não deu certo.”
O treino foi ainda pior para Kamui Kobayashi, que foi eliminado logo no Q1. Ele ganhou uma posição graças à punição a Bruno Senna e parte em 17º. “Tentamos de tudo, mas não conseguimos evitar a tendência do carro em sair de traseira”, descreveu o desesperançoso piloto. “Levando em conta a maneira que o carro está, não vejo como posso me recuperar na corrida. Mas não vou desistir.”

TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 15º (1min48s774)
Jean-Éric Vergne: 16º (1min48s849)
Depois de figurar entre os dez primeiros colocados no primeira fase do classificatório, Daniel Ricciardo imaginava ter condições de encerrar o dia mais bem colocado do que em 15º. “Eu fiquei mais feliz com minha melhor volta do Q1 do que em minha melhor do Q2 e esperava ficar um pouco mais à frente, talvez superando as duas Saubers. Mas este resultado não é ruim e eu diria que estamos progredindo”, analisou.
Correndo pela primeira vez em Cingapura, Jean-Éric Vergne demonstrou contentamento com seu resultado neste sábado, depois de terminar a apenas um décimo do companheiro de Toro Rosso. “Para minha primeira vez aqui, sinto que posso ficar satisfeito. Desde [o acidente em] Monza eu tenho que lidar com um pouco de dor no pescoço, mas administrei bem a situação e pude enfrentar todas as zebras altas e ondulações desta pista. Para mim, terminar a só um décimo de meu colega de time, que já correu aqui antes, é motivo para ficar contente com meu desempenho”, enalteceu.
CATERHAM
Vitaly Petrov: 19º (1min50s846)
Heikki Kovalainen: 20º (1min51s137)
Superando seu companheiro de equipe pela quarta vez nesta temporada, Vitaly Petrov dedicou seu 19º lugar ao seu pai, aniversariante do dia. “Este é o meu presente a ele”, homenageou o russo, que chegou a bater no terceiro treino livre. “Os rapazes fizeram um trabalho fantastic para recuperar o carro, que ficou pronto 15 minutos antes do Q1.”
Heikki Kovalainen se queixou do comportamento de seu carro. “Tenho tido dificuldades para achar um equilíbrio decente em todas sessões, e isso me afetou”, disse o finlandês. “Apesar disso, é uma corrida onde tudo pode acontecer, então espero ter um domingo melhor.”

MARUSSIA
Timo Glock: 21º (1min51s370)
Charles Pic: 22º (1min51s762)
O ritmo parecia promissor nos treinos livres, mas a Marussia não conseguiu superar os pilotos da Caterham na classificação. Ainda assim, Timo Glock acredita que esta é uma meta alcançável para o domingo. “Ficamos apenas alguns décimos de segundo atrás, então precisamos tentar pressionar a Caterham. Espero que possamos fazer algo melhor para a equipe amanhã [domingo]”, traçou.
Charles Pic, por sua vez, considerou justa a incomum punição que sofreu neste fim de semana. “Gostaria de dizer que concordo completamente com ela. Foi um erro de minha parte e usarei essa experiência com sabedoria.”
HRT
Narain Karthikeyan: 23º (1min52s372)
Pedro de la Rosa: 24º (1min53s355)
À frente do companheiro de equipe pela segunda vez no ano, Narain Karthikeyan era só alegria após o treino. “Acho que, no momento, estou guiando muito bem. Estou muito confortável dentro da equipe – eles me ajudam muito e eu me sinto em casa. Quando o ambiente está assim, é fácil andar bem”, celebrou o indiano. “A corrida será difícil, mas lutaremos para conquistar o melhor resultado possível”.
Sabendo que perderia cinco posições no grid por ter trocado de câmbio, Pedro de la Rosa se mostrou conformado por ter que largar do fim do grid. “Apesar de já saber que seria o último, tentei completar uma volta rápida. Mas não era para ser”, afirmou o veterano espanhol. “Temos de correr de forma inteligente, sem sobrecarregar os freios e administrando os pneus bem. Daremos o nosso melhor.”
Romain Grosjean: 8º (1min47s788)
Kimi Raikkonen: 12º (1min48s261)
Participando de seu primeiro classificatório após a suspensão cumprida na Itália, Romain Grosjean não se mostrou totalmente satisfeito com o oitavo lugar, apesar de sentir que tem um carro competitivo. “O resultado não foi tão bom quanto queríamos, mas esta é uma pista difícil e estamos sofrendo para encontrar aderência durante todo o fim de semana. Portanto, foi até bom ter ido ao Q3″, comentou. “Na minha última volta, acabei passando um pouco do ponto e perdi um bom tempo. Fiquei muito perto do muro, mas acho que não cheguei a bater. O carro parecia bom, mas isso não se refletiu no tempo de volta”, explicou.
Quatro posições atrás do francês, Kimi Raikkonen acredita que poderia ter conquistado um resultado melhor do que o 12º lugar. “O carro estava bem melhor do que na sexta-feira. Fomos rápidos com pneus usados, mas, por alguma razão, sofremos para encontrar aderência com os novos na segunda fase. É claro que 12º não é o que queríamos. Não temos velocidade para desafiar os líderes, mas com certeza podemos ser mais rápidos do que isso”, considerou.
McLAREN
Lewis Hamilton: 1º (1min46s362)
Jenson Button: 4º (1min46s939)
Pole position com folga para o GP de Cingapura, Lewis Hamilton enalteceu a volta que obteve no Q3. “Queríamos mostrar o que poderíamos produzir perante os outros, mas Sebastian estava incrivelmente rápido na maioria das sessões. Ele não mostrou isso no fim, mas, de qualquer forma, estou muito, muito feliz por ter conseguido fazer aquela grande volta”, comemorou o inglês, que espera iniciar a corrida com um forte ritmo. “Temos que abrir vantagem logo no começo e seguir com a estratégia que programamos, mas também estar preparados para o caso de ela não funcionar.”
Partindo três posições atrás, Jenson Button não compartilhou da empolgação de seu companheiro de equipe. “Não me senti confortável com o carro e tive dificuldades para cuidar dos pneus durante a volta. Espero que o equilíbrio esteja melhor na corrida”, afirmou o campeão de 2009. “Largar em quarto te permite esperar lutar pela vitória, mas eu não tinha ritmo no treino. Espero que seja melhor na corrida.”
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 2º (1min46s804)
Bruno Senna: 22º (sem tempo)
No treino em Cingapura, Pastor Maldonado mais uma vez mostrou sua velocidade e surpreendeu ao colocar a Williams na primeira fila. “Estou realmente ansioso para a corrida porque ontem mostramos um ritmo muito bom e consistente. Acho que será uma boa prova para nós desta vez”, disse.
Já Bruno Senna teve, mais uma vez, um dia difícil. O piloto sofreu um acidente logo no início do Q2, ficou em 17º, mas largará cinco posições atrás por trocar seu câmbio. “A batida danificou menos do que ontem [sexta-feira], mas a classificação foi para o ‘beleléu’”, lamentou.
RED BULL
Sebastian Vettel: 3º (1min46s905)
Mark Webber: 7º (1min47s475)
Favorito à conquista da pole depois de dominar todos os treinos livres, Sebastian Vettel se mostrou desapontado com a terceira colocação. “Não sei o que aconteceu, para ser sincero. Eu tinha velocidade, mas não consegui evoluir”, admitiu.
A decepção também rondou o outro lado da garagem da Red Bull, já que Mark Webber era outro a esperar algo além do sétimo posto. “Foi uma sessão complicada e, a cada volta, o carro parecia um pouco diferente. Não tínhamos a mesma aderência traseira das práticas anteriores e estava difícil encontrar equilíbrio com os pneus supermacios, que geralmente te dão um bom balanço. É frustrante ficar em sétimo, mas a corrida será longa e temos uma chance de conquistar algo a partir daí”, ponderou.

FERRARI
Fernando Alonso: 5º (1min47s216)
Felipe Massa: 13º (1min48s344)
Fora da briga pela pole position neste sábado, o líder do campeonato, Fernando Alonso, reconheceu a superioridade de McLaren e as dificuldades para achar um bom ritmo com o carro da Ferrari, mas acredita que pode lutar pelo pódio.
Felipe Massa sequer conseguiu lutar para estar entre os dez primeiros e reclamou do desgaste excessivo dos pneus na pista cingapuriana. Contudo, o brasileiro disse confiar na capacidade de fazer uma corrida de recuperação como na Bélgica, quando largou em 14º e terminou em quinto.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 6º (1min47s241)
Nico Hulkenberg: 11º (1min47s975)
Paul di Resta repetiu em Cingapura o sexto lugar no grid alcançado na Itália, sua melhor posição de largada na F1. O escocês relatou ter conseguido encaixar sua melhor volta de todo o fim de semana na fase decisiva da classificação. “Eu estava contente com o acerto do carro na sexta, mas sofri durante o último treino livre e parecia ter perdido o caminho. Assim, voltamos ao básico e reconstruímos nossa velocidade até chegar ao tempo que obtivemos no Q3. Na verdade, foi minha melhor volta em todo o fim de semana. Portanto, estamos em uma posição forte para a corrida espero que possamos marcar bons pontos”, elogiou.
Ao contrário do companheiro, Nico Hulkenberg ficou a uma posição de passar para a parte final do treino e encerrou os trabalhos com a sensação de que podia estar acima da 11ª posição. “Tínhamos um carro capaz de ir ao Q3, então me sinto decepcionado por perder [a chance de ficar entre] os dez primeiros. Simplesmente não consegui encontrar um bom ritmo na segunda fase, cometi alguns pequenos erros e minha volta não foi boa o suficiente para avançar. Agora tenho que focar em dar o máximo na corrida e fazer o que for possível com a estratégia”, lamentou.
MERCEDES
Michael Schumacher: 9º (sem tempo)
Nico Rosberg: 10º (sem tempo)
Discreta, a Mercedes conseguiu colocar seus dois carros na fase final do treino classificatório para o GP de Cingapura. Contudo, os dois pilotos não foram à pista no Q3 e ficaram em nono e décimo. “Estou razoavelmente satisfeito com o resultado, considerando o que vimos até agora”, avaliou Michael Schumacher. “Decidimos abdicar de participar do treino em prol de podermos escolher os pneus para a corrida”, contou o heptacampeão.
Nico Rosberg, largando uma posição atrás, elogiou o conjunto da Mercedes. “Nosso pacote de evoluções está trabalhando bem neste fim de semana. Depois de não participar do Q3, tenho mais oportunidades para a corrida”, aposta o alemão.
SAUBER
Sergio Pérez: 14º (1min48s505)
Kamui Kobayashi: 17º (1min49s933)
O resultado do treino classificatório foi decepcionante para Sergio Pérez. Depois de subir no pódio no GP da Itália, o mexicano ficou longe da disputa por uma vaga no Q3. Tal falta de competitividade foi atribuída a um conjunto de novidades da Sauber que não funcionou. “O principal problema foi que não fizemos nosso novo pacote trabalhar direito. Isso nos surpreende, já que todas as nossas evoluções se mostraram válidas até agora”, lamentou. “Nos falta pressão aerodinâmica. Tentamos de tudo, mas não deu certo.”
O treino foi ainda pior para Kamui Kobayashi, que foi eliminado logo no Q1. Ele ganhou uma posição graças à punição a Bruno Senna e parte em 17º. “Tentamos de tudo, mas não conseguimos evitar a tendência do carro em sair de traseira”, descreveu o desesperançoso piloto. “Levando em conta a maneira que o carro está, não vejo como posso me recuperar na corrida. Mas não vou desistir.”

TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 15º (1min48s774)
Jean-Éric Vergne: 16º (1min48s849)
Depois de figurar entre os dez primeiros colocados no primeira fase do classificatório, Daniel Ricciardo imaginava ter condições de encerrar o dia mais bem colocado do que em 15º. “Eu fiquei mais feliz com minha melhor volta do Q1 do que em minha melhor do Q2 e esperava ficar um pouco mais à frente, talvez superando as duas Saubers. Mas este resultado não é ruim e eu diria que estamos progredindo”, analisou.
Correndo pela primeira vez em Cingapura, Jean-Éric Vergne demonstrou contentamento com seu resultado neste sábado, depois de terminar a apenas um décimo do companheiro de Toro Rosso. “Para minha primeira vez aqui, sinto que posso ficar satisfeito. Desde [o acidente em] Monza eu tenho que lidar com um pouco de dor no pescoço, mas administrei bem a situação e pude enfrentar todas as zebras altas e ondulações desta pista. Para mim, terminar a só um décimo de meu colega de time, que já correu aqui antes, é motivo para ficar contente com meu desempenho”, enalteceu.
CATERHAM
Vitaly Petrov: 19º (1min50s846)
Heikki Kovalainen: 20º (1min51s137)
Superando seu companheiro de equipe pela quarta vez nesta temporada, Vitaly Petrov dedicou seu 19º lugar ao seu pai, aniversariante do dia. “Este é o meu presente a ele”, homenageou o russo, que chegou a bater no terceiro treino livre. “Os rapazes fizeram um trabalho fantastic para recuperar o carro, que ficou pronto 15 minutos antes do Q1.”
Heikki Kovalainen se queixou do comportamento de seu carro. “Tenho tido dificuldades para achar um equilíbrio decente em todas sessões, e isso me afetou”, disse o finlandês. “Apesar disso, é uma corrida onde tudo pode acontecer, então espero ter um domingo melhor.”

MARUSSIA
Timo Glock: 21º (1min51s370)
Charles Pic: 22º (1min51s762)
O ritmo parecia promissor nos treinos livres, mas a Marussia não conseguiu superar os pilotos da Caterham na classificação. Ainda assim, Timo Glock acredita que esta é uma meta alcançável para o domingo. “Ficamos apenas alguns décimos de segundo atrás, então precisamos tentar pressionar a Caterham. Espero que possamos fazer algo melhor para a equipe amanhã [domingo]”, traçou.
Charles Pic, por sua vez, considerou justa a incomum punição que sofreu neste fim de semana. “Gostaria de dizer que concordo completamente com ela. Foi um erro de minha parte e usarei essa experiência com sabedoria.”
HRT
Narain Karthikeyan: 23º (1min52s372)
Pedro de la Rosa: 24º (1min53s355)
À frente do companheiro de equipe pela segunda vez no ano, Narain Karthikeyan era só alegria após o treino. “Acho que, no momento, estou guiando muito bem. Estou muito confortável dentro da equipe – eles me ajudam muito e eu me sinto em casa. Quando o ambiente está assim, é fácil andar bem”, celebrou o indiano. “A corrida será difícil, mas lutaremos para conquistar o melhor resultado possível”.
Sabendo que perderia cinco posições no grid por ter trocado de câmbio, Pedro de la Rosa se mostrou conformado por ter que largar do fim do grid. “Apesar de já saber que seria o último, tentei completar uma volta rápida. Mas não era para ser”, afirmou o veterano espanhol. “Temos de correr de forma inteligente, sem sobrecarregar os freios e administrando os pneus bem. Daremos o nosso melhor.”
Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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